Rumor indica que Snapdragon 875 poderá ser mais rápido que o A14 Bionic da Apple
Durante a apresentação dos novos produtos da Apple, uma novidade importante foi revelada. A gigante de Cupertino tem um novo SoC e, como sempre, é uma evolução face ao passado da marca, oferecendo, evidentemente, um desempenho superior.
Algo que não foi detalhado foi o que este novo SoC tem de ganho face à proposta do ano passado. A Apple apenas se focou no A12 Bionic e no que há de novo. Isto abriu de imediato espaço para rumores que dão como certo que o Snapdragon 875 poderá ser mais rápido que o A14 Bionic da Apple.
Porque comparou a Apple o A14 Bionic com o A12?
O novo coração do iPad Air é a grande aposta da Apple para este ano. Deverá ser este SoC a equipar o iPhone 12 e a mostrar como estes equipamentos evoluíram no último ano. Construído com litografia de 5nm, terá melhorias de 40% no processamento e 30% no processamento gráfico face ao A12 Bionic.
É precisamente esta comparação com o A12 Bionic que despertou alguma curiosidade e interesse. O normal na Apple é a comparação face ao modelo do ano anterior e isso poderá revelar que as melhorias deste não são significativas.
Even when he typed the wrong word excitedly, A14 progressed so slowly, giving the Snapdragon 875 a great opportunity.
— Ice universe (@UniverseIce) September 16, 2020
Snapdragon 875 vai bater o SoC do iPhone 12?
A informação que o conhecido leaker Ice Universe lançou no Twitter revela que esta diferença pode abrir caminho para o Snapdragon 875. A próxima proposta da Qualcomm poderá finalmente ultrapassar o que a Apple tem para oferecer.
Do que se sabe, o Snapdragon 875 será também construído com a técnica de fabrico de 5nm. Conta ainda com os CPUs Cortex-X1 e A78, que têm um desempenho 30% superior ao do Cortex-A77, que equipa o 865+, em processamento tradicional e duas vezes maior em tarefas de inteligência artificial.
Ganhos não o tornam especialmente rápido
Para além desta possibilidade, há ainda quem se tenha focado na comparação entre o A14 e o A13. Tendo em conta os ganhos apresentados pela Apple no ano passado, a melhoria que o A14 Bionic traz pode parecer marginal. Os valores apresentados dão conta de apenas uma melhoria de 17% no CPU e uns baixos 8% no GPU.
Claro que, por agora, são apenas especulações e rumores face ao que a Apple revelou e à forma como o fez. É realmente estranho não ter comparado com o A13, algo que normalmente não faz, mas apenas os testes reais vão provar esta possibilidade.
Este artigo tem mais de um ano
Obviamente que a concorrência iria apresentar e ultrapassar a Apple.
A partir de agora todos os chips da concorrência serão superiores em performance e velocidade.
Acho sempre piada a estes rumores!!
A minha pergunta é o 875 já está disponível para a Apple poder comparar??
Pois penso que não!!
Qual era o processador do iPad Air anterior???
Não era o A13 de certeza aliás nem o iPad Pro usa o A13!!
Porque raio a Apple ia comparar o desempenho do iPad Air com o IPhone ??
E o 875 até pode vir a ser mais rápido…
Subscrevo.
875 penso q so sai para o ano. A14 ainda nem saiu como deve ser em telefones, se verdade depois no próximo ano o A15 bate esse. Como exemplo de todos os anos passados. Who cares.
Se calhar a Apple comparou com o A12 por ser esse o SoC presente no iPad Air anterior
Acabam todos por serem melhores que os processadores da Apple.
Mesmo com essa vantagem não conseguem deixar o Android mais rápido e fiável que o IOS.
Engraçado…
Nem mais
Verdade.
Mas não esquecer que o IOS é optimizado só e exclusivamente para a Apple.
Enquanto o Android tem e serve para muitos fabricantes…
o android é feito para milhoes de dispositivos o ios é feito para uns 10 ahah e queres comparar, e ja usei os dois e pessoalmente prefiro o android o ios é mais rapido e fiavel em muito coisa mas no android nao sinto falta de rapidez e a personalizaçao para mim faz a diferença o android eu posso personalizar como eu quero no ios parece que estou sempre preso ao que eles querem
Subscrevo!!!!!
Eu penso que a Apple dará destaque ao A14 no lançamento dos novos iphones. Dar importância agora com o lançamento de ipads, watch e serviços seria desvalorizar o iphone na sua apresentação. Sendo que o processador no próximo iphone será um dos pontos mais importantes, como sempre. De qualquer das formas, é só uma suposição.
A Apple comparou com o A12 porque era esse o SoC usado no anterior iPad e a apresentação era sobre o iPad!
Simples!
Eu até percebo que a Apple tenha comparado com o A12, compara com o antigo air e com o ipad 8 que tinha acabado de anunciar. De todo o modo a ser verdade a comparação, significa que o A14 é pouco melhor que o A13, o que me surpreende, até porque usa 5 nanómetros.
Não me parece que 17-20% se possa classificar de “pouco melhor”, ainda é um ganho considerável, sendo que na transição anterior tinha sido 20-25%.
E não será normal, quem lança depois tenta sempre fazer melhor.
Mas quanto a performances vai morrer quando levar com Android, agora este Snapdragon 875 com iOs era processador para 6 anos na boa, como os processadores da Apple.
Cada novo processador é sempre mais rápido…. claro que o Snapdragon 875 será mais potente que o Bionic A14 … mas o Bionic A15 será mais potente que o Snapdragon 875 e assim por diante…. vocês são mesmo Dah
“É realmente estranho não ter comparado com o A13, algo que normalmente não faz, mas apenas os testes reais vão provar esta possibilidade.”
Se normalmente não faz, não é realmente estranho.
Já verifiquei que tem o nome de quem escreveu o artigo… Caro Pedro Simões, então vamos analisar as coisas… se o A14 é 40% mais rápido que o A12, segundo a Apple… e se o A13 é 10% mais rápido que o A12… Logo o A14 é 30% mais rápido que o A13 correcto? Então o A14 é assim tão lento?
A resposta para a pergunta, porquê o A14 não é muito mais potente que o A13, é simples: não precisa. É mais eficiente energeticamente e a nivel de potência para um smartphone e iPad é já desde o A12 mais que excessiva.
A Apple de certeza que vai puxar a potência nas versões iPad Pro e ainda mais no MacBook com ARM.
Se considerarmos que este A14 (Air e iPhone 12) já está a par de muitos i7, então a bomba A14x do MacBook mesmo em emulação vai ser de nível i7/i9
os números dão um ganho comparável ao que se tem visto nos últimos 2-3 anos. Só no GPU é que o ganho é significativamente menor
“É realmente estranho não ter comparado com o A13”
É o chamado Marketing para totós
Até pode ser, mas lançar um produto 6 a 8 meses depois e ser mais rapido, não é grande taça, ficam no topo 3 a 4 meses.
Uau, que notícia importante.
Realmente a “guerra” entre chips é algo extremamente relevante, nem se percebe como se conseguiria viver sem acontecimentos como estes.
O que interessa ser mais rapido ou não ! desde que nao seja lento e funcione bem com a maioria das apps está otimo, é como os carros ah e tal o meu carro dá 300 km/h , e eu pergunto para quê se as estradas nao permitem mais que 120km/h . A Apple que meta a loja da Lamborghini dentro dos telefones que assim fica logo rápida de vez, e deixe de azucrinar o mundo com a invenções feitas pelos outros.