PplWare Mobile

Mac OS X Lion – Primeiras imagens e detalhes…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. ApacheDraco says:

    Que saia rápido…

  2. Det says:

    Como costuma funcionar a apple quando sai um novo sistema operativo? Quem tem o OS X paga 100% para frazer o upgrade? é de graça? Metade do preço talvez?

    • Ppietra says:

      Os sistemas são sempre vendidos como upgrades (só há uma versão à venda). O preço no entanto pode variar com o upgrade, de acordo com a visão da Apple para o produto.
      O último só custava 29 euros, muito por causa da maioria das alterações serem pouco visíveis para o utilizador – o preço tornou o produto mais convidativo.
      Este tem todo o aspecto de vir a custar mais de 100 euros, mas só a Apple é que sabe.

      • Francisco says:

        Por acaso não é essa política da Apple! Os sistemas são sempre vendidos com sistemas novos/completos. Quero eu dizer que não é como no windows que tem uma versão de upgrade que precisas de já ter um cd da versão anterior e uma versão completa. No mac só tens a versão completa. No caso do snow Leopard eles limitavam legalmente a quem já tinha o Leopard mas na pratica não precisas do leopard para nada.

        • Face says:

          🙂 se vires bem a situação e o que tu próprio afirmas, “No caso do snow Leopard eles limitavam legalmente a quem já tinha o Leopard”,
          põe a venda do sistema como um upgrade!
          Uma pessoa só pode usar o DVD tendo a versão anterior (ou do DVD) instalada e um Mac, não por limitação técnica mas pela licença.

        • João Morgado says:

          Esse caso do Snow Leopard como referiste é semelhante ao windows. As versões upgrade são iguais as versões normais (podes instalar de raíz). No entanto tal como no Snow Leopard, este está limitado legalmente a quem já tem uma chave do Vista.

  3. Gostei da review, não percebi é a razão para chamar o OSX de player!

    PLAYER??? É um sistema operativo!

  4. Ruben Melo says:

    Bem, os três últimos tópicos estão fantásticos ou pelo menos mais fantásticos do que os outros. Uma maravilha, como seria de esperar pela Apple.
    Neste momento uso Windows, mudei-me há uns 4 meses atrás por questões de trabalho, e por falar nisso, deixo-vos uma questão:

    Para Programador Web, Windows ou Mac OS? Porquê?

    • Nelson says:

      Boas, acho que em termos de compatibilidade são iguais, em termos de ferramentas, também deverão ser mais coisa menos coisa (coda, p.ex. é um “exclusivo” no Mac).

      Deverás utilizar o SO que mais gostares de usar no dia-a-dia.

    • Cláudio Esperança says:

      Depende da plataforma e linguagens em que vais trabalhar… Se fores programar em PHP, definitivamente um sistema baseado em unix como o linux ou o osx, pela proximidade destes ambientes com o ambiente de produção onde estes sites geralmente são disponibilizados. Se fores programar sobre .net recomendo o windows.

      Pessoalmente o meu ambiente de desenvolvimento é funciona sob linux com recurso a máquinas virtuais windows e osx para validar a parte funcional dos sites nos restantes ambientes.

      • Ruben Melo says:

        Programo em PHP.

        “máquinas virtuais windows e osx para validar a parte funcional dos sites nos restantes ambientes.”

        foi exactamente por isso, que deixei a questão.

        Mas há outra coisa, ainda não encontrei programa que me fizesse deixar o DreamWeaver por causa de velocidade, simplicidade e facilidade com que se programa nele.

        • Cláudio Esperança says:

          @Ruben Melo: Não sei qual é o uso que fazes do Dreamweaver, mas como um antigo utilizador desta aplicação (e de outras do tempo da Macromedia como o Flash e o Fireworks) encontrei refúgio no Eclipse (com extensões como o PDT e Aptana instaladas) que, apesar se ser um pouco pesado, para projectos com alguns milhares de ficheiros tem sido o IDE que melhor se tem portado. Outra das grandes vantagens do Eclipse é a quantidade de plugins disponíveis que permitem projectos tanto em projectos em PHP, como Java, C, etc.

          Como substituto do Fireworks tenho utilizado o Gimp com grande sucesso, permitindo trabalhar sem problemas as imagens que me chegam da equipa de design.

          A grande vantagem destas ferramentas que escolhi como base para os meus projectos é que funcionam tanto em Linux, Windows ou OSX o que me permite ser produtivo em qualquer ambiente (em ambientes empresariais esta polivalência é muito importante, pois nunca sabemos qual o projecto que nos vai chegar amanhã).

          No final, não há receitas perfeitas e creio que terás de ser tu a experimentar cada possibilidade para formares a tua própria opinião e fazeres as tuas próprias escolhas. Boa sorte

        • Ruben,
          Também sou programador PHP.
          Usei o Dreamweaver durante muitos anos, tanto em PC, como depois de mudar para Mac.
          Um dia resolvi experimentar o Coda, e não quero outra coisa.
          É muito mais simples e, na minha opinião tem ferramentas mais úteis que as do dreamweaver.
          Além de ter um ambiente gráfico mais simples e agradável, consigo ter mais rendimento no trabalho.
          É excelente!

          Outra coisa: o Mac OS já trás de origem o Apache e PHP. Se sair uma nova versão do PHP, este é actualizado automaticamente nos updates do sistema.

  5. Hum, parece que está tudo a convergir para o mesmo lado… O Ubuntu com o seu Unity,o elementary com o seu pantheon, e o Gnome com o Shell oferecem experiências similares. Resta esperar o que é que a Microsoft vai fazer no Windows 8.

  6. Joao says:

    eu comprei o meu Imac em Julho passado acham que posso ter actualização pra o OS X Lion de borla???

    • RaCcOn says:

      Não, mas podes fazer o upgrade por um preço mais baixo.

      • Francisco says:

        Também não! O Lion vai sair um ano ou mais da altura em que ele comprou o mac. Não contem com “promoções” para mac comprados com tanta diferença de datas.

        • RaCcOn says:

          As versões de upgrade serão disponibilidades para todos os que tiverem a versão anterior do sistema operativo.
          Ficando obviamente mais baratas que as versões completas.

          • Ppietra says:

            Só há uma única versão! O sistema é disponibilizado com preço único.
            A licença é equivalente a um upgrade, pois cada Mac já vem com o sistema instalado. Caso uma pessoa não tenha o SO anterior é suposto compra-lo antes de instalar de modo a respeitar a licença. Contudo não há qualquer entrave técnico para a instalação, o DVD apresenta uma versão completa do sistema.
            A Apple prefere não complicar o processo de upgrade às pessoas.

          • viperbruno says:

            Não tenhas penas deles… A margem de lucro já serve para isso. O consumidor até fica com uma boa imagem, pois vai-se meter a comparar com o Windows. Mas o Snow Leopard foi uma excepção… Tal como foi mostrado num artigo, o Windows por norma tinha melhores preços.

          • Ppietra says:

            @ viperbruno
            Os upgrades do Mac OS X nunca custaram mais do que 129 euros. Se reparares bem os upgrades do Windows 7 (vindo do Vista) custam mais do que isso. Por isso não faz muito sentido o que dizes!

          • viperbruno says:

            3x actualizações do Windows 7 Home Premium são menos de 150€…

            Mas não podemos comparar pois são situações diferentes. Quando o fabricante/fornecedor oferecem a possibilidade de actualização os preços são igualmente baixos. Ver a fabulosa (NOT) InSys (tuga como tudo…) que oferecia o W7 Profissional por 30€

          • Ppietra says:

            @ viperbruno
            🙂
            Engraçado levantares essa possibilidade, é algo que a Apple oferece desde pelo menos 2003 e muito provavelmente serviu de exemplo para a Microsoft com o Windows 7.
            A Apple vende 5 licenças de instalação por 50 euros. Com os preços anteriores devia ser cerca de 180-190 euros.

    • Francisco says:

      Não! Possivelmente ele só será de borla para quem comprar em Maio, junho,julho, dependendo da data em que ele for posto á venda.

  7. Miguel says:

    Fantástico! A Apple jogou os trunfos certos nesta. Só me parece que vai precisar de uma maior capacidade de processamento, daí ter saído a nova linha de MacBooks, ou seja, não são as melhores notícias para quem já tem Mac e não tem orçamento para comprar um novo.

    • Francisco says:

      Especificações mínimas core 2 duo

      • viperbruno says:

        LOL

        Ainda falam mal do Windows 6.x, que não tem grande performance… Eu “enfiei” num pentium 4 do inicio do século (ainda de origem lol), e corre por incrível que parece muito bem.

        • Ppietra says:

          😀
          A Apple só tem computadores com processadores Intel desde 2006. Os únicos modelos que poderão não ser suportados (a confirmar) são os com Core Duo, que foram rapidamente substituídos pelos Core 2 duo ainda em 2006. Uma explicação óbvia para esta eventual situação será o suporte para 64bits (os Core Duo são só 32bits).
          (a Apple decidiu que o novo sistema seria só para processadores X86)

          • viperbruno says:

            Pois não tinha visto isso desse ponto de vista, a limitação da arquitectura…

            Mas tá mal! Quem tem um Mac mais antigo fica a ver navios… Ou migra para o Windows ou Linux (Ubuntu pelas semelhanças)

            Se no caso do iPhone fizeram um sistema de updates/upgrades muito bom, nos seus “PCs” já não é bem assim. Um portatil de 3 anos que veio com o Vista (mesmo que com o Basic) eu hoje coloco-lhe o Windows 7 (Ultimate) e ganho performance…

            Eu sei que ter tudo a “andar” ao mesmo passo é melhor pois o suporte é mais concentrado, logo a probabilidade de erros é menor. Mas mesmo assim, numa marca em que os seus seguidores orgulham-se de não deixar nenhum produto para trás, ve-se agora.

            Se quiseres fazer o upgrade paga mais 2000€.

          • Ppietra says:

            @ viperbruno
            Ninguém sabe se vai ser assim! E isto representaria só algumas das máquinas com 5 anos!
            Suportar os computadores anteriores, com processadores PowerPC, respresentaria o dobro ou mais do trabalho. E se não me engano tal já ocorreu com o Snow Leopard!
            A Apple tem costume de se concentrar no suporte e deixar aparelhos para trás a partir do momento que representam uma reduzida percentagem dos utilizadores. Deste modo conseguem uma evolução mais rápida do software.
            Quanto a custos não sei porque é que falas em 2000 euros quando tens vários outros modelos mais baratos – 730 euros, ou 1000 euros para um portátil!!

          • Miguel says:

            C2D como mínimo?
            faz sentido.
            e no final do verão, quando sair o Lion, as máquinas CD já vão ter mais de 5 anos…
            [ os PPC já foram abandonados com o Snow Leopard ]

  8. echo says:

    eu aguardo pelo ubuntu 11.04.
    mas um dia,se for rico, compro um mac! grande(OS)

    • Joao says:

      eu não sou rico e comprei um Imac no valor de 1500euros!
      faz como eu, faz um mealheiro !!

      • gilao says:

        o echo é rico, tá é a gozar.

      • lmx says:

        Boas..
        podes não ser rico…mas deves ter uma grande casa e um grande carro, obviamente e um grande salario(graças a deus…)…caso contrario cairias numa situação caricata…eu diria estranha…estou a dizer isto pois tenho uns amigos em que o carro e a casa não vale nada ..não teem grandes condições de vida,etc, mas teem um mac 2000 euros 🙂 WTF…será que está aqui alguma coisa errada…

        cmps

        • Relvas says:

          vejamos… comprar um carro bom.. é a partir de 50.000,00€.. uma boa casa.. a partir de 150.000,00€… acho que tendo isso em conta comprar um mac de 2000€ nao é assim tão errado

          • lmx says:

            boas..
            será…se a tua casa(caso a tenhas…) estiver a cair as bocados, o teu carro for um chasso velho a avariar..etc, e a tua condição de vida seja uma miséria.
            Dai eu ter feito esse termos de comparação..
            concordo com o valor mínimo da casa no entanto acho que por esse valor não se tem grande coisa, para mim uma casa já a entrar na classe media começa nos 250000 euros para cima, o carro começa por volta dos 35000 euros…
            a situação a que te referes é uma situação verdadeiramente tuga…a casa 150000 o carro 50000(wtf…) estamos a falar de um carro meus caros…e a cabeça para que serve???.
            Coloco a tua referencia do meu ponto de vista como estando na classe baixa-media, mas acho que com um bom salario, ja se justifica o MAC 🙂 , mas abaixo disso para mim já é suicídio…estamos a falar de um pc meus caros…

            cmps

          • Ppietra says:

            @ lmx
            Já reparaste bem no ridículo da conversa, pões-te a fazer juízos sobre o que os outros têm ou não têm!
            E desde quando é que a ordem de grandeza dessas despesas tem alguma vez comparação com a despesa dum computador, ainda mais quando quase ninguém adquire casa ou um carro sem recorrer a crédito bancário.
            Cada um sabe como cuidar do seu dinheiro e cada um sabe que valor dar às coisas.

          • Carlos says:

            Eh pá, onde é que em Lisboa compras uma casa boa por 150 mil aérios?

          • Relvas says:

            @carlos
            Mas quem disse que tinha de ser em Lx?
            Lisboa não é o centro do mundo..
            dei um exemplo…

            Alias passo a citar que o valor que me refiro é o valor de mão de obra de construção sem se incluir terreno! lol

          • lmx says:

            boas..
            fazendo um paralelismo…
            o preço do carro que postas-te também é o preço de um carro em chapa a vista sem estofos motor, vidros, pintura etc, vulgo…pura carroçaria 🙂
            Apenas dei acima a minha opinião sobre certos casos que caem no ridículo e precisamente por causa de alguns que não usam a cabeça para pensar é que se metem em empréstimos ate ao pescoço, e depois ficam …sem a casa,o carro,andam ai a dizer que se matam…no final a gente já sabe que alguém vai ter que pagar a borrada dos meninos esse alguém é gente como eu e vocês…
            ppietra:
            Mas(do meu ponto de vista) tens alguma razão, este assunto só se refere a noticia indirectamente…

            cmps

        • dajosova says:

          Concordo plenamente… mas isso acontece aos vaidosos excetuando (NAO) a, por exemplo, a uma rapariga designer a quem eu vendi esta semana um iMac 27″ de aprox. 2050€ cujo carro Renault Twingo (dos bem antiguinhos a cair literalmente aos bocados)… bem.. o iMac quase não cabia na parte de trás do carro., eheh. Fora isso, há muita vaidade e pouca sabedoria, ou talvez não… 🙂

          • Joao says:

            sendo ela designer se calhar comprou o iMac como ferramenta de trabalho! ja pensaste nisso?? porque os MAC para trabalho são do melhor que à!!

          • dajosova says:

            Por isso mesmo escrevi a palavra: “excetuando” (NAO)

            Se bem que, praticamente, desde sempre (excetuando (NAO) nos últimos anos)o mercado Apple tem sido o profissional (excetuando (NAO) no início, ehehhe)

            P.S.: NAO = Nôbo Acôrdo Ortusgrásfico

          • Joao says:

            eu devo ser muito burro, mas nao entendi o que tu acabaste de escrever!!

          • viperbruno says:

            Mais conhecido por NADO

            Não Ao Desacordo Ortográfico

          • dajosova says:

            mim explicar:

            o mercado-alvo da Apple teve fases distintas ao longo do tempo. Em tempos via-se quase apenas os profissionais (designers, etc.) usarem Mac’s. Mas isso mudou. Muita gente atualmente(NAO) compra porque aprecia e conhece o valor; contudo, existe muita gente porque pura e simplesmente quer aderir à moda do “Bom, Bonito e Bué da caro”! Tás a ver a cena!? 😀
            ——–
            O facto (ou fato) de usar a palavra “excetuando” seguida do acrónimo “NAO” entre parêntesis [()] serve para reforçar a ideia de que temos de nos habituar ao Novo Acordo Ortográfico, criando assim alguma paródia em torno do tema e também confusão!

            Links úteis:
            http://www.priberam.pt/docs/acortog90.pdf

            http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=lince

            Já agora, continuação de bom fim de semana(NAO) apesar de já ser quase domingo(NAO). 😉

          • Joao says:

            na minha opniao o que ajudou a lançar a marca Apple foi o iphone! porque antes quase ninguem falava em apple mas depois quando saiu o iphone a marca ficou bastante conhecida mundialmente sendo hoje uma das empresas mais ricas do mundo. eu por exemplo o meu 1 produto da apple foi uns fones pro meu mp3 e depois foi um ipod touch e o meu ultimo foi um iMac 27º. e pessoalmente acho os produtos da apple de uma grande qualidade. o que nao gosto mesmo nada é dos preços! lol (mas tbm a qualidade paga-se)

          • Ppietra says:

            @ Joao
            “o que ajudou a lançar a marca Apple foi o iphone”
            A Apple já era bem conhecida antes do iPhone – pelo menos o iPod fez muito por isso.
            O iPhone contudo tornou-se uma fonte importante de rendimento para a Apple e é um produto marcante no segmento, elevando o valor da Apple

          • Miguel says:

            @dajosova
            facto continua facto
            não passa a ser roupa 😉

          • dajosova says:

            @Miguel

            Não passa a ser roupa mas passa a ser possível escrever das duas maneiras: facto e fato (Portugal e Brasil, respetivamente(NAO)).

            Podes escrever “fato” em Portugal mas é recomendado que escrevas “facto. No Brasil é ao contrário. Recomenda-se que se escreva como dantes; ou seja, “fato”.

            As duas formas passam a estar corretas (NAO).

            Conclusão: não somos os únicos que teremos de abdicar de certas grafias (bem como os PALOP e Timor) mas também o Brasil precisará de se adaptar à nova escrita.

            Para terminar:
            se alguém que esteja no Brasil disser em voz alta:

            HÁ BRIO!

            Poderá soar a 3 coisas:

            1= Abriu
            2= Abril
            3= há brio

            😀

        • Joao says:

          eu só tenho 17 anos e nao trabalho só estudo! e o dinheiro que eu juntei foi dinheiro que me deram no natal,anos etc.

          • lmx says:

            Boas..
            muitos parabéns…não pela compra do mac, ou producto relacionado, mas sim pelos familiares que tens 😉

            cmps

          • Ppietra says:

            @ lmx
            outra vez ridículo! Qual é a tua tara quanto ao dinheiro e a vida dos outros?
            Se queres criticar, critica o preço dum produto comparando com outros, não te ponhas com estas conversas e insinuações!

    • am says:

      Eu tambem não sou rico e tenho um imac de 21″ corpo de plastico branco dos primeiros com processador intel. Aterrei na marca primeiramente pela beleza do produto, depois de alguns meses apercebi me que a experiencia não podia ter sido melhor passados 4 anos ainda penso que tenho uma maquina recente onde corro programas bastante exigentes… Só quem tem um sabe do que falo

    • lmx says:

      Boas…
      já somos dois…e embora seja pobre e possa comprar Macs(graças a deus…) vou esperar pelo myloved Ubuntu 11.04 🙂
      Mas se aparece-se algo ao meu gosto, ai compraria…para instalar o meu Ubuntu :)…os macs correm Ubuntu melhor que nenhum outro, assenta ali que nem uma luva ;).

      cmps

  9. Carlos Reis says:

    Se for como no Snow Leopard, são 29€ pelo DVD e depois lá se faz o upgrade (:

    Da review, gosto da melhoria de tudo em geral mas principalmente do Mail, da organização/estrutura das apps e a função airdrop

    • Relvas says:

      o snow leopard foi uma actualização a nivel de performance interna… e como houve poucas alterações a níveis exterior da interface e poucas novidades.. o preço também foi em conta..
      Já no lion o preço deve retornar os 79euros.. e não vai haver DVD de instalação..
      a instalação vai ser feita através da Mac App Store… como já acontece agora para nós developers baixar-mos a versão beta do lion

  10. ICP says:

    com este novo so vai haver melhorias para o Snow Leopard ou este estagna e so o outro evolui? isto é vai haver actualização do Mail por ex, claro com as suas limitações comparativamente ao novo

    • Ppietra says:

      A Apple costuma só fazer updates de segurança aos SO anteriores – o Safari e o QuickTime são casos à parte! Mas até que saia o Lion deve haver ainda uns dois updates ao Snow Leopard

    • Relvas says:

      Como assim? a unica actualização que vai haver é do SL para o Lion.. mais nada…
      as novidades e recursos da nova versão nunca irão para o snow leopard.. nem com, nem sem limitações…
      a partir do lançamento do lion, o SnowLeopard apenas receberá actualização de segurança…

  11. dajosova says:

    Como é que consigo no Safari aumentar a janela para ecrã completo?

  12. manito says:

    Agora é que vou tirar o sumo do meu Magic Trackpad com o LION. Parabens por este artigo bem feito.

  13. Luís says:

    Apple em Grande!

    Apreciei também a excelente apresentação da review.

  14. Venha ele!!!
    Estou ansioso de lhe por as mãos em cima! 🙂

  15. Bruno B. says:

    Boas desde já excelente review! Nunca tive um Mac! Mas é uma coisa que gostava muito de ter no futuro!

    Além disso tenho uma grande admiração pela Apple, mas a minha carteira é pequena!

  16. Bruno says:

    Eu baixei essa versão e já instalei, melhor muitas coisas, a que mais me chamou atenção foi a integração com a conta do Google, eu cadastro minhas contas nas preferências do sistema, ele integra com o iCal, Agenda, Email e iChat. A aparência do sistema mudou um pouco, os botões não são mais tão redondos, são quadrados com pequeno arredondamento das bordas. O Mail ficou ÓTIMO, parabéns a eles, agora ele cria as conversas como no Gmail, a listagem dos emails tbm mudou bastante. O Launchpad é ótimo para organizar os arquivos, muito bom mesmo. Não sei se é impressão minha mais o sistema parece ser mais rápido.

  17. Kayn says:

    Espera-se para ver, por acaso estou curioso.

    Mas fui o único a ficar com a ideia que boa parte das alterações até podem ser novidade no sistema, mas não no mundo?

    A primeira vez que vi o mail organizado tipo conversas foi no gmail. Já à bastante tempo.

    Calendário, google de novo. E provavelmente qualquer aplicação de calendário 3rd party dedicada.

    Versions – windows 7 -> explorador -> qualquer ficheiro -> propriedades -> separador “Versões anteriores”

    Resume – a.k.a. Hibernar que me foi dado a conhecer desde o windows ME algures por 99/2000

    para nomear alguns.

    Gostei das novidades e o airdrop parece-me, de longe, de todas as funções apresentadas, a mais útil e vejo-me verdadeiramente a usar isto imenso.

    Mas francamente não gostei da forma como o artigo foi escrito.
    Dizer coisas como:
    “A instalação dos sistema operativos da Apple são mais simples que a dos restantes players do mercado.” sem fundamentar é simplesmente arrogante.
    Piora quando hoje em dia nunca foi tão fácil instalar um windows 7 ou o ubuntu. O win7 terá 3 ou 4 passos muito simples num wizard antes de se começar a instalar e o ubuntu geralmente corre-se a si mesmo num ambiente de trabalho completo a partir do cd, de onde pode ser instalado com um icon no ambiente de trabalho e mais um wizard de ~4 paineis. Como bónus, o utilizador pode ficar no ambiente de trabalho a fazer o que quiser, como navegar na net e ou ouvir música enquanto o o sistema se instala em cerca de 10 minutos.
    Ambos também instalam >90% dos drivers necessários, podendo ficar apenas algo específico por instalar.

    Não estou a contrariar ou a dizer que o novo Lion não seja fácil de instalar, não o podia sequer fazer porque nunca instalei o Lion. Mas se se escreve a dizer que A é melhor que B, é bom que venham argumentos por trás a fundamentar. Se não os tem então nem devia escrever desta maneira para começar. Podia dizer apenas algo como “Foi melhorado o sistema de instalação do SO”.

    Outra coisa, ao listar novidades, não ficava pior se fosse resumido o que há de novo, em vez de uma descrição tão vaga. Por exemplo, alguém que olhe para aquele calendário e não tenha conhecimento do antigo, fica na mesma – aquilo parece um calendário normalíssimo.

    Estou para trocar de portátil e esta pode ser uma opção. No entanto, usei um mac durante meio ano (fora outras vezes esporádicas) e nunca gostei verdadeiramente do interface dos felinos. O que eles chamam de “facilidade de utilização” sempre me deu a sensação me estarem a chamar de burro a cada esquina. Isto aliado ao facto de eu jogar muita coisa e o mesmo hardware (muitas vezes até melhor) por metade do preço num portátil com windows vão pesar muito na decisão…

    Vou esperar.

    • Ppietra says:

      O artigo não parece afirmar que as novidades são únicas/primeiras no mundo, aliás as comparações (menos uma) são feitas com o Mac OS actual e duma forma bem resumida.
      Mesmo assim, acho que te precipitas bastante com as tuas interpretações, com as poucas informações que tens!
      Se quiseres informar-te como deve ser vê o site da Apple.
      http://www.apple.com/macosx/lion/

      Lá podes perceber que o Versions é muito mais do que aquilo que é oferecido pelo Windows, guardando versões do documento cada vez que é aberto e de hora a hora enquanto se trabalha nele – muito provavelmente associado ao autosave disponibilizado pelas APIs do SO. No Windows tal tipicamente acontece só uma vez por dia, não sendo um verdadeiro depositório de versões dos documentos, mas sim um backup do disco! E a visualização das versões é bem melhor no Mac.

      O Resume não tem nada a ver com o hibernar (hibernar já existia no Mac). Isto é uma funcionalidade que acontece ao nível das aplicações, ao guardar o estado no qual estavam antes de serem fechadas — elas abrem no mesmo ponto em que estavam antes do “quit”. O sistema aproveita isto tb para iniciar tal como estava quando se desligou ou reiniciou. É algo idêntico ao que acontece com as aplicações no iPhone

      O calendário é algo que existe há anos e que foi sempre evoluindo.

      O processo de instalação no Mac é tido como mais simples que os outros pela generalidade das pessoas que escrevem sobre tal, desde há muito tempo. Não é novidade nenhuma, não é arrogância, e é bastante lógico que aconteça, pois a Apple tem muito menos máquinas para suportar. Tal não quer dizer que no Windows não seja bastante bom, é apenas algo que muita gente aceita e diz. Até pode ser que actualmente seja exagerado fazer essa distinção, mas a história tem sempre o seu peso.

  18. Sammboga says:

    Por muito bem que algumas pessoas falem do MACOS… eu sou daqueles que normalmente nao ligo a reviews e opinioes. O Finder para mim nao e grande coisa mas espero que desta vez melhor imenso. Quando tiver isto nas maos logo verei se vale a pena. Espero que em termos de performance sobretudo com o Aperture as coisas melhorem ainda mais porque como diz um amigo meu… aquilo parece uma carroca quando trabalhamos com o aperture… ja tiramos porcarias e reinstalamos o sistema (ao contrario do escritor… ja instalei linux mais rapido do que MacOs num MAC recente) mas mesmo assim continuamos com problemas de performance.

    • Ppietra says:

      Trabalhas com que Mac? Mais RAM ajuda sempre em programas desse género, e o Aperture parece ser ávido por RAM. Ter menos plugins do programa e menos fontes instaladas tb. Remover algum código supérfluo é outra coisa que ajuda (embora não muito) – remover as línguas que não interessam.
      Reduzir o footprint do sistema tb ajuda – menos coisas a correr ao mesmo tempo.

    • Miguel says:

      o Aperture 3.1.1 no meu MB C2D 2,2MHz 4GB [branco2007] funciona muito bem.
      o Aperture 3.0.0 tinha alguns problemas. já foi atualizado, esse?

      o Finder podia ser melhor, podia. mas daí a não ser grande coisa…
      o explorador do windows é que não é grande coisa:
      entre outras bizarrias.. tem o ‘meu computador’ dentro do ‘ambiente de trabalho’.
      sempre que pego num w fico meia hora a pastar até me lembrar onde estão as coisas.

    • O Finder podia, e vai ser melhorado. Mas não conheço nenhum gestor de ficheiros tão bom como o actual.
      Quanto ao Aperture, concordo! Adoro o Aperture, mas em termos de performance, não está ao nível que a Apple nos habituou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.