Quantcast
PplWare Mobile

Apple lança o macOS 11 Big Sur ao público em geral

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. TabonitoTa says:

    12 gigas ? A esta velocidade nem amanhã de manhã ;))

    A Apple devia ir libertando o software a medida que infuso vai andando. Assim não tínhamos este lag no dia 🙁 mas isso sou eu a dizer. 😉

    • whatever says:

      Realmente… 12 GB é muita fruta.

    • Vítor M. says:

      Pois…. de facto se a internet for lenta a coisa vai demorar! É muita alteração e pesa.

      • TabonitoTa says:

        Não é só isso. Até tenho velocidade de 200mb da Vodafone contudo … muita gente a sacar ao mesmo tempo deverá estar a sobrecarregar a malta da Apple 😉

      • TabonitoTa says:

        Espero que seja mesmo muita coisa. Contudo … é já sou do tempo do Steve Jobs… aquilo sim e que era uma cena de querer rapidamente mudar para curtir as novas cenas. Hoje em dia já não vejo grande ….utilidade. Hoje o que vamos ganhar com essa actualização para além de todas as coisas que foram feitas “under the hood”? Widgets ? Novos icons ? O Safari ? N vejo muito mais. Sorry …. de resto são tudo coisas de estética o que me leva a crer que efetivamente os tempos áureos das coisas “efetivamente novas” estão a ….morrer. Já ninguém inventa a pólvora nesse mundo da tech … pelo
        Menos até aparecer outro Steve Jobs

        • Vítor M. says:

          Também sou, eu comecei ainda no Mac OS 9. Sim, eu hoje vejo um aperfeiçoar de algumas ferramentas, mas também é verdade que muitas coisas não são tão visíveis. Por exemplo, uma coisa que para mim é muito interessante, quando tenho o iPhone ou o iPad na mesma rede WiFi do MacBook Pro, no Finder está lá o “iTunes” que, agora, gere estes dispositivos dentro do Finder. Recuando ao tempo de Jobs, que adorava o iTunes tal como ele era, há um pequeno salto fulcral.

          Depois há uma aposta em aproximar a usabilidade no iOS ao macOS. A central de controlo, dá jeito, está mais organizado e há depois pontos de gestão, nas preferências, que estão mais uniformizados. Mas isto não se vê. Em termos de ferramentas de segurança, o macOS é hoje bastante mais rápido a responder aos hipotéticos ataques, mas isso também não é assim visível.

          Outro incremento muito interessante deu-se no Safari. A Apple está focada em não permitir que as páginas sigam o navegar dos utilizadores. Isso tem implicações quer na privacidade, quer na segurança.

          Uma outra ferramenta muito útil é o Sign in With Apple. Mascara o nosso email e nunca o entrega à página onde estamos a entrar. Em vez disso, faz uma conversão entre o nosso e um provisório que é criado no momento (e que nunca terá relevância nem se ligará a nós). Isto também é pouco notado e ainda estamos a usar em concorrência com o mesmo sistema da Google e do Facebook.

          O Apple Pay no macOS é outro ponto de viragem que seguramente Jobs teria gostado. Mas também não é muito visível.

          A bonecada, que não acho nenhuma piada, nota-se mais, e tem já muita gente a usar. Agora, quando havia pouco, qualquer salto era de grande monta, hoje há tudo, os saltos são muito menores.

          • André R. says:

            Agora vai a MS fazer o Windows 11

          • Vítor M. says:

            Venha ele. E que traga coisas novas.

          • aindaBem says:

            Somos da mesma epoca entao meu caro vitor 🙂 Nao digo o OSx9, ma sum “pouco depois”, no snow leopard 😉 Apaixonei-me quando fui com um amigo comprar um na radio popular da loja do dragao. O magsafe, aquelas luzinhas pequeninas que tinham, ao apertar um botao, onde apareciam a carga da bateria, …..os gestos diferentes do trackpad, …..bem, isso eram coisas bem diferentes e que saltavam a vista. Fui a sonhar com aquilo, e dias depois fui comprar um para mim. Macbook Pro 2019….que durou uns bons anos até o ha dois anos, onde comprei o macbook pro 2017 com touchbar. Falrta o toque do “mr joBs”…noto bastante, embora reconheca que é um bom computador 🙂 A ver vamos 🙂 Tudo o resto wue falou, subscrevo…..mas….volto a dizer….nao é aquela coisa que olhamos e dizemos “é isto mesmo…é por isso que sou um apaixonado apple” ….. isso ja nao existe da mesma forma!

          • aindaBem says:

            orbigado pelo link até pk estava a ver que noa estava a conseguir sacar bem o OSx….vou esperar que o pessoal todo dos EUA instale isso….pfff

          • José Fonseca Amadeu says:

            aindaBem, macOS9 ainda não era OSX, OSX veio apenas no 10.X.X com a compra da NeXT.
            Trabalho com macs desde o OS7, e do OS7 ao OS9 eram um lixo, o OS9 era a maior praga de virus que existia, pior que do que win95, 98 98SE com que revalizava na altura, a compra da NeXT foi a salvação da Apple, ou melhor, foi a segunda salvação, a primeira foi a microsoft que estendeu o braço à Apple e comprou 150M em acções quando a Apple estava prestes a falir.

            Em side note, para mim há muito que foi perdido da mudança de PPC para intel, espero que isso consiga ser retomado com o lançamento dos novos SoC, nunca mais voltei a ver produtos apple como os do inicio do milenio.

          • Vítor M. says:

            Não sou desse tempo do OS7 e se odiava o OS9, imagino o OS7 😀

        • José Fonseca Amadeu says:

          aindaBem, macOS9 ainda não era OSX, OSX veio apenas no 10.X.X com a compra da NeXT.
          Trabalho com macs desde o OS7, e do OS7 ao OS9 eram um lixo, o OS9 era a maior praga de virus que existia, pior que do que win95, 98 98SE com que revalizava na altura, a compra da NeXT foi a salvação da Apple, ou melhor, foi a segunda salvação, a primeira foi a microsoft que estendeu o braço à Apple e comprou 150M em acções quando a Apple estava prestes a falir.

          Em side note, para mim há muito que foi perdido da mudança de PPC para intel, espero que isso consiga ser retomado com o lançamento dos novos SoC, nunca mais voltei a ver produtos apple como os do inicio do milenio.

  2. xico says:

    Installation failed “An error occurred while installing the selected updates.”
    Solucoes?

    • Miguel Vieira says:

      Mesma coisa aqui…

    • pedro says:

      A mim começou o download e de repente depois de 1gb e tal apareceu esse erro.
      agora quando tento instalar a actualização , aparece me a mesma mensagem.
      ” A instalação falhou – Ocorreu um erro ao instalar as atualizações selecionadas. ”

      Alguém sabe que tipo de problema é ? alguém tem solução ?
      não tenho especial pressa em actualizar mas gostava de ter certeza que nao é nenhum problema relacionado com o meu computador.

    • Paulo says:

      A mim tambem me dá esse erro e nao consigo sair dali nao actualiza, como forçar um novo download da actualização??

    • Fábio says:

      Mesma coisa aqui, pelo que vi nos logs o erro foi este:
      “Failed to bootstrap path: path = /System/Library/CoreServices/Software Update.app/Contents/Resources/SoftwareUpdateConfigData, error = 2: No such file or directory”

      O que é bastante estranho, uma vez que essa diretoria tem de facto um ficheiro com esse nome. Uso MacOS desde o Panther e nunca me tinha acontecido tal coisa.

  3. André R. says:

    Experimentem mudar a data 1 ano antes e depois atualizar

  4. Jorge Silva says:

    Não consigo descarregar… Ocorreu um erro ao instalar as atualizações selecionadas! será problemas nos servers da Apple?

  5. Xico says:

    O “system status” diz que o problema está resolvido., mas eu continuo sem conseguir.

    https://www.apple.com/support/systemstatus/

  6. Ricardo says:

    Afinal as maçãs também dão problemas com as feature updates.

    Eu pensava que só problemas com atualizações no Windows 10.

  7. Xico says:

    Parece que o problema está na Akamai

  8. TabomTa says:

    estou com o mesmo problema, nada…embora no link esteja tudo “ok” ….enfim …..nada feito!
    Ja vi pessoal a bloquear ligações à Apple para conseguir sacar atraves do little snitch, mas do meu lado nada…..
    esta dificil ! A apple deve ter limitado a malta, de certeza!

  9. VooRaso says:

    Para quem tem problemas na descarga do Big Sur, sugiro esta dica no link em baixo.
    Comigo, depois de experimentar a dificuldade como relatada em cima, aparamente está a resultar – dado o volume 🙂 amanhã confirmarei (MacBook Pro 2013 late, Catalina 10.15.7):


    Restart the computer. Immediately, at or before the chime hold down the Command and R keys until the Utility Menu appears.
    Select Disk Utility and press the Continue button.
    Then select the indented (usually, Macintosh HD) volume entry from the side list.
    Click on the First Aid tab in the toolbar and wait for the Done button to activate. Click on it, then quit Disk Utility.
    Select Restart from the Apple menu.
    Try installing the update again.

    https://screenrant.com/macos-big-sur-installing-selected-updates-error-fix-apple/

  10. TabomTa says:

    pronto, às 01:31 já esta instalado. Demorou, mas foi. Deixo a nota de que a Apple sempre foi mnuito boa com o seu RELOGIO. Faltam 5 minutos…..e damos por nos e já passaram 20 min 😉

  11. Paulo says:

    O meu continua a dar erro, não sei o que se passa, já andei a pesquisar e sem soluções

  12. Paulo says:

    Finalmente já instala vamos ver se tudo corre bem agora

  13. Nuno Pinto says:

    Bom dia, alguem aqui já instalou o macOS Big Sur numa maquina que tenha bootcamp? e funcionou?
    Tenho um iMac Retina 27″ late 2015 e que tem o Catalina e o bootcamp como w10 (onde acedo ao pc do trabalho), deste modo instalar o Big Sur e o BootCamp deixar de funcionar nao é opçao.
    Se alguem já tentou, opinioes, comentarios sao bem vindos. Obrigado

  14. Celso says:

    Comecei agora a descarregar para o meu Macbook Air (2017). Tenho também um iMac de 2012 e já que o Big Sur não está disponível para esta máquina. Contudo já encontrei alguns vídeos a explicar como instalat o mac os 11 em máquinas mais antigas. A minha questão é, em termos performance, estas máquinas mais antigas irão ter resposta ou vão andar a passo de caracol?

  15. Alexandre Ramos says:

    Boas
    Tenho um MacBook Pro 13″ Early 2013 será que irá receber o nono MacOS Big Sur tenho insistido a fazer atualizações mas nada.
    Obg,

  16. czarito says:

    Instalado num MacBook Pro (Retina 13 polegadas, início de 2015) sem problemas.

  17. Júlio Raposo says:

    Olá boas
    eu não tive problema na sua instalação mas, toda a organização que tinha nas pastas e ficheiros, foi-se!
    Está cá tudo mas toda a minha lógica de organização foi alterada e que me provoca alguma confusão na procura.
    Alguém me dá umas dicas
    Raposo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.