Apple lança o macOS 11 Big Sur ao público em geral
Conforme havia sido prometido e anunciado, hoje é dia de atualizar o seu Mac para a nova versão do sistema operativo. Assim, se for à área de atualizações do sistema, irá ter disponível o macOS 11 Big Sur. O Big Sur vem fazer a ponte entre os vários segmentos de máquinas Mac, assim como abre a porta a recurso do iOS dentro dos computadores da empresa de Cupertino.
Então, o que há de novo? Isso mostramos já a seguir.
Após quase cinco meses de testes beta, o macOS 11 Big Sur já está disponível para o público em geral. Big Sur é uma enorme atualização para o Mac, que traz uma interface redesenhada, suporte para widgets, uma nova Central de Controlo e muito mais.
Aqui estão alguns dos melhores novos recursos do macOS Big Sur.
O que traz de novo o macOS Big Sur
Segundo a Apple, o macOS Big Sur eleva o nível de potência e elegância do sistema operativo nos Macs. Assim, o utilizador terá um sistema operativo veloz, com um design sofisticado e que mais segurança.
Em destaque estão as novidades de privacidade e performance no Safari, as novas funcionalidades das aplicações Mapas e Mensagens, entre muitas outras utilidades acrescentadas.
Design
- O novo design facilita a concentração no conteúdo e a realização de ações, com barras de ferramentas que aproveitam melhor o espaço e barras laterais a toda a altura do ecrã.
- A barra de menus está mais espaçada e usa um material translúcido novo que se torna mais vibrante durante a interação com a barra.
- Atualização dos sons do sistema e do som de arranque.
Central de controlo
- A central de controlo reúne os menus e controlos favoritos na barra de menus, para poder ajustar as definições enquanto trabalha.
- Clique para expandir os menus da central de controlo e ter acesso a controlos adicionais.
- Suporte para afixar menus favoritos da central de controlo na barra de menus.
Central de notificações
- A central de notificações atualizada reúne notificações e widgets numa só vista.
- As notificações interativas apresentam informação e ações adicionais quando são expandidas.
- Novos widgets, cheios de informação, para Calendário, Relógio, Notas, Fotografias, Podcasts, Lembretes, Tempo de ecrã, Bolsa e Meteorologia.
- A vista de edição permite adicionar novos widgets e personalizar o tamanho.
- Suporte para widgets de aplicações de terceiros.
Safari
- O navegador mais rápido do mundo para computadores, com um desempenho e uma eficiência energética líderes no setor.*
- A nova página de entrada personalizável permite definir uma imagem de fundo e decidir o que é apresentado, como a lista de leitura, separadores em iCloud, relatório de privacidade, etc.
- Suporte de extensões ampliado e uma nova categoria na App Store para descobrir novas extensões.
- Novo design de separadores, com favicons nos separadores e pré‑visualizações de sites que aparecem quando se coloca o cursor sobre um separador.
- Tradução (beta) para inglês, espanhol, chinês simplificado, francês, alemão, russo ou português do Brasil.
- O relatório de privacidade mostra como o Safari protege os seus dados na internet e apresenta os rastreadores bloqueados pela prevenção inteligente contra seguimento.
- A monitorização de palavras‑passe do Safari analisa as palavras‑passe guardadas para detetar se fizeram parte de uma violação de dados.
- Os avisos de privacidade do Safari para extensões permitem escolher se um site pode interagir com uma extensão.
Mensagens
- A secção de conversas afixadas permite manter até nove conversas favoritas no topo da lista.
- Com as menções, pode dirigir uma mensagem a uma pessoa específica numa conversa de grupo.
- As respostas incorporadas permitem responder diretamente a uma mensagem anterior da conversa.
- Efeitos de mensagens para balões, confetes, lasers, etc.
- #imagens ajuda a encontrar e adicionar GIF populares às mensagens.
- Com os Memoji, pode criar uma personagem à sua imagem e enviar stickers que refletem a sua disposição e personalidade.
Mapas
- Encontre recomendações de locais a visitar e atividades nos guias com conteúdo selecionado por marcas de confiança.
- Explore cidades numa experiência 3D interativa em alta resolução com a opção Olhe à sua volta.
- Mapas de interiores dos principais aeroportos e centros comerciais.
- As indicações de bicicleta ajudam a encontrar itinerários recomendados para ciclistas.
- Os itinerários para veículos elétricos ajudam a planear viagens para os veículos suportados que adicionar no iPhone.
- Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões nem em todos os dispositivos Apple.
* O desempenho varia consoante a configuração do sistema, a ligação à rede e outros fatores.
Como instalar o Big Sur
O macOS 11 Big Sur está disponível como uma atualização gratuita para utilizadores de Mac. O processo de download e instalação pode levar algum tempo, portanto, certifique-se que não precisa de máquina por uns minutos e que esta está ligada à rede elétrica.
O download é de vários GB, dependendo do sistema que tem instalado e, portanto, precisa de espaço na sua máquina.
Quais Macs são compatíveis com o novo macOS?
A Apple continua a beneficiar os Macs mais antigos para que não percam a linha da frente. Como tal, ainda existirão máquinas de 2013 a receber um sistema operativo lançado nos finais de 2020.
Aqui está a lista completa de Macs compatíveis com Big Sur:
- 2015 MacBook e posterior
- 2013 MacBook Air e posterior
- 2013 MacBook Pro e posterior
- 2014 Mac mini e posterior
- 2014 iMac e posterior
- 2017 iMac Pro e posterior
- 2013 Mac Pro e posterior
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
12 gigas ? A esta velocidade nem amanhã de manhã ;))
A Apple devia ir libertando o software a medida que infuso vai andando. Assim não tínhamos este lag no dia 🙁 mas isso sou eu a dizer. 😉
Realmente… 12 GB é muita fruta.
Pois…. de facto se a internet for lenta a coisa vai demorar! É muita alteração e pesa.
Não é só isso. Até tenho velocidade de 200mb da Vodafone contudo … muita gente a sacar ao mesmo tempo deverá estar a sobrecarregar a malta da Apple 😉
Uiii esse não tenhas pena 😀 carrega forte 😀 e com 200 mb é sempre a abrir.
PS: https://www.apple.com/support/systemstatus/ parece que os updates estão a registar interrupções. A Apple ainda está a tentar resolver o problema.
Serei só eu que não consigo fazer a atualização? Quando carrego para atualizar abre uma janela a dizer que a instalação falhou…
https://www.apple.com/support/systemstatus/ sim, algumas pessoas estão de facto a ter problemas.
Tentei algumas vezes também. Deixei para amanhã quando a coisa acalmar.
Eu tbm estou com o mesmo problema, fico feliz que não sou o único! kkkk
Espero que seja mesmo muita coisa. Contudo … é já sou do tempo do Steve Jobs… aquilo sim e que era uma cena de querer rapidamente mudar para curtir as novas cenas. Hoje em dia já não vejo grande ….utilidade. Hoje o que vamos ganhar com essa actualização para além de todas as coisas que foram feitas “under the hood”? Widgets ? Novos icons ? O Safari ? N vejo muito mais. Sorry …. de resto são tudo coisas de estética o que me leva a crer que efetivamente os tempos áureos das coisas “efetivamente novas” estão a ….morrer. Já ninguém inventa a pólvora nesse mundo da tech … pelo
Menos até aparecer outro Steve Jobs
Também sou, eu comecei ainda no Mac OS 9. Sim, eu hoje vejo um aperfeiçoar de algumas ferramentas, mas também é verdade que muitas coisas não são tão visíveis. Por exemplo, uma coisa que para mim é muito interessante, quando tenho o iPhone ou o iPad na mesma rede WiFi do MacBook Pro, no Finder está lá o “iTunes” que, agora, gere estes dispositivos dentro do Finder. Recuando ao tempo de Jobs, que adorava o iTunes tal como ele era, há um pequeno salto fulcral.
Depois há uma aposta em aproximar a usabilidade no iOS ao macOS. A central de controlo, dá jeito, está mais organizado e há depois pontos de gestão, nas preferências, que estão mais uniformizados. Mas isto não se vê. Em termos de ferramentas de segurança, o macOS é hoje bastante mais rápido a responder aos hipotéticos ataques, mas isso também não é assim visível.
Outro incremento muito interessante deu-se no Safari. A Apple está focada em não permitir que as páginas sigam o navegar dos utilizadores. Isso tem implicações quer na privacidade, quer na segurança.
Uma outra ferramenta muito útil é o Sign in With Apple. Mascara o nosso email e nunca o entrega à página onde estamos a entrar. Em vez disso, faz uma conversão entre o nosso e um provisório que é criado no momento (e que nunca terá relevância nem se ligará a nós). Isto também é pouco notado e ainda estamos a usar em concorrência com o mesmo sistema da Google e do Facebook.
O Apple Pay no macOS é outro ponto de viragem que seguramente Jobs teria gostado. Mas também não é muito visível.
A bonecada, que não acho nenhuma piada, nota-se mais, e tem já muita gente a usar. Agora, quando havia pouco, qualquer salto era de grande monta, hoje há tudo, os saltos são muito menores.
Agora vai a MS fazer o Windows 11
Venha ele. E que traga coisas novas.
Somos da mesma epoca entao meu caro vitor 🙂 Nao digo o OSx9, ma sum “pouco depois”, no snow leopard 😉 Apaixonei-me quando fui com um amigo comprar um na radio popular da loja do dragao. O magsafe, aquelas luzinhas pequeninas que tinham, ao apertar um botao, onde apareciam a carga da bateria, …..os gestos diferentes do trackpad, …..bem, isso eram coisas bem diferentes e que saltavam a vista. Fui a sonhar com aquilo, e dias depois fui comprar um para mim. Macbook Pro 2019….que durou uns bons anos até o ha dois anos, onde comprei o macbook pro 2017 com touchbar. Falrta o toque do “mr joBs”…noto bastante, embora reconheca que é um bom computador 🙂 A ver vamos 🙂 Tudo o resto wue falou, subscrevo…..mas….volto a dizer….nao é aquela coisa que olhamos e dizemos “é isto mesmo…é por isso que sou um apaixonado apple” ….. isso ja nao existe da mesma forma!
orbigado pelo link até pk estava a ver que noa estava a conseguir sacar bem o OSx….vou esperar que o pessoal todo dos EUA instale isso….pfff
aindaBem, macOS9 ainda não era OSX, OSX veio apenas no 10.X.X com a compra da NeXT.
Trabalho com macs desde o OS7, e do OS7 ao OS9 eram um lixo, o OS9 era a maior praga de virus que existia, pior que do que win95, 98 98SE com que revalizava na altura, a compra da NeXT foi a salvação da Apple, ou melhor, foi a segunda salvação, a primeira foi a microsoft que estendeu o braço à Apple e comprou 150M em acções quando a Apple estava prestes a falir.
Em side note, para mim há muito que foi perdido da mudança de PPC para intel, espero que isso consiga ser retomado com o lançamento dos novos SoC, nunca mais voltei a ver produtos apple como os do inicio do milenio.
Não sou desse tempo do OS7 e se odiava o OS9, imagino o OS7 😀
aindaBem, macOS9 ainda não era OSX, OSX veio apenas no 10.X.X com a compra da NeXT.
Trabalho com macs desde o OS7, e do OS7 ao OS9 eram um lixo, o OS9 era a maior praga de virus que existia, pior que do que win95, 98 98SE com que revalizava na altura, a compra da NeXT foi a salvação da Apple, ou melhor, foi a segunda salvação, a primeira foi a microsoft que estendeu o braço à Apple e comprou 150M em acções quando a Apple estava prestes a falir.
Em side note, para mim há muito que foi perdido da mudança de PPC para intel, espero que isso consiga ser retomado com o lançamento dos novos SoC, nunca mais voltei a ver produtos apple como os do inicio do milenio.
Installation failed “An error occurred while installing the selected updates.”
Solucoes?
Mesma coisa aqui…
A Apple tem de perguntar à Netflix como é que se faz
A mim começou o download e de repente depois de 1gb e tal apareceu esse erro.
agora quando tento instalar a actualização , aparece me a mesma mensagem.
” A instalação falhou – Ocorreu um erro ao instalar as atualizações selecionadas. ”
Alguém sabe que tipo de problema é ? alguém tem solução ?
não tenho especial pressa em actualizar mas gostava de ter certeza que nao é nenhum problema relacionado com o meu computador.
A mim tambem me dá esse erro e nao consigo sair dali nao actualiza, como forçar um novo download da actualização??
Mesma coisa aqui, pelo que vi nos logs o erro foi este:
“Failed to bootstrap path: path = /System/Library/CoreServices/Software Update.app/Contents/Resources/SoftwareUpdateConfigData, error = 2: No such file or directory”
O que é bastante estranho, uma vez que essa diretoria tem de facto um ficheiro com esse nome. Uso MacOS desde o Panther e nunca me tinha acontecido tal coisa.
Experimentem mudar a data 1 ano antes e depois atualizar
Não consigo descarregar… Ocorreu um erro ao instalar as atualizações selecionadas! será problemas nos servers da Apple?
O “system status” diz que o problema está resolvido., mas eu continuo sem conseguir.
https://www.apple.com/support/systemstatus/
Afinal as maçãs também dão problemas com as feature updates.
Eu pensava que só problemas com atualizações no Windows 10.
Dão pois! A diferença é que normalmente as atualizações da Apple corrigem o problema. As da Microsoft agravam-no. 😀
A diferença é que uns só têm “meia dúzia” de modelos e 10% do mercado.
Os outros têm 80% é milhões de modelos.
Uma diferença pequenina…
Parece que o problema está na Akamai
Mas é algo comum em acontecer?? Tenho o MacBook a pouco tempo e ainda tenho muito que aprender xD ainda pensei que fosse a ligação a net que tava a falhar hahaha
Nao. Deve ter a ver com o lançamento do “big sur”. Muita gente a aceder.
estou com o mesmo problema, nada…embora no link esteja tudo “ok” ….enfim …..nada feito!
Ja vi pessoal a bloquear ligações à Apple para conseguir sacar atraves do little snitch, mas do meu lado nada…..
esta dificil ! A apple deve ter limitado a malta, de certeza!
Ja bomba
Aqui igual, vamos ver se não estoura quase no fim 🙁
O Download não estourou, já atualiza 🙂
Para quem tem problemas na descarga do Big Sur, sugiro esta dica no link em baixo.
Comigo, depois de experimentar a dificuldade como relatada em cima, aparamente está a resultar – dado o volume 🙂 amanhã confirmarei (MacBook Pro 2013 late, Catalina 10.15.7):
”
Restart the computer. Immediately, at or before the chime hold down the Command and R keys until the Utility Menu appears.
Select Disk Utility and press the Continue button.
Then select the indented (usually, Macintosh HD) volume entry from the side list.
Click on the First Aid tab in the toolbar and wait for the Done button to activate. Click on it, then quit Disk Utility.
Select Restart from the Apple menu.
Try installing the update again.
”
https://screenrant.com/macos-big-sur-installing-selected-updates-error-fix-apple/
Continua a “bombar”.
pronto, às 01:31 já esta instalado. Demorou, mas foi. Deixo a nota de que a Apple sempre foi mnuito boa com o seu RELOGIO. Faltam 5 minutos…..e damos por nos e já passaram 20 min 😉
O meu continua a dar erro, não sei o que se passa, já andei a pesquisar e sem soluções
Finalmente já instala vamos ver se tudo corre bem agora
Bom dia, alguem aqui já instalou o macOS Big Sur numa maquina que tenha bootcamp? e funcionou?
Tenho um iMac Retina 27″ late 2015 e que tem o Catalina e o bootcamp como w10 (onde acedo ao pc do trabalho), deste modo instalar o Big Sur e o BootCamp deixar de funcionar nao é opçao.
Se alguem já tentou, opinioes, comentarios sao bem vindos. Obrigado
Sem problemas (Macbook Pro retina late 2013, Calalina / Win10).
Comecei agora a descarregar para o meu Macbook Air (2017). Tenho também um iMac de 2012 e já que o Big Sur não está disponível para esta máquina. Contudo já encontrei alguns vídeos a explicar como instalat o mac os 11 em máquinas mais antigas. A minha questão é, em termos performance, estas máquinas mais antigas irão ter resposta ou vão andar a passo de caracol?
Boas
Tenho um MacBook Pro 13″ Early 2013 será que irá receber o nono MacOS Big Sur tenho insistido a fazer atualizações mas nada.
Obg,
Instalado num MacBook Pro (Retina 13 polegadas, início de 2015) sem problemas.
Olá boas
eu não tive problema na sua instalação mas, toda a organização que tinha nas pastas e ficheiros, foi-se!
Está cá tudo mas toda a minha lógica de organização foi alterada e que me provoca alguma confusão na procura.
Alguém me dá umas dicas
Raposo
Dentro de momentos, sai um post que pode ajudar.