COVID-19: Portugal poderá chegar aos 23 mil novos casos na próxima semana
Portugal atravessa um momento muito delicado por causa da pandemia. Os números atuais são muito preocupantes e as projeções para a próxima semana apontam para um cenário negro.
De acordo com o Instituto Ricardo Jorge, na próxima semana Portugal poderá chegar aos 23 mil casos e ter mais de mil internados em Unidades de Cuidados Intensivos.
COVID-19: A 9 de fevereiro Portugal pode ter 1.029 nos cuidados intensivos
De acordo com o último relatório “Nowcast/Forecasting” do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a que a Renascença teve acesso, estima-se que a 9 de fevereiro o número de internamentos COVID-19 em unidades de cuidados intensivos supere os mil internados.
No documento pode ler-se que...
Tendo em consideração a tendência observada na prevalência de doentes COVID-19 hospitalizados em UCI, projecta-se que no dia 2021-02-09 o número de doentes COVID-19 hospitalizados em UCI seja 1.029
Uma das variáveis que é usada para perceber o “grau” da pandemia por COVID-19 num determinado país é a variável R (ou mais concretamente o R(t), face a um período de tempo). Atualmente o R(t) nas diversas regiões do país é:
- 1,13 na região Norte (média de 4245 novos casos por dia)
- 1,12 na região Centro (média de 2427 novos casos por dia)
- 1,15 na região LVT (média de 5269 novos casos por dia)
- 1,08 na região Alentejo (média de 592 novos casos por dia)
- 1,09 na região Algarve (média de 392 novos casos por dia).
- 0,83 na região Autónoma dos Açores (média de 35 novos casos por dia).
- 1,1 na região Autónoma da Madeira (média de 72 novos casos por dia).
Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer hoje uma declaração ao país pelas 20h00. O INSA publica semanalmente um relatório sobre a curva epidémica e os parâmetros de transmissibilidade da COVID-19. Esse relatório está disponível aqui.
Podem também acompanhar todos os dados da pandemia aqui.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Selfies & Costa o melhor de Portugal…..
O duo dinamico Marselfie & Golpista gabavam-se “O milagre Portugues do CCP virus!” ex para outras nacoes!
O melhor de Portugal são os portugueses. Esses são só mais dois. Era preciso estes dois dizerem o que quer que seja ? Quem é que ainda não sabe quais são as regras ? Se nesta altura ainda houver quem não saiba, então o problema é outro.
….mas foram uma grande maioria dos ditos portugueses que os colocaram lá….
A questão é que é da natureza humana abusar da liberdade. Dás um dedo, querem logo um braço. Um governo a sério teria mantido, e até aumentado as restrições no Natal. E foram aconselhados por todo o tipo de especialistas a fazê-lo. E o que fizeram? Aligeirar tudo no natal. E porquê? Puro eleitoralismo. Um preço que se paga caro agora. Não pagam eles (os políticos) porque não são eles que morrem nos hospitais.
Absolutamente de acordo.
E diga-me uma coisa, acha que teria feito diferença as proibições no Natal e Ano Novo? Estamos em confinamento total e ainda ontem foram dar com um café aberto em Camarate e uma festa ilegal com 50 jovens na pontinha.
Que mais é preciso ser dito e feito para que a população perceba que tem de ficar em casa.
Ter 4 mil casos diários como tinhas antes do natal é igual a teres 14 mil como tens agora ?
Pois é. É curioso que nos países onde as coisas correram e correm mal, como o Brasil e os EUA, a culpa é do Trump e do Bolsonaro, única e exclusivamente. Em Portugal é culpa do povo… do governo é que não. O Trump já saiu de cena, o Bolsonaro vai a seguir, quero ver quem são os próximos bodes expiatórios para todos os males do planeta. No meio disto tudo, a China safou-se disto tudo com uma pinta desmarcada, e ainda ganharam uma fortuna a vender coisas avariadas e defeituosas, bem como material hospitalar que lhes tinha sido doado. É o “negócio da China”.
Vai sempre haver culpa dos dois lados numa situação destas. Agora não se pode dizer que a atitude dos 2 estarolas não seja no mínimo reprovável. Mais o Bolsonaro, o Trump era um bocado bronco a falar mas quando viu que a situação era seria autorizou as medidas necessárias (apesar de que andar imenso tempo a lutar com varias recomendações daquele que deve ser o maior entendido no assunto e não insistir pelo menos no distanciamento físico nos seus comícios não eram grandes exemplos mas enfim, fez por controlar as coisas), agora o Bolsonaro querer á força que os governadores dos estados ignorassem o que se estava a passar e se tudo passasse normalmente. Ao ponto de termos 7 milhões de testes feitos o que corresponde a cerca de 70% da população, enquanto no Brasil tens cerca de 28M de testes nos 300M de pessoas o que não corresponde nem a 10% (não é bem assim porque várias pessoas fizeram vários testes mas só para comparação). Portanto assim boa parte da culpa tem.
Quanto ao país, online está sempre tudo farto de ler as notícias e mais não sei quê, eu vou ler as notícias, é festas com 50 pessoas, bares abertos ilegalmente, festas swing… Aparentemente o pessoal quer que as notícias sobre o covid continuem
No Natal o governo deu uma abébia aos portugueses e depois veio queixar-se de os portugueses terem aproveitado a dita.
Os portugueses aproveitaram a abébia dada pelo governo e agora queixam-se de o governo lhes ter dado a dita!
São todos culpados, com o detalhe de o governo ter sido eleito para governar e ter de tomar decisões difíceis quando necessário. Não o fez com a ajuda de todos os partidos. São todos uns populistas sem os t*****s no sítio.
É claro que é do povo. Quem é que tem de cumprir regras ? E já agora devias procurar saber porque é que a China se safou muito melhor: exatamente porque o povo é disciplinado e se não o for é obrigado a ser. E alem do mais, só corre mal no Brasil e EUA ??
Não falo em safar-se, no sentido de livrar-se do vírus, mas livrar-se da culpa que tiveram em espalhar esta porcaria. O chinês não é disciplinado, simplesmente vive num regime ditatorial que pode fazer o que quiser.
Aqui também virou um canal das trevas. todo dia fala desse COVID_19. eSTÃO GANHANDO PARA ISSO TAMBÉM? Passo muuitos dias sem vir aqui e ao vir ver se algo mudou, vejo a mesma coisa COVID, COVID, COVID. parece uma funerária. Não deveria ser como no início – um canal voltado à tecnologia? Até mais. Daqui a uns 25 dias, darei uma olhada, a ver se algo mudou por aqui.
Achas que a situação atual é negligenciável a ponto de não ser falada onde quer que seja ? A não ser que estejas em um outro lugar do sistema solar…
Estamos a cumprir e fazer cumprir a constituição. Viva o voto… agora não há quem a pare.
A este ritmo é certo que, daqui a 10 dias estaremos, pelo menos, no ranking 22 do mundo (actualmente 26) no total de casos, o que para um país com 10 milhões de pessoas é dizer muito.
Testes rápidos para todos e apanham esses assintomáticos que andam por aí a espalhar o vírus sem saber num instante, nem confinamento é preciso.
Como apanharam no Jesus?
Em setembro de 2020 um estudo apontava para os 20 000 casos em Portugal. Vale a pena ver os comentários aqui no pplware..
https://pplware.sapo.pt/informacao/covid-19-portugal-podera-chegar-aos-20-mil-casos-diarios-em-dezembro/amp/
Se os laboratórios baixarem o numero de ciclos de ampliação os falsos positivos diminuem. Conforme recomendação da OMS.
Digam lá agora que este vírus é uma tanga… Saiam de casa, infetem-se, e quando chegarem ao hospital, lembrem-se da maravilhosa festa que tiveram.
Negacionistas… Aprendam, sff
O virus nao e tanga, tanga e o que a comunicacao social esta a dramatizar com o numero de mortos baixissimo e anda a fazer teatro com isso.