Jiuzhang: O computador quântico chinês mais poderoso do mundo
O computador quântico, tal como a mecânica quântica há cerca de um século, tem a capacidade para mudar completamente a ciência da computação. Os avanços estão a ser feitos rapidamente, sendo que a Google estava até agora na linha da frente neste segmento.
No entanto, a China diz ter criado um computador quântico mil milhões de vezes mais rápido que o da Google. Vamos conhecer o Jiuzhang.
O termo ‘quântico’ está muitas vezes associado a teorias alternativas e que não seguem propriamente o método científico. No entanto, a mecânica quântica foi uma descoberta que mudou completamente o paradigma e a realidade da Física. Ainda hoje em dia são vários os cientistas que estudam esta temática, em todo o mundo!
A computação quântica deriva das descobertas da mecânica quântica e esta promete igualmente mudar os computadores. As possibilidades são quase infinitas e há já várias empresas – para além das universidades e centros de investigação – a investigar esta nova tecnologia.
Jiuzhang - o computador quântico mil milhões de vezes mais rápido que o da Google
A Google estava na linha da frente, mas uma empresa chinesa diz ter criado um computador revolucionário, com base em partículas de luz, que consegue fazer, em menos de três minutos, cálculos considerados impossíveis para um computador normal.
Batizado de Jiuzhang, em referência a um antigo texto matemático chinês, este novo computador é atualmente o computador quântico mais poderoso do mundo. O cientista de computação teórica Scott Aaronson, da Universidade do Texas, em Austin, nos EUA, em declarações à revista "Science" referiu que...
Esta é a primeira confirmação independente da alegação daGooglede que é possível atingir a supremacia quântica.
A gigante dos motores de pesquisa conseguiu resolver um problema extraordinário recorrendo ao seu computador quântico, o Sycamore. O mais surpreendente é que este problema era impossível de resolver num computador binário normal. De relembrar que a operação foi feita em apenas 3 minutos e 2 segundos. Para efeitos de comparação, o computador clássico mais avançado do momento – denominado Summit – demoraria 10.000 anos para alcançar tal feito.
Agora, segundo a empresa chinesa, o Jiuzhang pode atingir um GBS (mostragem de bosão gaussiana) de 100 mil milhões de vezes mais rápido que o mais veloz supercomputador atualmente existente no mundo. A amostragem de bosão gaussiana (GBS, na sigla original), calcula a saída de um feixe de luz com inúmeras entradas e saídas. No computador construído pelos chineses, os fotões são enviados em simultâneo por um circuito, um processo conhecido como sobreposição quântica. Os fotões são divididos pelos separadores de raios e continuam pelo circuito encontrando espelhos e mais separadores de fotões.
Mas nem tudo são vantagens. Enquanto o computador da Google pode ser programado para executar uma grande variedade de algoritmos, o computador quântico chinês tem uma limitação, uma vez que só consegue fazer este tipo de tarefas, a amostragem gaussiana de bosão.
Este artigo tem mais de um ano
Que super máquina !! Um computador quântico !!
Muito curioso por conhecer como seria a programação quântica!
Provavelmente será numa destas coisas que irá correr uma Inteligência Artificial Geral, depois disso o que faltará inventar?
Mais um vírus para rebentar com a economia dos outros continentes…
Mas o Trump é bque era o maluco
“, mas uma empresa chinesa diz ter criado um computador revolucionário,”
Meu deus propaganda ao CCP, espero que no minimo recebam algum por isto.
O que se receber, metade é teu 😉 mas isto de propaganda não tem nada. Estamos a falar de desenvolvimento tecnológico.
Se for verdade então que o usem para descobrir de onde veio o covid já que tanto negam ser eles os culpados.
Lembra-te que se negares teres sido tu a difundir o vírus, vais ter de dizer de onde ele veio! Isto, para seres coerente com a tua lógica (se soubesses o significado de coerência e lógica, claro ;-)).
Esse é o futuro: IA, supercomputador e computador quântico. Hoje o Presidente Putin ordenou que a Rússia se prepare para esse futuro, com o domínio e aplicação de IA e supercomputaçao em 6 diferentes áreas do conhecimento/tecnologia até 2024. O Made in China 2025 prevê a liderança em 10 áreas do conhecimento/tecnologia até 2025. Mesmo parceiros, inclusive na área tecnológica, essas iniciativas serão complementares, com a Rússia pretendendo exercer soft power em suas áreas de domínio nas regiões sob sua influência, prevendo que o entrever o entre China-EUA tende a aumentar.
A Rússia não tem tecnologia científica de ponta, nem capacidade humana, nem disciplina interna, nem força moral para sozinha enfrentar as superpotências que estão e estarão cada vez mais (sobretudo a RPC) à sua frente! Nos dias de hoje ganha-se liderança e protagonismo com subtileza tecnológica e não com toneladas de material militar.
Em vez de se dedicar a apoiar Trump’s e outros idiotas-úteis, para tentar estimular conflitos políticos e comerciais, melhor seria mudar de política e perceber que o seu parceiro natural é a Europa com quem deveria formar um bloco. Mas isto já seria exigir muito a certas cabeças que ainda sonham com uma imitação de Rússia czarista.
Quem tem tecnologia, capacidade e disciplina é a brazucada, mas não estamos falando de cometer crimes e sim de ciência e tecnologia.
Se informe melhor do que está acontecendo na Rússia e tenha certeza que ainda na década de 20 a Rússia será a 5ª maior economia do mundo, logo atrás do Japão, e a maior economia da Europa.
Não faço ideia do que é isso de ‘brazucada’; você lá deve saber do que fala.
Mas talvez tentando melhorar o seu português (há aulas grátis online para adultos) se faça entender, porque parece (parece) que está a tentar difundir uma mensagem futurista qualquer… Ou é um dom que recebeu à nascença ou está a repetir o que alguém lhe mandou dizer.
Tente lá essa coisa das aulas de português. Vai ver que não dói nada.
O seu português também está longe do desejado!
Caro Rogério, aqui vão duas amostras do progresso russo, rumo ao 5º lugar no ranking dos países
mais desenvolvidos:
“Enquanto as autoridades norte-americanas continuam a apurar a dimensão dos estragos, a lista de departamentos do Governo dos Estados Unidos alvo de um sofisticado ataque informático atribuído a hackers (piratas informáticos) russos continua aumentar”.
“… os passos do principal opositor do governo de Vladimir Putin, foram seguidos desde 2017 e durante 30 viagens de e para Moscovo, antes de ser envenenado, em agosto deste ano, por agentes do Serviço Federal de Segurança da Federação Russa (FSB)”.