Google Chat: A ferramenta de ataque da Google ao Discord e Slack?
Em tempos de pandemia, a procura por ferramentas de conversação tem aumentado significativamente. Face a tal procura, as empresas têm também vindo a renovar as plataformas e a investir na segurança das mesmas.
Uma das mais recentes novidades é ao nível do Google Chat que ganhou novas apps para Desktop e não só.
Sabia que a Google tem uma ferramenta chamada Google Chat? É verdade, com tanta ferramenta é difícil conhecer todo o portefólio de soluções das empresas. Recentemente a Google disponibilizou novas apps para Desktop e para o Chrome.
Quais as principais características do Google Chat?
Esta nova plataforma não é apenas mais uma ferramenta de Chat. Esta plataforma da Google permite a conversa um para um, a criação de salas de conversação e também, o mais espetacular, é a criação de bots.
Por agora só quem está associado ao GSuite pode usar este tipo de serviços. As novas apps estão disponíveis para macOS, Windows, Linux e Chrome OS.
De referir que a app é tipo PWA (Progressive Web App). Uma web app distingue-se de uma aplicação nativa pelas suas capacidades de ser executada em várias plataformas, independentemente do sistema operativo, pois é executada na web através do browser - saber mais aqui.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Google
Neste artigo: Google, Google Chat
Nem vai predominar no mercado onde o discord é usado nem no Slack. É só mais uma ferramenta para desativar daqui a uns anos
+1 concordo, essa ferramenta já está muito mais do que morta.
se quiseres ver apps definitivamente enterradas pela google, veja: https://killedbygoogle.com/
Claramente, mais uma ferramenta para desaparecer.
O Goolge Plus não serviu de lição à Google aparentemente. Chegar tarde ao ringue dá direito a desqualificação.
O que é que esta ferramenta faz que as outras já não estejam a fazer e melhor?
+1
Bem, se nao for um ram killer como o Discord, ou o Slack já é bom, dado que essas duas, nas suas vertentes sao boas, mas terriveis a comer ram. Chamadas via Slack é lixo, tem de se usar o Zoom. Discord é porreiro mas está virado para a vertente gaming, em todo o aspeto e funcionalidades pelo que se torna infantil usar em ambiente profissional
Parece a definição de IRC
Pena o mIRC ser pago senão ainda estava em altas
Penso que o mIRC sempre foi pago. Não sei se actualmente continua a ter um período de “trial”, sendo que nas versões mais recente (7.x), tenho a ideia de não ser possível usar após o “trial”, como era possível até a versão 6.x.
No entanto, existem vários clientes de IRC freeware/open source disponíveis para os vários sistemas operativos.
Quanto à hipótese de o IRC “ainda estar em altas”, caso o mIRC não fosse pago, não creio que tenha sido essa a razão da decrescente utilização do IRC.
Na minha opinião, o aparecimento das redes sociais e outros serviços de chat (como o Discord) são em grande parte os responsáveis pelo declínio do IRC.
Se por um lado, o Discord tem vantagens em relação ao IRC, como a hipótese de ver a conversa (o log), enquanto se esteve ausente, de forma nativa (coisa que no IRC seria necessário recorrer a um bouncer (já utilizado há muito tempo)), ou a utilização de chamadas de voz/vídeo, utlização de emoticons/emojis, upload e pré-visualização de imagens/vídeos, por outro lado, penso que o ponto forte do IRC está em ser um serviço descentralizado, em que qualquer pessoa tem a hipótese de escolher o software que pretende utilizar para a sua rede, e fazer a sua gestão independente, ao contrário do Discord, onde tudo está centralizado num serviço único.
Como já referiram em cima, esta é mais uma plataforma de chat a juntar às “dezenas” existentes.