Bicicleta com filtro para purificar o ar dos sítios por onde pedala
Se as viagens de bicicleta já eram o expoente da mobilidade sustentável, uma estudante de design conseguiu tornar o meio ainda mais ecológico.
Então, de forma bem simples, mas astuta, colocar o filtro numa das rodas da sua bicicleta, poderá purificar o ar por onde passa.
Andar de bicicleta e ser (ainda mais) sustentável
A opção de mobilidade mais sustentável, se descartarmos o caminhar, é, claro, a bicicleta. Movimenta-se através de esforço físico e não liberta quaisquer partículas poluentes.
No entanto, sendo que o mundo pula e avança, uma estudante inglesa de design, Kristen Tapping, decidiu juntar um purificador de ar, feito em quatro camadas, a uma roda de bicicleta. Desta forma, os ciclistas serão capazes de limpar o ar de qualquer sítio por onde passam.
Conforme divulgado, o filtro de nome Rolloe poderia purificar mais de um quarto de milhão de metros cúbicos de ar, se 10% dos ciclistas de Londres o instalassem na roda dianteira.
Filtrar o ar sujo e expelir o limpo
Partindo do princípio que pedalar uma bicicleta cria energia cinética, apenas era necessário perceber de que forma poderia canalizar o ar sujo de um lado e expelir o limpo para outro. Tendo em conta que os sistemas de filtragem convencionais já utilizam ventiladores e turbinas para a passagem do ar através de filtros, desenvolver o projeto não foi difícil.
Então, a estudante instalou um filtro de quatro camadas de carvão ativado, HEPA lavável e esponja luffa, para limpar partículas e gases nocivos. Além disso, fez questão de tornar a substituição dos filtros num processo simples e sustentável.
Através de uma pickup ou serviço de correios, os filtros usados são enviados de volta à Rolloe para lavagem, enquanto os filtros limpos são trocados.
Explicou a designer.
Aliás, Kristen quer que seja possível premiar os utilizadores do filtro, através de créditos em estabelecimentos, por exemplo. Além disso, o filtro Rolleo pode ser adquirido a granel através de moldagem e recorrendo a uma impressora 3D. No final, os filtros podem ser reciclados.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
É uma boa ideia mas o pessoal so vai aderir se tiver incentivos para tal (£, € ou vales de desconto) porque senao nao passa de um gadget que vai criar mais lixo plastico.
Mas alguém acredita que uma bicicleta possa purificar o ar ? Mais uma brilhante ideia dos fundamentalistas do ambiente.
Não sendo fundamentalista de coisa nenhuma, também fiquei com essa ideia!
É como limpar os oceanos com um garfo ou algo similar!
Só quis acentuar a ideia de como qualquer fundamentalismo é ridículo. A tua analogia com a limpeza dos oceanos é muito boa.
É para aqueles que acreditam que a terra é plana, tem mais efeito a proibição na circulação de carros antigos nas cidades do que 10000 bicicletas a circular todo o dia
Ventos laterais!
Uma ideia interessante para os sistemas de bicicletas partilhadas.
Instalar isto em todos os carros já poderia ter algum resultado prático, agora nas bicicletas é só parvo…
Mais útil seria meter filtros redundantes (tipo HEPA ou outros considerados mais apropriados) à séria e com monitorização permanente (que não possa ser modificado malignamente sem evidências) por parte das autoridades marítimas internacionais nos barcos, nas saídas dos fumos dos barcos tanto de mercadorias como comerciais.
Aqui sim, faria uma ENORME diferença, já que uma enorme quantidade (mais de 20 mil barcos) usam o pior combustível possível e imaginário para tornar as viagens economicamente viáveis… mas com um custo terrível para o ambiente já que apenas 3 barcos desses poluem tanto como todos os veículos automóveis movidos a combustíveis fósseis do planeta a funcionar em simultâneo… agora multipliquem essa poluição toda pelos tais 20 mil barcos.