Apple MobileMe será iCloud – O novo serviço cloud da Apple
Isso diz muita coisa, a ser verdade! Vocês lembram-se certamente de termos, em Março deste ano, falado num serviço cloud que disponibilizava 3Gb de espaço online para podermos alojar ficheiros online. Nessa altura ainda se chamava iCloud. Hoje já se chama CloudMe e isso, juntamente com a confirmação por parte de John Paczkowski que a Apple comprou o domínio icloud.com, abre uma série de possibilidades.
Assim, de forma muito pragmática diríamos que o serviço MobileMe passará a chamar-se iCloud e que o CloudMe poderá ser um serviço da Apple de partilha de música baseado na cloud.
O MobileMe, que custa a módica quantia de 80 euros/ano, embora seja um serviço com uma razoável qualidade e estabilidade, nunca conseguiu singrar, face ao que o mercado oferece gratuitamente.
O lançamento do serviço iCloud não é hoje em dia visto como o grande foco da próxima edição da WWDC, já amanhã.
Embora haja muita informação verdadeira por confirmar, relativa ao iCloud, a Apple mantém uma certa excitação em volta deste serviço que, como também já falámos, terá componentes streaming para o iTunes (com sincronização online e offline das bibliotecas de música) suportados pelo serviço comprado em 2009, o serviço Lala, especializado em streaming.
Neste novo serviço iCloud a Apple irá incluir a oferta de alojamento online, ferramentas de produtividade, como um processador de texto muito similar ao Pages (sim muito similar ao que a Google oferece no Docs) haverá também um calendário, à imagem do que temos hoje no MobileMe, teremos um gestor de tarefas, um conjunto de serviços dedicados (como os que existem do tipo find my iphone, galeria de imagens, etc..) e , muito provavelmente, uma ferramenta baseada no numbers que será a folha de cálculo do iCloud.
Além disso, será colocado o serviço de mail da Apple, de forma a que tenha uma maior abrangência e, quem sabe, seja proposto um preço diferente, mais atraente.
Espera-se que por mais pequeno que seja o sucesso do iCloud seja encarado como um triunfo para a Apple, visto que o MobileMe e o Ping foram dois casos de insucesso, face ao esperado e face às expectativas da empresa de Cupertino.
Este será também um serviço multi-plataforma que a Apple irá potenciar com grande insistência entre o novo Mac OS X Lion e o novo iOS 5. Isto trará um novo mundo de serviços que irão cobrir áreas
Estas novidades serão já amanhã desvendadas por Steve Jobs durante a próxima keynote do dia 6 de Juno no evento anual da Apple, o Worldwide Developers Conference.
Artigos relacionados:
- Mac OS X Lion – Será lançado na WWDC 2011?
- Mac OS X Lion – Primeiras imagens e detalhes…
- iOS 5: A Apple nas nuvens
- Apple Compra Lala – iTunes na nuvem?
- MobileMe Gratuito?
Este artigo tem mais de um ano
Vejo alguma confusão nesta informação!
Em primeiro lugar já está mais do que confirmado que a Apple vai apresentar amanhã o iCloud e que será um dos focos principais da WWDC.
wwdc_2011_banners_going_up_at_moscone_center.html
steve_jobs_to_present_ios_5_lion_at_apples_wwdc_keynote_on_monday_june_6.html
A Apple anunciou na passada terça-feira que o iCloud seria apresentado na Keynote de amanhã.
Obviamente não há certezas quanto ao que vai ser oferecido… pessoalmente acho que o iCloud vai ser bem mais do que o que tem sido dito, possibilitando vários novos serviços às aplicações desenvolvidas no Mac e no iOS.
Quanto ao CloudMe certamente que não será um serviço da Apple [“o CloudMe será o serviço da Apple de partilha de música baseado na cloud”]… é só o novo nome da empresa que vendeu à Apple os direitos ao nome iCloud, aliás tal como é dito no primeiro parágrafo [“chamava iCloud. Hoje já se chama CloudMe “]
Acho que não está confuso, até é de alguma forma sui generis o nome, não te parece?
Depois de iCloud passou a CloudME… 😀 é interessante que este serviço tenha “herdado” o nome… há familiaridade com o serviço MobileMe que, segundo alguns rumores, irá ter continuidade num serviço streaming.
Vamos ver amanhã.
A confusão é nas contradições! Por um lado diz que o serviço não terá um grande foco na WWDC, por outro sabe-se bem que será um dos temas centrais da Keynote, pois tal já foi anunciado.
A outra confusão é falar no CloudME como serviço da Apple, quando se sabe que é de uma empresa que nada tem a ver com a Apple.
Sim não será grande foco pelo outros assuntos na mesa. Entre o iCloud, Lion e ioS 5, está de caras, não é necessária uma sondagem.
Esse é o ponto que refiro como não sendo o foco principal, perdendo assim protagonismo.
No que toca ao CloudMe, sim poderá ser apenas uma troca de nomes, no entanto esta aproximação da Apple à empresa que detinha o dominio, parece-me claro.
Não tem nada de confuso, assim como não há certezas no que iremos saber amanhã.
Enfim… deixo-me pelo o que já disse, que quem leia tire as suas conclusões.
Mas não concordas que com assuntos mais interessantes a apresentar, o iCloud será arredado do foco das atenções?
isto por razões que já se falaram, entre elas o preço, que te parece?
Não! Pela simples razão que pela primeira vez desde que o Jobs voltou à Apple, a Apple anunciou o que iria falar na keynote, mais ainda anunciou previamente a existência dum produto que nunca havia apresentado.
Se adicionarmos a isso o facto que toda a gente já sabia que se iria falar do iOS e do Lion, o iCloud toma muito mais relevância… toda a gente está a falar sobre o iCloud, toda a gente tem curiosidade sobre o assunto!
Amanhã verás…
Basicamente tudo o que já é possivel ter de graça..
Vai ser um sucesso, e não estou a ser ironico.
Pena é que não vai ser de graça ^^
É bem provável que muitos dos serviços sejam de graça! O que deverá vir a ser pago é parte dos serviços de conteúdos! Aquilo que a Amazon e a Google oferecem (parecido) neste momento, em termos de conteúdos, é sem licença, como tal é de esperar que venham a haver mudanças no futuro, através de processos judiciais!
Veremos amanhã!
“basicamente tudo o que já é possível ter de graça”, vai continuar a ser possível ter de graça..
mas a apple vai pegar nisso tudo, misturar e fazer com que apenas com uma cena tenhas tudo…, mas pago…, e provavelmente vai ter o mm sucesso que o mobileme teve…,
dando-te a ti e a todos os outros a possibilidade de poderem usar “tudo o que já é possivel ter…., de graça…”
Nao acredito, com o sucesso que ultimamente todo o que a apple faz tem, fazendo o mesmo que os outros acaba por ter muito mais sucesso..
Eu acredito que terá sucesso. Quem já paga pelo MobileMe o valor referido neste artigo, ficará contentíssimo pela baixa de preço e a adição de novos serviços.
Quem não tem o MobileMe, provavelmente será “seduzido” por esta nova oferta, mais rica e a preço mais acessível.
Os rumores apontam para $25/ano.
Amanhã veremos.
Eu não tenho MobileMe porque acho caro para as minhas necessidades.
Mas a $25/ano… aí talvez seja um dos “seduzidos”.
Sim, sem duvida.
A baixa de preço irá manter os clientes, porque se já pagavam até agora, a baixa de preço irá evitar que fujam para um serviço gratuito, e irá chamar (muitos) novos clientes, muito pelo sucesso do iPhone e iPad, e mesmo a linha Mac. Eles fazem isto como ninguém, cativar clientes.
Ainda tenho alguma esperança que este serviço venha com algumas “partes” gratuitas, mas amanhã veremos.
Abraço
se for a pagar, nao interessa
Vindo da apple? De borla é que não é.
Também vão anunciar o iOS5 amanhã. Há que adivinhe a ligação do iOS5 ao iCloud. É capaz de não ser tudo a pagar.
http://www.tipb.com/2011/06/03/imagining-ios-5-redux/
…Há quem …
Não percam o vídeo do iOS5 😀
http://appadvice.com/appnn/2011/06/video-hits-web-ios-magical
Muito bom! 🙂
Sabem quando sairá o novo macbook white?
Processamento na “nuvem” (cloud) – que a sorte vos acompanhe! 😀 😀
É o tipo de serviço que se a Internet não estiver funcionando, o que ocorre de vez enquando por aqui (Brasil), tudo pára e vais amaldiçoar o “infeliz” que colocou “goela abaixo” essa idéia antiga…
A única coisa que utilizo é o ZumoDrive para sincronizar as minhas pastas (ficheiros) *mas* todas estão presentes localmente hehe
De vez em quando nem em Portugal ou em outro pais. Quanto a esses servicos acho-os inuteis e levantam serias questoes de privacidade. Para empresas acho que sera bom… como tou-me lixando (apesar de ter todo o respeito para quem me poe o pao na mesa) vou aproveitar o cloud. Mas a nivel pessoal nem pensar. Quero ter tudo o que e meu seguramente guardado em discos ou num servidor em casa (e/ou noutro local). Para quem gosta de se mostrar ja existe o facebook … agora ter ficheiros pessoais que alguem por curiosidade pode aceder ao aceder ao meu perfil… nem pensar. o que e meu nao e publico.
Eu sou um ceptico em relacao ao cloud. Seja la quem fornece o servico. Por outra em todo o lado do mundo existem problemas com acesso a internet. Em casa posso ter um bom acesso, no trabalho normalmente tambem. Mas quando viajar nem sera sempre assim. Pensem no facto de que quando precisamos de aceder romotamente ao trabalho ja e do caracas. Imaginem aceder a ficheiros pessoais estilo fotos e musica. Se a ligacao nao for boa… tou lixado..