Em Portugal, Internet com “vales de desconto” e terá total cobertura
Portugal é um bom país no que diz respeito a telecomunicações. No entanto, o serviço não chega a todos os portugueses e a outros não chega da melhor forma. Basta, por exemplo, viajar até ao interior para verificar que há muitas zonas que não têm cobertura de Internet, o que é quase inadmissível nos dias de hoje.
No entanto, a nova lei das comunicações prevê mais cobertura de Internet e tarifários mais baratos.
Internet acessível a qualquer consumidor ou pequena empresa, em qualquer parte do país, com requisitos mínimos de qualidade e a um “preço acessível”, mesmo para quem tem baixos rendimentos, revela o Público. Segundo o que é revelado, esta nova lei das comunicações que irá transpor o novo Código Europeu das Comunicações Electrónicas (CECE), irá incluir Internet banda larga em Portugal.
Tal serviço permitirá usar o e-mail, consultar sites de informação ou de procura de emprego, aceder a serviços bancários online ou serviços da administração pública, utilizar o comércio eletrónico, ou ferramentas educativas de base e de formação em linha.
A ANACOM já entregou a proposta no Parlamento e prevê que o Governo possa designar empresas para assegurar “a satisfação de todos os pedidos razoáveis de acesso” a esses serviços (através de tecnologias com e sem fios). A Anacom poderá também propor ao Governo “a atribuição de apoios à aquisição do serviço, nomeadamente através de vales de desconto”.
A tarifa social da Internet...
A Tarifa Social é um desconto adicional nos serviços de Internet que se destina aos consumidores economicamente vulneráveis. Este tipo de tarifa já existe no mercado da energia e em breve poderá chegar ao mercado das comunicações.
Existem dois reguladores para averiguar essa situação – a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) e a Autoridade da Concorrência (AdC). A tarifa social de Internet será aplicada aos beneficiários da tarifa social de eletricidade.
De acordo com dados da Comissão Europeia, Portugal ocupa o 19.º lugar entre os 28 Estados-membros da UE no Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES) de 2020”.
Um dos problemas identificados no relatório é o preço excessivo da banda larga no país. O relatório aponta também que é necessário um “esforço suplementar” para que a Internet rápida chegue a todos os agregados familiares. Evidentemente, mesmo nas zonas rurais, refere o Expresso.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Será que é desta que vamos podemos contratar net por fibra, sem a tralha da TV e telefone fixo?
Xtremis, Pode contratar, mas paga o mesmo ou quase com TV ou sem.
Eles não andam a dormir.
+1
Era bom era..
Também não se compreende porque é que depois de um operador colocar fibra é que vai logo outro a correr duplicar a infraestrutura.
Tem um país quase inteiro para desbravar.
Ou será que vamos ter uma tarifa social e para compensar aumento para os restantes? Afinal.. é Portugal!
Fdx! Tarifa social de internet ?! A Internet só deve estar disponive para quem pode pagar, esta mania de todos sermos iguais não faz qualquer sentido, daqui a pouco não temos gente para nos limpar a retrete porque todos somos iguais.
Solução – vamos todos limpar retretes.
Mais um que tem a mania que é fino……
A inteligência também só deveria estar disponível para quem a conseguisse utilizar com bom senso, coisa que tu não sabes o que é.
Falta de inteligência tem quem não consegue perceber como o mundo funciona.
Imagina um mundo sem pessoas ricas onde todos ganham o mesmo e todos têm a função que querem na sociedade, sei que não vais ter facilidade, mas perde alguns dias a pensar nisso e no final diz-me se percebes o comentário satirico do TrincaEspinhas e onde reside a falta de inteligência.
Estamos a falar no contexto de internet para todos, numa siciedade em que tudo se está a virar para o sistema simplex, em uma simples fatura para pagamento já
só é acessivel por net. Acho bem que a internet esteja acessivel para todos, tudo o resto que não seja para o bem comum, quem quizer que gaste o seu dinheiro como quizer….
Não tem a ver com o ser todos iguais ou não, mas sim com o acesso às mesmas oportunidades.
Hoje em dia uma pessoa sem acesso à internet entra logo em desvantagem no que toca a educação.
Por esse comentário provavelmente não terás nascido muito pobre. Não quer dizer que uma pessoa pobre não consiga vingar neste mundo mesmo com desigualdades. Há muitas que o conseguem.
Nascer pobre é azar, é o que é. Estar em desvantagem por ser pobre é que não é concebível. Por isso é que toda a escola devia ser publica, nem devia ser concebível poder pagar para conseguir ter melhor educação. Devia ser um direito de igual acesso a todos.
Os “pobres pequenos” têm acesso à internet na escola nos seus smartphones e também têm dados móveis. Os “pobres grandes” têm os mesmos acessos nos seus postos de trabalho e nos seus smartphones com dados móveis.
Tarifa social é mais uma treta para um lobby qualquer e arrancar dinheiro dos nossos bolsos.
Qualquer dia criam uma tarifa social para cada um de nós ter o ultimo grito da moda dos smartphones.
Duvidas Patanisca ? São sempre uns a subsidiar os outros .
Como estamos são 3 operadoras que usam os mesmos preços/serviço, ou seja, é como estarmos na Coreia do Norte onde só há uma empresa com preço único.
Algum otario vai pagar a conta
Sim, os 9M de “não pobres” com mais uma taxa de pobreza nas contas de internet.
Pagar mais para que outros tenham internet!! Eles que paguem também!! Isto vai trazer porcaria e vai ser desta que deixo de ter internet 😛
Não é preciso viajar para o interior do país para se verificar que as ligações são péssimas… basta ir a Lisboa, em determinados locais, nem ADSL, nem Fibra e nem Cabo! Só o 4G que de 4G terá apenas o nome…
Pelo que li por alto. Internet que dá para ir ao mail e navegar na NET para trabalho. Grande coisa se dissessem internet que permite jogar online mas a preços de ADSL. Assim é que estão a pensar bem não a dar o que já existe NET para trabalho e pouco mais
Porque não existe uma empresa (Pública) para fornecer serviço de Internet,para utilização dos contactos com os serviços públicos , pois cada vez mais estão exigindo que o cidadão trate tudo através da mesma.
Libertando-nos do monopólio das existentes que temos que ter o que eles querem (Net+TV+telef.fixo).
será que a publicidade nas gravações automáticas vai pagar isto?
Se for algo como a TDT o resultado será fantástico com sinal adequado em todo o lado. (sarcasm)
Tão bom. Adoro fazer zapping na TDT, qundo o céu está limpo.
Eu terei fibra óptica quando nos grandes centros já estiverem a usar um acesso com tecnologia quântica : )
“Portugal é um bom país no que diz respeito a telecomunicações.”…isto é claramente do ponto de vista dos operadores e nunca do consumidor!
A “tarifa social”, serve apenas para angariar mais clientes (pagado o estado o resto da factura) e beneficiar uns qtos “espertos” com negócios próprios, que descontam do salário mínimo, baixando claramente o IRS e escondendo a realidade, dos vastos sinais de riqueza exterior apresentados, dando acesso a esta “tarifa social”, bem como outras…por ex Escalão A para os filhos na escola!
É só mais um embuste…e a ANACOM a assobiar para o lado!
+1