Tesla, Facebook e Amazon são alvos de campanha de difamação no TikTok
O preço da fama pode ser muito alto e muitas vezes leva a críticas, difamações, comentários depreciativos, entre outros. Foi isso que aconteceu recentemente a algumas empresas através do TikTok.
A rede social está a ser palco de uma autêntica campanha de difamação contra várias empresas como a Tesla, o Facebook e a Amazon. A iniciativa foi criada por uma empresa misteriosa e diz, por exemplo, que a marca de Elon Musk negligencia a saúde dos funcionários e rebaixa os sindicatos.
Não deve haver uma marca no mundo que não tenha quem a critique por alguma razão, verdadeira ou inventada. E isso é muito mais frequente em grandes empresas, personalidades populares ou outra situação de destaque.
Este é o preço a pagar pela fama. E todos os dias sentimos isso mesmo até aqui pelos nossos artigos, com ataques a marcas, equipamentos, invenções, etc. Ora, assim, é mais do que natural que grandes potências como a Tesla e o Facebook sejam também criticadas. Mas esta forma de que falamos hoje é mais peculiar do que o costume.
Tesla, Facebook, Amazon alvos de campanha de difamação no TikTok
Há uma campanha de difamação contra várias marcas populares e acontecer na polémica rede social chinesa TikTok. O movimento foi criado pela misteriosa empresa MSCHF e o objetivo é levar a que os utilizadores partilhem informações negativas e difamatórias sobre as empresas vítimas, em troca de dinheiro.
Os alvos desta campanha são empresas como a Tesla, e também Elon Musk, o Facebook, a Amazon, entre outras. A promotora da difamação afirma, por exemplo, que a fabricantes de carros elétricos é negligente com a saúde dos seus funcionários e rebaixa os sindicatos.
Por exemplo, a campanha diz que os utilizadores que falarem mal da Tesla, recebem 1.000 dólares (~850 euros) caso a difamação chegue às 500 mil pessoas.
Outras empresas alvo destas calúnias são a Palantir (empresa de software e serviços de informática), Purdue (grupo farmacêutico), Comcast (telecomunicações), NFL (liga de futebol americano), Fashion Nova e, imagine-se, também o próprio TikTok.
MSCHF: uma empresa muito estranha
Para além de ser misteriosa, a empresa que avançou com esta campanha é também muito estranha. Do que se sabe, a MSCHF fez lançamentos muito incomuns e no início do ano, o New York Times descreveu-a como um 'coletivo' que 'raramente produz bens comerciais'. Um dos produtos lançados pela empresa foram os Jesus Shoes, uns ténis com água benta por 3 mil euros.
Para além disso também afirmou que os funcionários da empresa a definem como 'uma marca' ou 'um grupo'. As suas criações costumam surgir online de duas em duas semanas.
@pjsorbetlook up MSCHF Anti Ad Club, they’re paying ppl to make anti-ads for big corps ##mschf ##antiadclub ##elonmusk ##fyp ##foryou ##signalboost ##xyzbca♬ bad guy musk - use this sound - get paid $$$$
Por outro lado, a MSCHF descreve-se também como sendo um grupo 'anticapitalista' e já negociou com outras marcas, conseguindo ganhar mais de 11 milhões de dólares em investimentos externos.
Mas agora a empresa está focada no chamado "Anti Advertising Advertising Club". E através desta iniciativa foi desenvolvida a campanha anti determinadas marcas no TikTok. Assim, a MSCHF incentiva as pessoas a falarem mal de marcas que, na sua opinião, estão a fazer coisas más.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Electrek
Porque será?…
porque será que não oferece dinheiro para dizerem mal das empresas Chinesas so as americanas …. porque será
Então, mas não disse mal do próprio tiktok? Ou será que esta não é uma empresa chinesa?