Sala de aula com 24 alunos! Como é que o coronavírus se propaga?
As investigações sobre como se propaga o novo e poderoso coronavírus continuam em curso. A ciência parece confirmar que a transmissão por objetos não é muito comum, mas tal pode acontecer de acordo com as situações e medidas adotadas.
Com as aulas a decorrer, é importante que se saiba como é que o coronavírus se propaga. Aqui fica uma simulação para uma sala com 24 alunos. Será que estamos a fazer tudo para nos protegermos?
Como têm indicado as entidades de Saúde à escala mundial, os espaços fechados são mais favoráveis para a propagação do novo coronavírus. Os riscos podem ser minimizados com a adoção de todas as medidas aconselhadas, que assim ajudam a combater o contágio por aerossóis. Para se perceber melhor como tudo funciona, o ElPais criou um conjunto de elementos gráficos que mostram como o novo coronavírus se propaga.
Antes de se passar ao exemplo é importante que se saiba a diferença entre aerossóis e gotículas. Na prática, os aerossóis são partículas inferiores a 100 micras de diâmetro que podem ficar "no ar" durante horas. As gotículas são partículas superiores a 300 micras que "vencem" a resistência do ar e "caem" no solo em segundos.
A emissão deste tipo de partículas acontece quando falamos, gritamos, cantamos, espirramos, etc. Quando falamos emitimos 10x mais partículas respiratórias que em silêncio. Quando gritamos o valor sobre para 50x mais.
Como se espalha o coronavírus numa sala de aula com 24 alunos?
No artigo publicado pelo ElPais existem 3 exemplos. Para este artigo vamos considerar o exemplo de uma sala de aula com 24 alunos? Vamos considerar que existe alguém infetado (por exemplo, o professor que é considerado como paciente 0). A aula começa às 9 horas e não existe nenhum tipo de ventilação.
Passadas duas horas, sem qualquer tipo de medida contra aerossóis, a probabilidade matemática indica que podem ter sido contagiados 12 alunos.
Se todos os alunos tiverem máscara, apenas 5 pessoas poderão ficar infetadas. De referir que a sala, neste cenário, não é ventilada.
Se, por exemplo, ventilarmos a sala às 10h, a probabilidade de infeção baixa significativamente.
Todas as simulações tiveram como base este simulador que foi desenvolvido por um grupo de investigadores. Obviamente que existirão muitas variáveis pelo meio, mas é fundamental que os espaços sejam ventilados e que as pessoas usem sempre máscara.
Use sempre máscara, lave com frequência as mãos, não se esqueça da etiqueta respiratória e instale a app STAYAWAY COVID. Protejam-se!
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Trabalho em uma escola em que as turmas têm entre 27 e 30 alunos! Uma mesa para cada dois alunos! Durante os intervalos, corredores e nos espaços exteriores parte dos alunos não usa a máscara! Bolhas?! Que bolhas! Existe falta de funcionários, não é possível controlar as crianças.
Depois ainda temos os famosos tontos, que criticam quem usa mascara no carro. Coitados, não sabem que o vírus se pode propagar pelo ar, se alguem teve naquela zona a bem poucos minutos e/ou segundos.
E mais não digo, porque da para rir a quantidade de gente que pensa que manda nos carros dos outros, usa mascara dentro do carro, quem quer e bem apetecer.
Vejo muita gente a andar de carro sozinho com mascara…. ok o carro é dele
Não é a quantidade de gente que pensa que manda nos carros dos outros, é sim, a quantidade de gente que tem a mania que é policia, cambada de ressabiados…
não é preciso ser policia para saber que se deve dar sempre pisca quando se muda de direção ou que nao se pode estacionar em sitios para deficientes, cambada de gente sem respeito pelos outros isso sim
Qual é a parte que não entendes disto: ” se alguem teve naquela zona a bem poucos minutos e/ou segundos.”
Abres o vidro do carro, estas num semaforo vermelho, passou um gajo infectado e tossiu ou espirrou, a frente da passadeira, veio o vento e respiras esse ar.
És infectado, pensa! E há muitas maneiras de seres infectado, outra delas? Levas algum passageiro e essa pessoa espirrou antes de entrar no carro sem mascara para as mãos ou braços, quando entra no carro coloca a mascara mas não desinfecta as mãos, chan chan…
És só mais um com a mania que manda no carro dos outros, usar mascara mesmo sozinho não é assim tão descabido como se pensa! Haja paciência, ver pelas redes sociais comentários a gozarem de quem usa mascara sozinho no carro.
Gozam gozam, mas no fundo são um parolos que nem sabem que o vírus se pode propagar pelo ar, tal como referi acima.
^ isto era para o João, tendo em conta que não percebeu a primeira. Se a segunda não perceber, não será a terceira.
Como diz o ditado “Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais“ — Bob Marley
É engraçado o Spoky saber aquilo que os cientistas ainda não sabem. Então a transmissão é por via aérea? Ou por gotícula?
E em casa, não pode passar alguém na rua e espirrar? Também anda de máscara?
Presumo que se esteja a referir a um respirador FFP2, porque a máscara cirúrgica que usa protege os outros, não a si.
E esse passageiro que espeirrou para as mãos, como o vai infetar? Ao tocar em si? O virus é absorvido pela pele? Ou pode meter à boca? Também não é infetado por via intestinal. Só se estiver a pensar snifar as mãos dele e mesmo assim é preciso que tenha carga viral suficiente para ficar infetado.
Não queiram ser mais papistas que o papa. Sigam as recomendações das autoridades, sem cair no medo e sem aterrorizar os outros.
Spoky, as máscaras são para a proteção dos outros, não para a tua. Estás a humilhar-te.
NO meu carro tenho um filtro de habitáculo HEPA, que pelo que sei filtra o vírus, mas ando sempre com os vidros fechados.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_HEPA
A maioria das escolas públicas não tem ar-condicionado. Como vai ser quando o frio, o vento e a chuva apertarem? Vão continuar com janelas abertas?
Um vírus mortal que 97% de recuperação em casa?
E em que os restantes 3% saturam o SNS, nomeadamente as UCIs, deixando-o sem capacidade para socorrer os resntes doentes. Não?
Deve ser da mesma maneira que se propaga o vírus da gripe, qual é o problema?
E que tal https://regiao-sul.pt/2020/08/07/saude/medicos-da-espanha-denunciam-possivel-fraude-mundial-e-questionam-pandemia/508228
Tem um ar extremamente credível… É o Dilema Social
https://poligrafo.sapo.pt/saude/artigos/as-sete-fake-news-sobre-a-covid-19-defendidas-pela-plataforma-medicos-pela-verdade
A minha sala de aula tem 30 alunos, não são 24.
E as janelas quase sempre fechadas.
As escolas neste momento não tem condições nenhuma, só tem gel, mais nada.
As máscaras oferecidas são nível 3, uma porcaria as 3 máscaras.
E depois dizem que é ao ar livre que temos de ter cuidado.
é só um vírus com uma taxa de mortalidade de 0.6%
Letalidade : 2,5%
Inacreditavel como os media conseguem enganar ate mesmo as pessoas mais inteligentes. Pelos vistos nunca vao conseguir pensar fora da box, e aceitam tudo como verdade da comunicacao social. O medo e o panico sao o proprio virus. Pensem nisso.
Explica.
Ainda que a taxa de mortalidade fosse de 1 em 1 milhão.
Pergunto: Queres ser esse 1? E se fôr a tua mãe, ou o teu filho esse 1?
Tomem os devidos cuidados, por favôr. Por voçês e pelos outros.
Uma coisa é acontecer o azar de têr um cancro.
Outra muito diferente, é ir para à UCI, ou morrer, por balda ou por sêr chico-esperto.
Estas assim por causa de que vez na comunicacao social nao e ? Tss tss, mais um que nao consegue pensar fora da box.
Ou é um pensamento de alguém que tem um cérebro e pensa em probabilidades. Pensar fora da caixa é pensar diferente, justificando esse pensamento e apresentando fatos concretos e não atirando postas de pescada para o ar sem qualquer fundamento.
Essa não é a nossa realidade. Em Portugal, a maior parte das salas tem metade do espaço e DOIS alunos por carteira…