Quantcast
PplWare Mobile

iOS 14: Nova opção notifica utilizador de sons de alarmes de fogo, água a correr ou campainhas

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. ToFerreira says:

    Não vejo grande utilidade (a não ser para pessoas com deficiência auditiva) a não ser para treinar o sistema e posteriormente aplicar a sistemas de iot, mas não deixa de ser fantástico a forma como conseguem aproveitar os sensores disponiveis para conseguir as mais variadas coisas.

    • Vítor M. says:

      Não vês? A sério? Vou-te dar aqui um exemplo que já uso.

      Por exemplo, estou a trabalhar e a ouvir música. como o faço normalmente. No escritório tem uma campainha, quando chega alguém e estou sozinho, se não estiver atento, bem que podem tocar todo o dia que não consigo ouvir. Com esta funcionalidade, mal a campainha toca o relógio dispara logo um alerta.

      Agora imagina isto para pessoas com dificuldades auditivas.

      Mas há mais cenários, isto ainda agora chegou 😉

      • saldoso says:

        isso pode ser uma utilidade, mas não será essa a intenção da Apple. A função está mais virada para pessoas com “dificuldades auditivas” como dizes no fim, seguindo a linha de muitas outras funcionalidades que a Apple tem integrado no sistema…

        • Vítor M. says:

          Não é bem assim. Aliás, nas acessibilidades tens muitas funcionalidades que, embora pensadas para pessoas com algum dificuldade, podem e devem ser aplicadas a qualquer utilizador se isso lhe for útil. Um caso muito popular é o botão Home no ecrã, que muitas pessoas usam por várias razões, até técnicas.

          Mas é mais dezenas de bons exemplos, um deles, o dark mode, nasce dessa mesma existência de algo parecido que a Apple tinha disponível há muitos anos. Havia pessoas que por estarem muito tempo a receber a luz do ecrã ativavam a funcionalidade.

        • saldoso says:

          Vais me dizer que a preocupação da Apple era com pessoas com situações esporádicas em vez de pessoas com dificuldades permanentes?

          • PapaFigos says:

            MAs isso é que interessa, saber qual era a preocupação da Apple?!
            As funcionalidades que encontras no campo de acessibilidades são, como é obvio, direcionadas principalmente para as pessoas com dificuldades, MAS podem e devem de ser usadas por quem não tem dificuldades caso entendam que lhes é util.

            É esse o ponto do Vitor.

          • saldoso says:

            Na verdade numa função destas interessa saber a intenção da Apple…
            Criar um sistema de reconhecimento de sons para situações generalizadas poderia colocar questões sobre o desenvolvimento futuro e possíveis abusos por terceiros.
            Já um sistema focado em casos mais específicos minimiza essas questões.

  2. Olly says:

    Joking mode on: Já não podemos levar o telemóvel ao wc…
    Agora um bocado mais a sério, não estarão a exagerar um pouco no campo da invasão da privacidade? Isto é, no fundo, estão a legitimar o “ouvir” de tudo o que se passa na nossa vida com uns supostos “avisos de segurança”. E nós entramos na onda (desculpem o desabafo).

  3. Pedro says:

    Daqui a 3 meses…..iphone salvou idoso de incêndio na sua casa…..iphone salva idosa de inundação……

    • Vítor M. says:

      Não deverá ser necessário tanto tempo. Tendo em conta que existem milhões de pessoas a usar dispositivos Apple e como estes estão cada vez mais virados para servir o utilizador me vários momentos, quer no desporto, lazer, acessibilidade, no trabalho…. estas opções mais viradas para a atenção à saúde, todos os dias ajudam as pessoas.

      Por isso, ainda bem que existem, mesmo que incomode certas pessoas 😀 o que é ótimo

  4. Filipe F. says:

    Bem isto mostra que o iPhone e afins estao sempre a escuta do que se passa a captar todos os sons e tentar interpretar… Oxala que realmente tudo seja feito offline e nao estejam a ser enviadoa sons ou amostras de sons da nossa casa, conversas etc para algum servidor da Apple “para melhoria de algoritmos”. E em termos de bateria que impacto tem isto ao estar sempre a escutar e analisar todos os sons? Zero impacto nao pode ser e ter algo 24/7 a processar cada conversa que se tem pode causar preocupacao a alguns.

    De resto e como o Vitor disse, a questao das campainhas enquanto se esta de phones pode ser bem interessante ou ate bebe a chorar e buzinas quando se esta na rua de phones.

    • Vítor M. says:

      Sim, aliás, a Apple quando adicionou no Apple Watch o sensor de ruído disse isso mesmo. Estas funcionalidades são apenas para ficar dentro do equipamento, por isso é que a Apple adicionou tecnologia de processamento neuronal e de IA de forma a ser rápido, a aprender e não necessitar de ir “beber” aos servidores da empresa. Isto vem muito de trás, quando as impressões digitais começaram a ser recolhidas.

  5. telescola says:

    Preocupa-me o facto de ele estar a “ouvir” o que está a acontecer. Se já não o faz, agora com essa funcionalidade, é à descarada.

  6. bruno says:

    Joking: Só falta o modo corno, se a mulher ou homem estiver a ter relações enquanto o parceiro(a) está fora de casa, ele automaticamente detecta o gemido e afins e manda um aviso p iphone e iwatch! seria um exito estrondoso hahaha

  7. Pedro says:

    Estou já a usar o IOS beta,e parece ter funções bacanas,além dos novos wallpapers,a função PIP ( ver os vídeos mesmo estando em outras aplicações ),agora liguei este,vou ver como corre,até agora tem funções novas necessárias.

  8. Malamen says:

    Uma opção que nunca estaria ligada comigo.

    Se fosse outra marca qualquer a fazer isso… caía o Carmo e a Trindade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.