Material de madeira transparente poderá ser o futuro dos ecrãs de smartphones
A evolução dos ecrãs dos smartphones continua a acontecer com a tendência a recair sobre os ecrãs flexíveis. Ao mesmo tempo o mundo da investigação procura alternativas aos materiais mais comuns. Um material transparente criado à base de madeira está a ser desenvolvido.
Entretanto, já é apontado como o futuro para substituir os ecrãs dos smartphones.
Madeira transparente poderá ser o futuro dos ecrãs de smartphones
Um material transparente criado a partir da madeira poderá ser o futuro para equipar smartphones e os seus ecrãs. Uma equipa de investigadores das Universidades Maryland e do Colorado está a trabalhar nesta ideia.
A madeira balsa é o material base utilizado pela equipa de investigação. Assim, submetida a um banho oxidante em temperatura ambiente, a madeira balsa torna-se quase transparente. Depois deste processo, a madeira é preenchida com um polímero sintético, álcool polivinílico (PVA), acabando por ficar transparente como o vidro.
Mas será este produto melhor que o vidro comum?
Segundo é descrito, este material poderá sim, ser um substituto viável ao vidro.
Em concreto, tem uma maior resistência que o vidro comum e é bastante flexível. Em vez de quebrar, este material à base de madeira, ao cair ou a levar um grande impacto estilhaça. No entanto, suporta impactos mais fortes e quedas mais aparatosas.
A sua produção em massa, além disso, é muito mais barata do que a produção do vidro comum.
Neste momento, o material não passa de um produto em desenvolvimento, sendo ainda necessário perceber a viabilidade da sua aplicação em objetos do dia a dia. Devido à alta eficiência térmica deste material, será ideal para janelas, substituindo o vidro convencional. Além disso, as características mencionadas anteriormente, fazem deste um produto com potencial para os ecrãs dos smartphones.
Este artigo tem mais de um ano
E quanto ao risco de incêndio?
onde é que foram buscar que isto poderia ser usado em ecrãs de smartphones?
Não se vê em lado nenhum os investigadores a falarem em aplicação em ecrãs de smartphones!
É mais ecológico…
Lá vai a madeira de balsa desaparecer…
Ok, não sei até que ponto isto seria o ideal para telemóveis, visto que tal como referido no texto original, este material tem propriedades que permitem o isolamento térmico, não sei se será boa ideia ter algo que isola o calor num equipamento que já gera uma quantidade significativa do mesmo, especialmente quando se encontram em carregamento.
pois, não parece que tenham sido os investigadores a pensar em usar isto em telemóveis!
É que nem sequer se sabe qual a resistência a riscos (não deve ser melhor do que plásticos), ou as propriedade ópticas.
Não sei dizer quanto aos custos de produção, mas já existe alumínio transparente que entendo ser mais resistente e versátil
Curioso… há mais de 4 anos que já se ouve falar do mesmo :
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160401_cientistas_madeira_transparente_rm
Ou aqui:
https://engenharia360.com/conheca-a-madeira-transparente-que-anula-inclinacao-do-sol-ao-longo-do-dia/