NVIDIA vale mais do que a Intel pela primeira vez desde sempre
A NVIDIA tem um bom motivo para festejar pois pela primeira vez na história vale mais do que a Intel. Este feito foi conseguido no encerramento do mercado de ações no dia 8 de julho, em que a fabricante da GeForce ficou à frente da rival.
No fecho do mercado, a NVIDIA acabou a valer 251, 31 mil milhões de dólares, enquanto que a Intel encerrou com o valor de 248,15 mil milhões de dólares.
Pela primeira vez, a NVIDIA vale agora mais do que a Intel
O mercado das ações encerrou na passada quarta-feira, dia 8 de julho, com um resultado inesperado e surpreendente. Pela primeira vez na história, a NVIDIA fechou a valer mais do que a concorrente Intel.
A fabricante dos sistemas GeForce acabou o dia a valer 251,31 mil milhões de dólares, cerca de 222 mil milhões de euros. Já a Intel encerrou o mercado das ações com 248,15 mil milhões de dólares, o que corresponde sensivelmente a 220 mil milhões de euros.
Para os leigos na matéria, esta diferença de 3,16 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros) pode não parecer muito significativa. No entanto é realmente uma informação pertinente e um avanço para os investidores da NVIDIA.
Este resultado é bastante importante para a NVIDIA, mas os números também refletem os esforços da empresa americana, que tem promovido avidamente o desenvolvimento dos seus produtos.
Os novos equipamentos da marca devem investir em Machine Learning e Inteligência Artificial o que, por conseguinte, contribui para que mais acionistas se interessem pela empresa.
Atualmente cada ação da NVIDIA vale 408,64 dólares, cerca de 362 euros.
Por sua vez, a Intel é uma marca mais conhecida dos utilizadores, um verdadeiro 'dinossauro' da tecnologia. E de acordo com o site TechPowerUp, essa é a principal razão pela qual os investidores continuam a confiar e apostar na fabricante.
Mas a Intel continua a gerar muito mais receita do que a NVIDIA
No entanto é importante lembrar que estes valores não refletem o valor da empresa, pois nesse aspeto a Intel está num patamar bem mais superior.
Enquanto que a receita gerada pela NVIDIA ronda os 10,9 mil milhões de dólares (~9,6 mil milhões de euros), a Intel tem cerca de 7 vezes mais esse montante, com uma receita de 72 mil milhões de dólares (~64 mil milhões de euros).
Em suma, a NVIDIA está a passar uma excelente fase neste momento, mas ainda se encontra muito aquém da Intel naquilo que verdadeiramente define o valor de uma empresa.
Este artigo tem mais de um ano
Nivea sempre a dar-lhe!
Gosto muito, a minha pele fica impecavelmente hidratada.
+1
“No entanto é importante lembrar que estes valores não refletem o valor da empresa, pois nesse aspeto a Intel está num patamar bem mais superior.
Enquanto que a receita gerada pela NVIDIA ronda os 10,9 mil milhões de dólares (~9,6 mil milhões de euros), a Intel tem cerca de 7 vezes mais esse montante, com uma receita de 72 mil milhões de dólares (~64 mil milhões de euros).”
A valorização bolsista reflete muito mais o valor de uma empresa que a sua receita. Usar o resultado liquido seria um muito melhor indicador que a receita. Esse é cerca de 5x maior. Em última análise, se o mercado valoriza mais a Nvida é porque espera muito mais desta no futuro do que da Intel.
Não é bem assim, o mercado bolsista tende a ser especulativo, especulação essa que pode ter alguma base de mérito e que pode dar frutos, mas não deixa de ser volátil.
A valorização da empresa pelo “gross” é mais interessante pois tipicamente traduz-se na dimensão da empresa, dos seus activos, passivos e assalariados, tipicamente são empresas com mais gordura.
Se do ponto de vista de investimento a nvidia pode ser o melhor investimento do ponto de vista de segurança a intel continua a ser um dos gigantes.
seguração != segurança informática
O objectivo do meu post não era explicar o mercado, só de que o indicador escolhido era o menos interessante.
Sim, mas….
Para um levantamento mais abrangente das razões de isto acontecer tem-se de analisar também a recente “luta” entre a Intel e AMD ao nível de processadores e da qual resultou os investidores já não depositarem tantas certezas na Intel como por exemplo na década anterior.
A diferença é que a nVidia está constantemente a inovar e a entregar ao mercado novos produtos, serviços e aumentos de desempenho. A nVidia tem um roadmap sólido e está a cumprir acima das expectativas.
A Intel na última década está constantemente a falhar o seu próprio roadmap. Está dependente dos 14 nm++ há quase uma década. Os 10 nm da Intel continuam com problemas de velocidade e de yelds e por isso ficam limitados a poucos segmentos de mercado.
Para piorar a situação, os CPUs actuais da Intel estão cheios de falhas de segurança e bugs graves. Tanto que este foi um dos motivos principais para a Apple abandonar o X86 e avançar a 100% para Arm.
Mesmo em termos de desempenho, a vantagem que a Intel tinha nos seus CPUs há uma década, quase que desapareceu. Tanto a AMD, como a Arm, Apple e Qualcom já têm CPUs que estão próximos daquilo que a Intel oferece, mas com consumos de energia muito mais baixos.
A nvidia é atrativa para os investidores, não pelo mercado das GPUs mas cada vez mais pela sua aposta em AI, nomeadamente na área da condução autonoma onde a nvidia está forte com grandes parcerias.
A NVIDIA chegou a este marco histórico graças à qualidade dos seus produtos e consequentemente à parceria que efectuou recentemente com uma das marcas de luxo do sector automóvel.
https://www.daimler.com/innovation/product-innovation/autonomous-driving/mercedes-benz-and-nvidia-plan-cooperation.html
https://www.nvidia.com/en-us/self-driving-cars/partners/mercedes/
Por outro lado está previsto perder um grande parceiro, a Tesla, uma vez que a Tesla está agora a produzir sistemas próprios e a substituir equipamento da nvidia nis veiculos mais recentes.
Isto é porque a Apple vai agora adoptar os seus próprios CPU’s e deixar a Intel de lado.
Já chega! Problemas com aquecimento (que há em todos os portáteis, mas a Apple é que leva com os YouTubers e mídia), performances que pouco evoluído têm, nunca entregam os produtos a tempo, etc. etc. etc.
Se eu tivesse ações da Intel, eu vendia-as. Tiveram tantas oportunidades que não apanharam. Podiam-se ter metido no negócio dos GPU’s, dos processadores para telemóvel, do 4G e do 5G, etc. dos blocos I.P. mas não…
Tudo na vida é ciclico, vejamos que na sua vida últil a apple teve muito pouco tempo com a intel e perdeu muito com a vinda para a intel, a unica coisa que pensavam que iam ganhar, que era massificação só o conseguiram através do ecossistema de produtos, daí a terem decidido voltar a um segmento onde possam controlar tudo tal como nos tablets e smarpthones.
o maior mercado da intel é os servidores. O negocio dos computadores pessoais é bom mas não é tão importante por isso é que dormiram na bananeira. O problema da Intel é que está grande de mais e fazer qualquer coisa custa muito. É como tentares virarm um barco do tamanho do titanic.
a razão porque eles não foram para o mercado móvel é porque o x86 é um terror a nível térmico e energético. Mesma razão porque não ves a AMD a fazer chips para telemóveis. Não é fácil conseguir baixo consumo e desempenho.
Isto é o valor artificial que o pessoal dá ás empresas. O que realmente interessa às empresas sã o os lucros no final do ano.
a conta não bate estamos em uma crise mundial, o mercado de ações está uma completa loucura, o consumidor não tem dinheiro para gastar e mesmo assim as ações só sobem, até empresa zumbi estão se valorizando em meio a toda essa loucura, é só que tenho visto ultimamente as empresas se valorizando sem pessoas para comprar em casa sem poder trabalhar apenas comprando comida com o pouco que tem