Inversor solar é a mais recente aposta energética da Tesla
Sabemos que Elon Musk não se poupa para estar sempre na vanguarda. Então, espelho disso são as constantes inovações associadas à Tesla, incluindo a mais recente: um inversor solar próprio.
Esta novidade é compatível, tanto em painéis solares convencionais, como em telhados solares e pode ser controlada através de uma app da Tesla.
Inversor solar próprio
Conforme sabemos, um inversor solar é um equipamento que transforma a energia do Sol em energia efetivamente utilizável. Ou seja, os painéis solares geram energia em corrente contínua e o inversor solar transforma-a em corrente alternada. Por sua vez, esta é aquela que utilizamos em casa, por exemplo.
Assim sendo, a Tesla projetou o inversor solar para 3,8 kW e 7,8 kW, de modo a responder às diferentes necessidades de energia dos proprietários. Da mesma forma e pela mesma razão, a Tesla havia já projetado vários tamanhos para o seu sistema de painéis solares.
Então, usando a tecnologia do Powerwall 2, o inversor solar trabalhará em conjunto com outros sistemas da Tesla. Ou seja, através da Ethernet, será estabelecida uma ligação entre a rede Wi-Fi e as atualizações Over-the-Air da empresa.
Para a criação deste inversor solar, fundiram a experiência da Tesla em eletrónica com características de segurança e um processo de instalação simples. Aliás, este novo inversor solar é compatível, quer com painéis solares convencionais, quer com telhados solares.
Posteriormente, os proprietários poder-se-ão registar na aplicação da Tesla e gerir o sistema solar, bem como controlar o consumo de energia.
Toda a casa alimentada com equipamentos da Tesla
A Tesla está no mercado da energia sustentável desde 2016, após ter adquirido a SolarCity. Agora, este novo equipamento é a promessa para completar o sistema solar doméstico da Tesla. Ou seja, os proprietários que assim o quiserem, poderão ter uma instalação solar assinada unicamente pela Tesla.
De forma bastante favorável, a Tesla tem disponível formatos de aluguer ou subscrição de equipamentos. Assim, os proprietários conseguem os produtos a preços mais baixos, bem como um período de teste, podendo perceber se se encaixam nas necessidades de cada casa.
Aliás, o facto do equipamento estar ligado via Wi-Fi e consequentemente à aplicação poderá ser uma mais valia quando, no futuro, o sistema for alvo de atualizações.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Telhados solares?? Boa, onde é que eles andam? Apesar de anunciados pela TESLA, ainda não estão disponíveis, pelo menos em Portugal. Aparece no site, mas só isso.
Falta dizer que ainda não é tão eficiente como as soluções que já existem no mercado.
Mas é mais um player importante.
O problema são as burocracias dos europeus que não permitem a instalação deste equipamento. No caso de portugal somos obrigados a vender à edp, não permitindo o armazenamento, quando este sistema permite a dualidade, ou seja produzir e armazenar para autoconsumo e abastecer da rede quando necessário. Em portugal temos empresas que começaram a explorar este segmento, mas atendendo às camaradagens politicas são forçados a parar. Estamos a falar em I&D que está a ser desperdiçado, que certamente irá ser aproveitado por outros paises.
É mais BURROcracias que outra coisa!
Sermos autosuficientes não dá dinheiro ao estado e à EDP.
Tem de se atualizar, a legislação já não diz o que indica
Isso não é verdade. O armazenamento já é permitido há algum tempo.
Inversor ou regulador de carga?
Quando chegarem a portugal, vamos ser obrigados a oferecer a energia à edp e os impostos devem ser brutais, enfim, poderia ser uma brutal ajuda para o mun do, mas o mundo aproveita a vantagem para se avantajar dessa vantagem.
isto é muito bonito mas até estar disponível em Portugal (se é que estará) vão passar anos!
Não entendo em que difere de outras marcas como a Huawei ou Solax, e o que traz de original ou diferenciador, mas venham mais players para o mercado para ver se os preços baixam e a tecnologia evolui.