iOS 14: Nova opção notifica utilizador de sons de alarmes de fogo, água a correr ou campainhas
O iOs 14 traz, como era de esperar, excelente novidades, entre elas algumas dedicadas à acessibilidade. Se ontem já falámos no toque para lançar aplicações, hoje deixamos outra funcionalidade interessante. Para alertar os utilizadores, o iPhone terá a capacidade de identificar determinados sons. Se ouvir um alarme de incêndio a tocar, se ouvir água a correr, o choro de um bebé ou a campainha da porta, este produzirá uma notificação visual e sensorial.
Esta funcionalidade ajudará sobretudo quem tem problemas de audição, mas mesmo para quem não tem, poderá tirar imenso proveito.
iOS 14 traz Reconhecimento de sons
A Apple adicionou um recurso de acessibilidade útil ao iOS 14, chamado Reconhecimento de som. Segundo a Apple, com este recurso ativo, o iPhone procurará identificar determinados sons e emitirá uma notificação se os reconhecer através da inteligência artificial no dispositivo.
Assim, encaixando o recurso na utilidade, temos agora uma área, onde podemos definir sons, como os alarmes de incêndio e campainhas, entre outros. Na verdade, este recurso é especialmente útil para pessoas com deficiência auditiva. Contudo, não se fica por aqui.
Para o ativar, o utilizador apenas necessita de ir a Definições > Acessibilidade > Reconhecimento de som. Dentro deste menu há o slide para ativar a funcionalidade e uma outra área para escolhermos que sons pretendemos que o iPhone detete.
Acesso rápido via Central de Controlo
Conforme pode ser visto na informação, o reconhecimento requer 5,5 MB de armazenamento no dispositivo. Para que haja um acesso rápido ao recurso, poderá usar a Central de Controlo.
Assim, neste local, poderá ver o ícone para ativar ou desativar, assim como mudar as escolhas dos sons a serem reconhecidos.
Para já, estas e muitas outras funcionalidades estão apenas disponíveis para quem tem conta de programador Apple. Contudo, no final deste mês, a empresa de Cupertino irá lançar a versão beta do iOS 14 pública.
Portanto, se o iPhone reconhecer alguns destes sons, enviará um alerta pelo iPhone e também pela Apple Watch.
Seguramente ainda vamos ver muitas outras novidades no capítulo da Acessibilidade. Esta é uma de muitas que neste iOS 14 o utilizador poderá receber ajuda em muitos cenários do dia a dia.
Que equipamentos suportarão o iOS 14?
Este artigo tem mais de um ano
Não vejo grande utilidade (a não ser para pessoas com deficiência auditiva) a não ser para treinar o sistema e posteriormente aplicar a sistemas de iot, mas não deixa de ser fantástico a forma como conseguem aproveitar os sensores disponiveis para conseguir as mais variadas coisas.
Não vês? A sério? Vou-te dar aqui um exemplo que já uso.
Por exemplo, estou a trabalhar e a ouvir música. como o faço normalmente. No escritório tem uma campainha, quando chega alguém e estou sozinho, se não estiver atento, bem que podem tocar todo o dia que não consigo ouvir. Com esta funcionalidade, mal a campainha toca o relógio dispara logo um alerta.
Agora imagina isto para pessoas com dificuldades auditivas.
Mas há mais cenários, isto ainda agora chegou 😉
isso pode ser uma utilidade, mas não será essa a intenção da Apple. A função está mais virada para pessoas com “dificuldades auditivas” como dizes no fim, seguindo a linha de muitas outras funcionalidades que a Apple tem integrado no sistema…
Não é bem assim. Aliás, nas acessibilidades tens muitas funcionalidades que, embora pensadas para pessoas com algum dificuldade, podem e devem ser aplicadas a qualquer utilizador se isso lhe for útil. Um caso muito popular é o botão Home no ecrã, que muitas pessoas usam por várias razões, até técnicas.
Mas é mais dezenas de bons exemplos, um deles, o dark mode, nasce dessa mesma existência de algo parecido que a Apple tinha disponível há muitos anos. Havia pessoas que por estarem muito tempo a receber a luz do ecrã ativavam a funcionalidade.
Vais me dizer que a preocupação da Apple era com pessoas com situações esporádicas em vez de pessoas com dificuldades permanentes?
MAs isso é que interessa, saber qual era a preocupação da Apple?!
As funcionalidades que encontras no campo de acessibilidades são, como é obvio, direcionadas principalmente para as pessoas com dificuldades, MAS podem e devem de ser usadas por quem não tem dificuldades caso entendam que lhes é util.
É esse o ponto do Vitor.
Na verdade numa função destas interessa saber a intenção da Apple…
Criar um sistema de reconhecimento de sons para situações generalizadas poderia colocar questões sobre o desenvolvimento futuro e possíveis abusos por terceiros.
Já um sistema focado em casos mais específicos minimiza essas questões.
Joking mode on: Já não podemos levar o telemóvel ao wc…
Agora um bocado mais a sério, não estarão a exagerar um pouco no campo da invasão da privacidade? Isto é, no fundo, estão a legitimar o “ouvir” de tudo o que se passa na nossa vida com uns supostos “avisos de segurança”. E nós entramos na onda (desculpem o desabafo).
Sim estão “abusar” no campo da invasão da privacidade… mas vai ser sempre necessário “ativar” a opção.
Sim, além de tudo ser localmente, no dispositivo, ainda terás de ligar ao desligar.
Invasão? Mas isto não sai do iPhone ou Apple Watch. Toda a informação de IA é trabalhada nos dispositivos sem sair do equipamento. A Apple fez questão de frisar bem isso. Aliás, já o fez no sistema de deteção de barulho, que incluiu no Apple Watch na versão 6.
Se for mesmo assim, calo-me.
OK. Tu Acreditas mesmo nisso.
…
OK.
Sim, foi o que a empresa se comprometeu a fazer, tem isso contratualizado com as autoridades reguladoras e eu não ando a combater moinhos. Tu se não acreditas, é contigo, mas olha que a sombra que te anda a seguir… é a tua!
Explicar-me como um AI “aprende” se não receber dados de utilização.
Não receber? Quem disse que não recebe? Recebe e tratar localmente foi o que referi, não mudes de conversa. Por isso os dispositivos trazem co-processadores (e tecnologia IA dedicada) para tratar localmente esse nível de processamento. Não necessitam é de processar ao nível dos servidores da empresa, formato que muitos usam.
isto é uma função de Acessibilidade, tal como muitas outras feita a pensar em casos especiais, por exemplo para pessoas com surdez!
O reconhecimento é feito no aparelho, e requer activação, de modo que a questão de privacidade não parece ser um problema significativo.
Do mal o menos…
o “mal” é idêntico ao que o teu aparelho provavelmente também faz… activa o Google Assistant (e outros) por voz escutando o que se passa.
Daqui a 3 meses…..iphone salvou idoso de incêndio na sua casa…..iphone salva idosa de inundação……
Não deverá ser necessário tanto tempo. Tendo em conta que existem milhões de pessoas a usar dispositivos Apple e como estes estão cada vez mais virados para servir o utilizador me vários momentos, quer no desporto, lazer, acessibilidade, no trabalho…. estas opções mais viradas para a atenção à saúde, todos os dias ajudam as pessoas.
Por isso, ainda bem que existem, mesmo que incomode certas pessoas 😀 o que é ótimo
É o tempo do ios 14 ficar disponível.
Antes até, porque já podes instalar e usar. Por isso, muitas pessoas podem já beneficiar.
Bem isto mostra que o iPhone e afins estao sempre a escuta do que se passa a captar todos os sons e tentar interpretar… Oxala que realmente tudo seja feito offline e nao estejam a ser enviadoa sons ou amostras de sons da nossa casa, conversas etc para algum servidor da Apple “para melhoria de algoritmos”. E em termos de bateria que impacto tem isto ao estar sempre a escutar e analisar todos os sons? Zero impacto nao pode ser e ter algo 24/7 a processar cada conversa que se tem pode causar preocupacao a alguns.
De resto e como o Vitor disse, a questao das campainhas enquanto se esta de phones pode ser bem interessante ou ate bebe a chorar e buzinas quando se esta na rua de phones.
Sim, aliás, a Apple quando adicionou no Apple Watch o sensor de ruído disse isso mesmo. Estas funcionalidades são apenas para ficar dentro do equipamento, por isso é que a Apple adicionou tecnologia de processamento neuronal e de IA de forma a ser rápido, a aprender e não necessitar de ir “beber” aos servidores da empresa. Isto vem muito de trás, quando as impressões digitais começaram a ser recolhidas.
Preocupa-me o facto de ele estar a “ouvir” o que está a acontecer. Se já não o faz, agora com essa funcionalidade, é à descarada.
Volta a tele-escola e lê o bocadinho que diz que esta função tem que ser ativada pelo utilizado e também que o processamento é feito no aparelho.
Abc
Olha outro. LOL
Joking: Só falta o modo corno, se a mulher ou homem estiver a ter relações enquanto o parceiro(a) está fora de casa, ele automaticamente detecta o gemido e afins e manda um aviso p iphone e iwatch! seria um exito estrondoso hahaha
Estás com medo de precisar?
Estou já a usar o IOS beta,e parece ter funções bacanas,além dos novos wallpapers,a função PIP ( ver os vídeos mesmo estando em outras aplicações ),agora liguei este,vou ver como corre,até agora tem funções novas necessárias.
Uma opção que nunca estaria ligada comigo.
Se fosse outra marca qualquer a fazer isso… caía o Carmo e a Trindade.