Apple quer carregadores de energia com Nitreto de Gálio
A Apple está a desenvolver novos carregadores de energia baseados na tecnologia de nitreto de gálio. Esta evolução irá permitir que os carregadores sejam mais compactos e mais leves.
Este passo poderá trazer à ideia o regresso dos carregadores às caixas do iPhone. Mas será que a Apple vai dar este passo atrás?
Novos carregadores Apple, agora em Nitreto de Gálio
Em 2021, a Navitas Semiconductor deverá receber pedidos da Apple para soluções de carregamento rápido baseadas em nitreto de gálio ou tecnologia “GaN”.
Segundo um relatório, a TSMC, parceira de fabrico de chips da Apple, fornecerá adaptadores GaN como parte de uma parceria existente.
Esta notícia sugere que a Apple está a planear versões GaN das suas fontes de alimentação USB-C, permitindo que sejam menores e mais leves, mais eficientes em termos de energia e menos propensas a superaquecer, como acontece atualmente com os seus carregadores, que são baseados em silício.
Nos últimos anos, muitos outros fabricantes, como Anker e Belkin, introduziram carregadores GaN. Não está claro se os primeiros carregadores GaN da Apple estarão prontos este ano.
A Navitas é a empresa criadora do GaNFast, uma solução de nitreto de gálio encontrada em alguns dos carregadores rápidos mais populares do mundo. O GaNFast foi adotado por várias marcas, como Aukey, Dell, Lenovo e Xiaomi.
Conforme é do conhecimento geral, a Apple não inclui mais as fontes de alimentação na caixa com os modelos de iPhone e Apple Watch que vende. Contudo, continua a vender vários carregadores, incluindo opções de 5W e 12W e 20W, 30W, 61W USB-A e a opção 96W USB-C.
Este artigo tem mais de um ano
Não é por isso que eles vão incluir carregadores, aliás, os carregadores com essa tecnologia ainda são mais caros, e todos sabemos que a Apple quer retirar cada cêntimo que possa.
O mais certo é inicialmente vender esses carregadores como premium ao lado dos que já dispõem.
Portateis usam carregador ….
Abc
Isto significa então que um banal carregador vai começar a custar á volta de 100€, certo?
Só por acaso tinha reparado a uns meses no site da Xiaomi a existência de carregadores com essa tech (neste caso o de 65W). Fiquei impressionado, pouco maior que o carregador do meu Mi10 e dá para laptops, nice!
Agora… 2021 e ainda apostar em Usb-A? Cammon Apple… Até parece que precisam de poupar tostões.
Apple ja não usa usbA ha anos, alias foi a primeira empresa do mercado a usar usb C.
Apple primeira a usar USB-C????
A Leeco/ LETV manda abraços à Apple….
https://youtu.be/9fsT2zL6E_I
O macbook foi lancado em 2015 com usbC, foi a primeira aparicao do usb C no mercado e sim foi a Apple e nao essa chinesada manhosa.
Deixar as drogas, não???
https://newsroom.intel.com/editorials/usb-type-c-history/
Apple ja não usa usbA ha anos???
iPhone 12 foi o primeiro iPhone sem carregador Usb-A e isso foi nem há 3 meses.
IPhone 11 Pro aqui e veio com usbC. Andas mal informado ou nunca mexeste num iphone
iPhone 11 vem com carregador USB A. Basta possuir um para saber
Toni basta ires ao site da apple para ver que o iphone 11 pro traz usbC 18W charger. So dizes disparates porque queres, basta ires ao site e ler.
Hidelberto basta ir ao site da apple para ver que o iphone 11 já nem tras carregador, basta ires ao site e ler. Foi alterado depois do lancamento do iPhone 12. Mas quando foi lancado vinha com carregador USB-A de 5W
“Para reduzir o impacto ambiental dos nossos produtos, o iPhone 11 não inclui um adaptador de corrente nem EarPods. “
Mete mais tabaco nisso ou vai aprender alguma coisa sobre tecnologia, que pelos vistos a nossa Raquel é um completo zero à esquerda..
O comentário dela foi informativo já o teu alem de escusado não acrescentou nada a discussão logo mais valia estares calado.
“O comentário dela foi informativo”? Foi? Acho que foi tão inutil como o teu que acrescentou de facto NADA!
Mais valia estares calado!
The new spec, known as USB Type-C, initially grew out of talks between AMD, HP, Intel, and Microsoft while developing USB 3.1 and eventually involved dozens of other companies, but Apple and Google are among the first to implement it in laptops. More companies are expected to announce products soon in the effort to further simplify the plug-in experience.
Eu tinha uma noção que o mundo apple (atual) era todo (ou quase todo) usb-c de facto.
Eu só respondi com base na info disponibilizada no fim do artigo que vendo uma 2ª vez reparei que se refere ao que temos atualmente e não ao investimento futuro como referi.
Mea culpa.
Assaltante em 2022: isto é um assalto! Passa para cá a carteira, dinheiro e carregador!
Só com o título está feita a piada. Quem quer carregadores são os clientes dos novos iphones.
Tenho um carregador desses da Xiaomi, muito bom!
Ainda não percebi qual foi a parvoeira de passar a usar usb c na parte que liga ao carregador. Assim tem de se comprar um adaptador para carregar o telefone no carro, numa extenção com usb, ou tomada com usb e nem com os carregadores antigos da apple se pode carregar, o novo iphone, sem um adapatador usb c, para usb a.
O USB-c tem implementado normas eléctricas que permitem carregamentos a voltagem e amperagem mais elevadas que o USB-A, isto para quem quiser respeitar os standards. Este standard permite igualmente o suporte para carregadores capazes de carregamentos com diferentes perfis de voltagens, isto é, permitem carregar uma grande variedade de aparelhos, desde 5W a mais de 100W (com um único carregador).
Quem quiser usar o USB-A (no carregador) para carregamentos rápidos vai estar a implementar uma solução proprietária.
Nao existe carregamento superior a 12W com usbA.
existe com soluções proprietárias, como acontece em carregadores de smartphones de certas marcas.
Acreditas no pai natal. E uma limitacao do usb A, 12w apenas. O resto é treta, pois acima disso so com usb c. Não acredites nas tecnologias magicas da anker, ugreen, basta usar um medidor de corrente e verificas que so passa 12w. Abraco
Hugo Pratas, carregadores da Xiaomi, OnePlus, etc, usam USB-A para o carregamento rápido dos seus smartphones… Soluções Proprietárias!!!!
Qualcomm quick charge (as versões mais antigas)
O meu carregador carrega mais que o teu!
O do iPhone é que é… não, o da Xiaomi é que é bomba….
O meu trás carregador, já o teu… ui…
Aqui falamos de uma tecnologia, não de quem é melhor pior, ou se um trais ou não…
USB C veio para ficar e substituir o USB A, e até as viaturas já se estão a adaptar! é uma ficha mais pequenina não tem posição fica para colocar, e suporta voltares superiores como temos vindo a constatar…
O que não entendo é com a evolução dos carregadores mas as baterias pouco ou nada.. estamos a deteriorar as baterias em menos tempo devido ao carregamento rápido!
A maioria carrega o telemóvel enquanto dorme… 8h por ai… um carregador de 5 ou 7.w é mais que suficiente… Maioria compra um carregador rápido para carregar numa hora e dorme 8… Compreendo que para alguns profissionais seja importante, mas para a maioria não… e as crianças coladas aos telemóveis não é desculpa…
Eu carrego um iPhone 12 Pro com o carregador mais fraquinho da Apple à noite… se precisar durante o dia por alguma coisa, carrego com um do iPad… e chega… mas já é tempo de começarem a deixarem-se de guerrilhas Android vs Apple… já cansa…
Cada um compra o que quer, e bico… e se tiverem chateados mudam quando puderem e acabou…
Sou utilizador de ambos e tenho vindo ano após ano e inclinar.me para a Apple pq simplesmente funciona e não e é um sistema mais limpo… Mas gosto da versatilidade do Android…
Factos é que nos tempos próximos todas as marcas seguem tendências, e a Apple faz, todos gozam e um ano depois ou dois… tudo faz igual, mas temos memória curta né? enfim…
Mas esta coisa do o meu é melhor que o teu… é coisa de criancinha… chega…
Querem um bom carregador sem fio? há um excelente mas carrega normalmente… é da Nomad Pro qq coisa…
OS carregadores acima referidos são excelentes, mas so irei adquirir quando os meus falharem… caso contrário não se justifica trocar.. É um carregador, que tem a tarefa de carregar principalmente quando não se está usando o equipamento… e sim, o mercado está a unificar para que usemos menos carregadores e partilhemos mais entre equipamentos pq não faz sentido termos milhares… tenho uma caixa na arrecadação de carregadores velhos… Concordo com a política da Apple… e os estados deviam começar a educar mais as pessoas… é lixo, é mais um, queres compra… paga e deviam custar caro para obrigar as pessoas a comprar apenas se fosse extremamente necessário… é um abuso muitas vezes a quantidade de carregadores que as pessoas acumulam durante um período de tempo… multipliquem pela população mundial… e vejam o que fazemos ao planeta… mas ah e tal…enfim…
GaN é uma melhoria face ao que tínhamos e espero que seja adoptado muito brevemente por todos!