Análise Câmara 360º Tapo C200 da TP-Link
As câmaras de segurança são cada vez mais usadas para segurança da habitação, para segurança das empresas e para a segurança de um variado leque de cenários. Com este tipo de recursos, consegue-se remotamente, usando um smartphone, por exemplo, definir perímetros de segurança, receber alertas e monitorizar áreas de forma muito fácil. Para isso apresentamos hoje a Tapo C200, uma câmara 360º da TP-Link que poderá ser o que a sua casa precisa ou a sua empresa.
Boa resolução, visão noturna e 360º de perímetro, podem ser trunfos a juntar ao preço deste tipo de equipamentos.
Câmara Wi-Fi de vigilância Tapo C200
Com um smartphone a correr uma aplicação, ligámo-nos a uma ou várias câmaras e podemos criar um forte dispositivo de vigilância. Esta câmara que hoje trazemos, de interior, poderá ser os seus olhos no local, mesmo estando a milhares de quilómetros da câmara.
Um dos trunfos deste equipamento é a facilidade de configuração. As aplicações para Android ou iOS são muito simples de emparelhar e em poucos minutos tem a câmara a produzir imagens. Depois, o utilizador poderá facilmente criar regras e parâmetros de vigilância. É isso que vamos mostrar a seguir.
Características:
- Câmara de Segurança 360 Wi-Fi 1080p
- Vídeo de alta definição: grave todas as imagens em nítida definição 1080p
- Pan e Tilt: 360º na horizontal e 114.º na vertical
- Visão Noturna: alcance uma distância visual de até 9 metros
- Deteção de movimento e notificações: notifica quando a câmara deteta movimento
- Alarme de som e luz: ative efeitos de luz e som para assustar visitantes indesejados.
- Áudio bidirecional: permite a comunicação através de um microfone e alto-falante embutidos
- Armazenamento seguro: armazena localmente até 128 GB num cartão microSD, até 384 horas (16 dias) de vídeo. (Com base em testes de laboratório)
- Controlo de voz: funciona com Google Assistant e com Alexa, da Amazon - não estão disponíveis em todos os idiomas e países
Design
Se estamos a falar de uma câmara que vai conviver com o interior de uma casa, loja ou espaço empresarial, convém que tenha um bom aspeto e que, acima de tudo, possa permitir a aplicação da mesma nas estruturas da habitação.
Tendo a componente de rotação 360.º, a câmara roda sobre a sua base conseguindo igualmente uma visão rápida, de 20 segundo, ao redor. A TP-Link fabrica este produto somente na cor branca.
A aplicação Tapo
Esta aplicação gere os vários pormenores que a câmara disponibiliza no desempenho da sua atividade. Disponível para iOS e Android, o software está muito bem conseguido.
Homepage: TP-Link
Preço: Gratuito
Desde o início, na configuração inicial da app, até ao funcionamento corrente, tudo está muito bem explicado em português e sem "traduções manhosas".
Conforme podem ver nas imagens, a interface é limpa, de fácil perceção e a mensagem é clara.
Descarregam, instalam e adicionam a câmara (ou qualquer outro dispositivo que seja suportado pela mesma app).
Passados alguns minutos, pouco, a configuração está terminada e a app pronta a interagir com a câmara. Agora é usar e descobrir as várias opções disponíveis.
Como funciona a Tapo C200?
Não há dúvida que cada vez está mais simples usar estes produtos, visto que trazem bastantes opções nas suas aplicações. Tal como referimos, depois de instalada a app e devidamente configurada, usar é o mais simples.
A aplicação pode acolher vários dispositivos e até consegue criar automatismos entre eles, deixando ao utilizador a tarefa de os fazer interagir. Neste caso, com a Tapo C200, a ideia é perceber que além de filmar, gravar e vigiar, a câmara permite comunicar.
Sim, podemos fazer uma chamada pela app para a câmara e, se for o caso, manter um diálogo com quem esteja perto da câmara. O equipamento tem um microfone na zona frontal e uma coluna na parte de trás que permite falar e ouvir em tempo real. Na verdade até a pode usar como a sua webcam.
Usando a interface o utilizador pode vigiar o espaço ao seu redor, pode ouvir o que se passa e pode falar, consegue rodar a câmara 360º, pode ativar o modo de privacidade para desligar a imagem streaming, mas mantém a área de proteção ativa. Por falar em área de proteção, como pode ver nas imagens em cima, dentro nas definições da câmara, entre muitas outras coisas, o utilizador pode definir uma zona dentro de todo a imagem captada para alertar intrusão.
O equipamento pode funcionar com e sem cartão de memória, um microSD. Contudo, o histórico de gravações precisa de um espaço de armazenamento. Apesar de receber os alertas em tempo real, pode mais tarde visualizar cada evento que espoletou o alerta e verificar a gravação de segundos desse evento, dentro da opção Gravações e memória.
Pode ter zonas definidas para deslocar rapidamente a câmara e sim, ela é rápida a girar para essas posições predefinidas. Conforme vemos na imagem da aplicação, temos igualmente uma agenda para ativar ou desativar a nossa câmara de vigilância. O que dá imenso jeito.
O Pplware agradece à limifield.pt a disponibilização do equipamento para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Não vi referência ao preço no texto e, ou sou eu que sou nabo, ou no link também não diz o preço.
Na worten 39,99, e o outro modelo fixo 27,99
Ronda em média os €39.
Sou utilizador de uma câmara igual desde à 1 mês.
Recomendo vivamente este equipamento.
Muito boa qualidade de imagem e do próprio equipamento.
Estou a usá-la na garagem com ligação wi-fi via Powerline e 5 estrelas.
As notificações funcionam lindamente e todo o seu uso é extremamente simples.
Bom dia, consegue aceder à câmara fora de casa? Por exemplo estando de férias e ver o que se passa em casa? Obrigado
Sim, através da app. Ver o que se passa e controlar a posição
Olá Pedro, eu comprei a C100, mas o Pedro percebeu que a câmara esta sempre a transmitir para o servidor da PT-LINK e que se este servidor sofrer um ataque informatico quem o fez pode aceder a todas as Câmaras inclusive a sua. Pode ser uma boa Câmara, pode ter uma boa aplicação e fácil acesso, mas em termos de segurança acho que é muito fraca.
Cópia Exacta da Xiaomi Home Security 360.
Provavelmente é ao contrário. A Xiaomi copiou este modelo.
Lamento mas após uma breve pesquisa não. A da Xiaomi foi lançada quase meio ano antes desta.
Sabes quantas existiam deste modelo? 😀 muitas e muito antes até da Xiaomi ter isto. Aliás, para lá do formato, deixa-me dizer-te, porque tenho as duas, esta tem muito melhor software. Bem mais estável 😉
Certo Vítor, não estou a dizer que não existam muitas, a xiaomi obviamente que não inventou este modelo de câmara. Aliás, existem melhores na mesma gama de preços. Só fiz referência que entre estes dois modelos falados (o Tapo C200 e o da Xiaomi) o modelo da Xiaomi é o mais antigo relativamente ao lançamento. 😉
O primeiro da TP-link e o primeiro da Xiaomi… a TP-link tem há mais tempo.
Tenho a geração anterior dessa TP-Link, que é bem semelhante a essa! A grande diferença é que a minha (TP-Link KC110) funciona com serviço cloud ao invés de cartão SD, o que até acho mais interessante, pois uma pessoa mal intencionada, pode levar as provas com ela (cartão SD).
Bom equipamento!
Comprei a cerca de 2 meses para servir de webcam, devido a rotura de stock das webcam e de preços malucos. Estou satisfeito. É estável e a imagem tem qualidade.
A app perde muitas vezes os dados de login, mas a da xiaomi é a mesma coisa. Menos ultimamente, mas ainda acontece.
Aqui nunca perdi os dados de login. Não será alguma função do telemóvel a fazer isso?
A qualidade da imagem é muito boa.
Mas há uns quantos pontos que precisavam de ser melhorados.
A deslocação na vertical é muito limitada na zona de baixo se tivermos a câmara assente numa superfície o que impede de ver o que está pouco abaixo da Câmara.
As zonas de deteção são apenas quadrados, não é possível desenhar polígonos.
A navegação pelas gravações não é a melhor, por vezes não passa para o clip pretendido embora o cursor esteja sobre ele.
Embora a aplicação tenha ações inteligentes, estas não funcionam com este modelo.
Falta a possibilidade de gravar numa localização de rede.
alguem sabe se esta camera faz wifi-direct, ou seja liga diretamente ao smartphone sem ser precisso router, sabem de alguma camara que tenha essa funçao ?
Pode ser utilizada como monitor de bebé (apenas som unidirecional)?
Sim.
Sim, o som é sempre transmitido para a App. Depois é possivel inciar chamada bidirecional ou apenas enviar só para a camera
Desculpem a ignorância, contudo precisava de uma câmara de vigilância para a garagem. É uma garagem onde estão mais automóveis, porém fechada. O meu carro tem sido vandalizado constantemente… precisava de uma câmara sem fios, pois não tenho tomada onde ligar e necessitava que ficasse colocada na parede. Alguma sugestão.
Grata pela vossa atenção.
Sem possibilidade de instalar camera em espaços comuns de edificios. É ilegal e pode meter-se em problemas sérios. Fale com o condominio.
Grata pela atenção.
O condomínio não quer gastar dinheiro nessa situação e deixou a cargo do proprietário instalar caso assim o desejar.
Uso há vários meses 7 cams destas. Só posso falar mal do som, que comparado com outras cams que tenho da TP LINK deixa um pouco a desejar. Tirando isso dou 5*
Camara fraca. Não serve para camara de segurança, porque se roubarem as camaras, não se consegue ver as imagens que estão no cartao de memória, pois não existe cloud.
Não é fraca, até é bastante interessante face ao preço. Tem um software muito estável, em comparação com outras desta gama. Não tem gravação na cloud, é certo, mas a utilização pode nem precisar que as imagens saiam do circuito interno. Para uma utilização em loja, onde a câmara pode estar fora o alcance, numa utilização doméstica, os alertas se intrusão e a gravação disponível no smartphone no momento podem ser bastante úteis.
Utilizo há algum tempo a Kc110 mas como foi descontinuada pela tp link comprei uma destas.
Principal diferença é que só grava no cartão sd, ao contrário da KC110 que grava num servidor web, além de utilizar uma app diferente e incompatível com anterior geração.
Espero que se alguma vez for assaltado os assaltantes não retirem o cartão sd, ou toda a câmara, para poder ter imagens.
Sem duvida um grande passo atrás por parte da tp link
Concordo planamente com o que dizes.
A KC110 é muito melhor por esse motivo (trabalhar via cloud).
De resto, parece-me igualzinhas!
Tive a sorte de conseguir uma das últimas unidades na MediaMarkt.
Comprei por 35€, enquanto que essa Tapo estava a 40€.
O funcionário ainda me disse: “Não prefere levar antes o novo modelo? É melhor!”
E eu a pensar para mim: “Melhor? No quê?” xD
*plenamente
Como é que é o funcionamento dessa câmara (KC110) via cloud? Tem acesso às imagens durante quanto tempo? Existe alguma mensalidade associada?
Há modelos novos na gama Kasa que em outros paises têm uma mensalidade associada para utilização da cloud da TP-Link.
Tenho a minha há 7 meses, tenho acesso a todas as funcionalidades e gravações dos últimos 30 dias.
Eles têm uma nota no site em que dizem que o serviço cloud começa a ser pago ao fim de 2 anos, mas não dizem se se aplica a algumas zonas geográficas específicas ou não… Mas também, caso se aplique em PT, 30 dólares por ano, também não é muito!
Não é a questão de ser muito ou pouco, é mesmo a indefinição em que eles deixam os clientes, já que de um momento para o outro podem começar a cobrar pelo serviço, e quem já tem as câmaras se as quer continuar a usar vai ter que pagar o que eles pedirem.
E quando se adquire uma câmara desta gama não é referido em lado nenhum que poderá acrescer uma mensalidade cujo preço não está definido. E também não fica claro o que acontece (a que funcionalidades tem acesso) se optar por não pagar essa mensalidade. Mas ainda assim a pessoa já investiu na câmara.
É como as crianças… primeiro das-se-lhes o doce depois pede -se o dinheiro aos pais…
E a coisa já deve estar para breve, já que na descrição da aplicação na play Shore aparece “Customers in Europe can now take advantage of the newest Kasa Care including our multi-camera pricing plan.”
Mas novamente, preços nada…
*Play Store
Creio que é isto que procuras:
https://www.tp-link.com/us/support/faq/1962/
Em todo o caso, compreendo a tua preocupação…
Eu estou em Free Trial do Premium Plan há 7 meses.
Pensei que seria apenas no primeiro mês, mas aquilo continua ativo, não sei até quando… Pensei que passaria a Free Plan no 2º mês, mas o que é certo, é que não…
Como converter uma câmara destas em webcam?
Aqui: http://blog.tp-link.pt/transforme-a-sua-camara-de-vigilancia-tp-link-numa-webcam/
Camera fraca, funciona sem problema na mesma rede wifi mas após upgrade de firmware fora de casa não é possível aceder à mesma via 4g, já foi testado tudo e nada, antes do upgrade funcionava. É preferível a da Xiaomi, bem mais estável.
Continua a funcionar, tal como sempre funcionou…
Deve ser algum problema do seu lado…
Comprei uma camera Tapo C100 para testar, gostaria de aceder à camera e às gravações através do PC mas já pesquisei e não encontrei nada. Alguém sabe se será possível aceder pelo PC? Obrigado.
Tem que instalar a aplicação iSpy
Já alguém conseguiu retirar a câmara (sem danos) depois de a montar na parede ?
Ui… não deve ser fácil não…
Partiu?
Poderiam-me esclarecer se é obrigatório ter um acesso à Internet/router para a câmara funcionar? Ou poderá ficar a funcionar de forma independente e ser pontualmente ligada diretamente ao telemóvel para consultar os registos? Obrigado desde já.
Tem que ter internet no telemóvel para configurar a câmara. Depois de configurada precisa apenas de ter o telemóvel e a câmara na mesma rede wifi.
Mas atenção que tem que ter um AP a gerir a rede. Em p2p não deve funcionar….
Muito obrigado Nuno pela explicação
Boa tarde,
Consigo ter esta camara ligada a um router 4G e ter acesso a ela pelo meu telemovel à distancia? Pretendo para controlar o local onde tenho os carros guardados e ver se necessário do trabalho ou outro local.
Obrigado
Diogo, é exactamente essa a configuração que tenho e funciona. Quando fizer a instalação, o telemóvel tem que estar também ligado a esse router 4g.
Boa noite,
Sabem-me dizer quais os perigos destas câmaras em termos de alguém conseguir aceder ao live video? E já agora, há como saber quantos dispositivos estão a aceder à câmara?
Obrigado!
Esse ]e o problema com que me estou a debater agora, se o servidor deles sofrer um ataque informatico, quem o fez tem acesso a tudo o que l]a estiver ou seja aceder as imagens de onde tiver a sua câmara
Estou a pensar adquirir esta camara para controlar a actividade do meu cão em casa, em quanto estamos fora.
Preciso ter acesso via Telemóvel para ver onde anda e até mandar um “berro” quando ande a fazer asneiras. mas não pretendo usar a camara como sistema de segurança.
A minha preocupação prende-se com a conectividade fora de casa, e ainda a não gravação/não recolha/não armazenamento de dados sem cartão microSD não é um problema (sei que tem possibilidade de por um cartão microSD, mas nem isso vou precisar, pois não quero mesmo que guarde as imagens, apenas que transmita o som e vídeo para o telemóvel e a possibilidade de a mexer para melhor observar o que se passa com o cão).
Boas, tenho uma dúvida se alguém me puder ajudar, só consigo utilizar a aplicação com a mesmo WiFi onde tenho a câmara, como faço para usar com outros WiFi?
É necessário estar ligado à mesma rede da camara para a configuração inicial.
Depois de esrar a funcionar tem de estar acessivel a partir de qualquer lugar. As minhas funcionam assim.
Experimenta com outro telemóvel.
Verifica configurações de segurança do router ou firewall
Mandei vir 2 cameras (C110 e C210) Estou a ter dificuldade em configurar as duas câmaras, não me sai do ecrã “A emparelhar o equipamento Tapo”. Já tentei configurar as duas cameras e o resultado é o mesmo.
Alguém mais teve esse problema?
O meu serviço é o MEO e o router o Fiber Gateway GR241AG
Viva
Tenho varias e nunca tive problemas e tenho um router meo, e anteriormente nos.
Atenção que tens de estar ligado directamente ao Wi-Fi da câmara e depois à mesma rede da câmara.
Se o teu router tem o sinal Wi-Fi 2,5 e 5 de forma automática podes estar ligado ao 5 mas a câmara só se liga no 2,4, e tem de estsr ambos na mesma rede para configuração inicial.
No limite reset às camaras e reinstala a app ou tenta com outro telemóvel/tablet.
Edpero ter ajudade
Viva Pedro!
Tinha esquecido de mencionar que o meu smartphone é um Redmi 8 (que suspeito vir a ser substituído em breve).
Já tinha experimentado tudo o que mencionaste excepto a instalação noutro telefone. Felizmente tinha aqui por casa, guardado numa gaveta, o meu velho Nokia 3 que me resolveu o problema.
Fiz o que disseste, reset as camaras e instalei com o Nokia 3.
Instalou sem problemas em três tempos.
Muito obrigado pela ajuda