Quantcast
PplWare Mobile

O que são as PWA e de que modo mudarão a forma como usamos os nossos dispositivos?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Eduardo Mota


  1. andre says:

    salva vidar do Windows 10 phone, bem querem enterra-lo, mas não vao conseguir!!!! devia-se chamar Windows 10 Rambo.

  2. Cortano says:

    Muito bom artigo Eduardo – como vem sendo hábito.

  3. Carlos Ramos says:

    Bom artigo!
    É possível o tutorial para fazer uma PWA (com acesso à camera ou a um outro sensor)?

  4. Helder says:

    PWA foi a Apple que as inventou, e no inicio, o iPhone não era para ter Apps normais, mas apenas PWAs. Mas as pessoas quiseram o contrário e pediram Apps (até se fez o jailbreak mesmo para isso)…

  5. Carlos Mogas da Silva says:

    “o que poupará recursos e memória no dispositivo”
    Não vejo nenhuma PWA a fazer isto, principalmente aquelas que são distribuídas em “bundle”.
    A maior parte delas, vem com um browser embutido, portanto basicamente estamos a correr um browser extra (com todo o overhead que isso implica), para abrir ficheiros locais. E mais grave ainda, conheço uma aplicação que para além do browser, ainda tem um webserver embutido, isto tudo para correr uma app num tlm. Conclusão, em vez de ocupar no *maximo* 100MB de RAM, ocupa quase 1.1 GB.

  6. S_junior says:

    As pwa influenciaram negativamente nos lucros das lojas?

    • Cortano says:

      No caso da Google e MS não (como refere no artigo, a Google até ganha mais se o trafego gerado for via net e não app).
      o caso da Apple sim, pode ter impacto.

  7. S_junior says:

    Vai salvar a vida de muitos android, vai melhor a loja da Microsoft, vai afectar o lucro da Apple…

  8. sakura says:

    Hoje a actualizar o Java fiquei a saber que vai ser para pagar…..
    PWA….. “”pois é executada na web através do browser””
    e Quem vai pagar o custo de isso? “tempo de computação dos servidores “

  9. Joao Ptt says:

    Alguém só se “esqueceu” que o volume de tráfego na maior parte dos smartphones a nível mundial está bastante limitado e vai ao ar num instante… e imensos utilizadores não têm sequer planos de dados porque ou são caros ou o volume de dados é ridiculamente baixo para o preço cobrado… e ficam-se pelo Wi-Fi… o que limita a utilidade de aplicações que precisem de estar on-line para serem realmente úteis.

    Não existir planos tarifários, a nível mundial, de tráfego verdadeiramente ilimitado com uma largura de banda mínima aceitável (actualmente uns 8Mbps/ 8 Mbps) a preços muito baixos é que está a limitar a expansão e o sucesso nesta área. Tudo indica que vai continuar assim nos próximos anos, e até piorar bastante (como o comprovam os planos tarifários segmentados por aplicações).
    A única coisa que poderia ultrapassar esta limitação seria a disponibilização dos tais satélites de órbita baixa directamente aos clientes sem ser por intermédio de terceiros, mas sim directamente pelos seus prestadores (com escritórios locais em cada país claro)… e que tivessem uma política de tráfego verdadeiramente ilimitado nem que fosse com largura de banda baixa (8/8 Mbps ou similar)… só isto forçará os operadores vigentes a deixarem-se de limites artificiais nada mais o fará.

    • Mr.Antunes says:

      Leste o artigo? Não parece…

      Um dos problemas que as PWA (não é bem as PWA mas sim os ServiceWorkers) vêm resolver é precisamente o ficar offline, ter pouco tráfego ou só estar ligado de vez em quando por wifi.

  10. PeFerreira98 says:

    Muita gente aqui nos comentarios precisa de lições de HTML+CSS+JS…
    On topic: PWA é uma excelente solução para serviços simples. Para serviços mais complexos pode não o ser. No entanto, não estou a ver empresas a adotar este paradigma. Para além disso, indiretamente vai aumentar e muito a qualidade dos sites em desktop.

  11. lj says:

    Uma dúvida: é o Big Brother generalizado ou pelo contrário?

  12. Nuno says:

    Se eu guardar no ecrã principal uma PWA, ocupa memória no iPhone?

  13. Nuno says:

    Se eu guardar no ecrã principal uma PWA, ocupa memória no iPhone?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.