Nova memória RAM da Samsung promete transferir 10 filmes Full-HD em 1 segundo
Não há dúvida nenhuma de que a Samsung é realmente uma das marcas mais inovadoras do mundo. Não é à toa que a sul coreana foi distinguida como sendo a empresa que mais inventou no ano de 2019.
Esta semana tem sido rica em novidades. E agora a marca anunciou o início da produção em massa de novos módulos de memória RAM LPDDR5 de 16 Gb. Este componente será capaz de transferir 10 filmes Full HD apenas num segundo.
A Samsung está numa boa fase da sua existência. Com um vasto leque de fãs fiéis aos seus produtos, a marca tem lançado constantes novidades apelativas e pertinentes ao que o mercado exige atualmente.
Mas mesmo em tempos de pandemia, a máquina continua a trabalhar para trazer aos consumidores os melhores e mais potentes produtos. Assim, só nesta semana, que ainda vai início, a Samsung lançou o SSD 980 PRO, o mais rápido do mundo.
Nova RAM da Samsung conta com 16 Gb de capacidade
No sentido de continuar a inovar, a empresa sul-coreana acaba de anunciar o início da produção em massa de módulos da nova memória RAM LPDDR5, com uma capacidade de 16 Gb (Gigabit).
Estes chips são capazes de um desempenho admirável, com taxas de transferência de até 6,400 megabits por segundo (Mb/s). Trata-se assim de desempenho cerca de 16% maior comparativamente aos 5,500 Mb/s oferecidos pela geração anterior de memórias, a LPDDR5 de 12 Gb que integra na maioria dos dispositivos móveis da atualidade.
Quando inseridos em pacotes de LPDDR5 de 16 Gb pode construir um conjunto de 16 GB com apenas oito chips, enquanto que o seu antecessor requeria 12 chips (oito chips de 12 Gb e quatro de 8 Gb) para conseguir oferecer a mesma capacidade.
Em termos práticos, quando construído em pacotes de 16 GB, este Samsung LPDDR5 de 16 Gb será capaz de transferir cerca de 10 filmes Full-HD de 5 GB ou então 51.2 GB/s de dados.
Através das características, esta nova memória da gigante tecnológica vai permitir que os consumidores aproveitem ao máximo todos os benefícios dos recursos para a rede 5G e Inteligência Artificial que já acompanham os smartphones da próxima geração.
De acordo com Jung-bae Lee, vice-presidente executivo de Produto e Tecnologia de DRAM da Samsung Electronics:
O LPDDR5 de 16 Gb baseado em 1z eleva a indústria a um novo patamar, superando um grande obstáculo de desenvolvimento no dimensionamento de DRAM em nós avançados. Vamos continuar a expandir a nossa linha de DRAM premium e superar os pedidos dos clientes, à medida que lideramos o crescimento do mercado geral ao nível de memórias.
Produção será realizada na fábrica de Pyeongtaek, na Coreia do Sul
Este componente vai começar a ser produzido em massa na segunda linha de produção da Samsung em Pyeongtaek, na Coreia do Sul. O processo vai recorrer à tecnologia extreme ultra-violet (EUV).
A fábrica abrange mais de 128.900 metros quadrados, o que equivale a cerca de 16 campos de futebol. A linha dois da Pyeongtaek da Samsung é assim a maior linha de produção de semicondutor do mundo.
Com toda a tecnologia envolvida no processo de produção, a marca vai conseguir fabricar este componente 30% mais fino do que o seu antecessor.
Para além dos smartphones, a Samsung pretende também expandir esta nova memória para aplicações automóveis. De acordo com a tecnológica, os novos chips da memória RAM devem chegar ao mercado integrados nos novos smartphones de topo que serão lançados em 2021.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Samsung
Neste artigo: componentes, memória, ram, samsung, Samsung LPDDR5
Consegue transferir 51,2 GB de dados apenas em um segundo
com uma taxa de transferência de 6,4 GB/s ?
Quem me consegue explicar como é que isto é possível?
Boa observação.
source – https://www.samsung.com/semiconductor/dram/lpddr5/
Ha uma parte da noticia que nao foi colocada. Sao 8 chips internos de 6,4 que fazem o total de 51,2
Está colocado. Verifica sff.
8 chips (canais) distintos a 6,4GB/s = 51,2GB… Está explicado no post
Não é essa a explicação! Não tem a ver com nº de chips, mas com o número de pins que ligam a memória ao bus do sistema. Até porque 8 * 6.4 Gb/s não dão 51.2 GB/s, dão 6,4GB/s
Sinceramente não sei que conta estás a fazer mas 8 * 6.4 Gb/s dá 51.2 GB/s,
8*6,4 Gbit/s = 51.2 Gbit/s = 51.2/8 GB/s = 6,4 GB/s
O Tadeu está correto.
é 6400Mbit por segundo, por pin!
a memória tem vários pins de ligação
Só se não for na NOWO!!!
As contas estão incorretas porque 6400 Megabits por segundo correspondem a 800 Megabytes (0.78125 Gigabytes).
O valor correcto que está a ser divulgado será uma taxa de transferência de 6,4 Gbps.
O valor está correto, são 6400 Mbps/pin. 6400Mbit/s * 64 / 8 = 51200 Mb/s = 51.2 Gb/s
Sendo 6400 Megabits por segundo correspondem a 800 Megabytes (0.78125 Gigabytes) por cada chip (arredondando são 0,8 Gigabytes por segundo a multiplicar por 8 chips dará os 6,4 Gbps). Resumindo, os 8 chips a 6,4 Gbps totalizam 51,2 Gbps e não 51,2 GBps (51,2 Gbps = 6,375 GBps). Assim, o erro está na confusão entre Gb “gigabit” que é uma unidade utilizada para mostrar velocidades de transferência de dados e GB “gigabyte” que é uma unidade de armazenamento de dados.
Primeiro, não podes igualar Mbits/s com GB. Bem como estás a misturar unidades do sistema métrico com as do JEDEC. Se usarmos o standard JEDEC seria 6400 Mbit = 6400*10^6/(8*1024^3) GB = 0,74506 GB, não os 6400/(8*1024) = 0,78125 GB como tu calculaste.
Não têm nada a ver com o número de chips, mas sim com o comprimento da bus (x64), mais uma vez a velocidade de 6400 Gbits/s é por PIN, não por chip. E a velocidade de 51,2GB/s é dada no sistema métrico, não no JEDEC.
Estás errado, tanto o bit como o byte servem para quantificar informação. bit/s e B/s é que servem para medir taxas de transferência. O byte é uma unidade derivada do bit.
De que adianta?? Passados 2 anos eles lançam uma atualização para a memória trabalhar de forma mais lenta…
+1
Isso é a outra que tem uma maçã que faz…
As contas estão incorretas e existe uma alguma confusão entre Gbps e GBps.
São 8 chips a 6,4 Gbps que totalizam 51,2 Gbps e não 51,2 GBps (51,2 Gbps = 6.375 GBps).
… (51,2 Gbps = 6,375 GBps).
São números da Samsung e estão correctos!
O errado é dizer apenas 6,4 Gbps, quando é 6,4 Gbps por pin
Não tem a ver com nº de chips, mas com o número de pins que ligam a memória ao bus do processador.
Que confusão na notícia ente Gb (gigabit) e GB (gigabyte). Então na notícia refere “Nova RAM da Samsung conta com 16 Gb de capacidade” e na imagem do chip tem lá escarrapachado 16GB.
Por favor, isto vindo da pplware desilude muito.
A saber: 1 byte = 8 bits!
A notícia está correta, o módulo é de 16Gb. Este módulo permite sim o uso de 8 destes num único encapsulamento (antes era preciso 12 módulos, 8 de 12Gb e 4 de 8 Gb) que perfaz os 16GB, que é o que mostra na figura. Mas não precisas de acreditar em mim, lê na origem:
https://news.samsung.com/global/samsung-begins-mass-production-of-16gb-lpddr5-dram-at-worlds-largest-semiconductor-line
Apenas existe um único erro na noticia no que toca às unidade na seguinte frase:
“O LPDDR5 de 16 Gb pode construir um conjunto de 16 Gb com apenas oito chips,…”
que devia de estar:
“O LPDDR5 de 16 Gb pode construir um conjunto de 16 GB com apenas oito chips,…”
É por isso que no chip está inscrito 16GB.
Mas a notícia, tanto do pplware como da Samsung, é sobre o módulo que é de 16Gb. O encapsulamento de 16GB apenas é mencionado como forma de comparação em que antes precisávamos de mais módulos. Com este módulo a Samsung podia construir um encapsulamento de 2GB, se houver mercado para tal. Portanto a tua diatribe foi desnecessária.
A notícia da Samsung está errada, ao misturar Gb com GB.
É que nem por estar escrito na noticia da samsung: “16-gigabit (Gb) LPDDR5 mobile DRAM”. Só sua excelência é que está certo. Não há pachorra.
Era para o Paulo Pinto.
E a grande vantagem é que assim conseguem justificar os 1500 euros que cobram por um telefone. Tá tudo foldido.