Teletrabalho: A lista de ferramentas úteis para começar já!
Com a pandemia de COVID-19, que requer isolamento social presencial, o teletrabalho está a assumir uma importância acrescida, em todo o mundo. Isto porque permite aos colaboradores das empresas que continuem a exercer as suas funções, a partir de casa ou outro local, conseguindo manter-se seguros e isolados.
Conheça algumas das melhores ferramentas para teletrabalho.
Afinal o que é o teletrabalho?
O teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância consiste numa prática de trabalho efetuada à distância, por exemplo, a partir de casa, a qual é executada autonomamente, com o recurso ferramentas digitais de comunicação e de colaboração entre as entidades envolvidas (empresas, colaboradores e clientes).
Nos dias de hoje, existem centenas de ferramentas à sua disposição que permitem: comunicar e gerir equipas, realizar e agendar reuniões com colaboradores ou clientes, ensinar à distância, partilhar e criar documentos colaborativos, etc. Existem soluções muito diferenciadas, o difícil mesmo será optar pelas mais adequadas à sua realidade, pois escolha não falta de todo! Assim sendo, criámos uma lista com algumas das ferramentas que poderão ser úteis para dar início ao teletrabalho e manter a sua equipa 100% funcional.
Lista de Ferramentas para Teletrabalho
Comunicação Interna
Livechat
Acesso Remoto
Segurança
- Certificados Segurança Email
- Passwords
- VPN
- Backups, Cloud e Disaster Recovery
- Server Backup
- Cloud Backup: Solução para garantir a real segurança dos seus dados através Workstation, Servidor Virtual ou Servidor Físico.
- Disaster Recovery as a Service: Continuidade de Serviços num cenário de desastre.
Reuniões
Agendamento de Reuniões e Calendários
Gestão de Projetos para Trabalho em Equipa
Criação e Colaboração através de documentos
Partilha e Envio de Ficheiros
Outras Ferramentas de Trabalho Colaborativo à distância
- Github – Programação
- Canva – Design
- Mindmeister – Mapeamento Mental
- Moodle – Ensino à distância
- Zoho Desk – Sistema de Tickets
- Todoist – Lista de tarefas para maior produtividade
- YouTube/ Facebook – Transmissões em direto / Webinar/ Eventos Online
Apesar de existirem algumas desvantagens no teletrabalho, vamos focar nas suas vantagens, e uma delas é o facto de que poderá manter a continuidade do seu negócio, o que é fantástico, face ao panorama atual. Atente nas vantagens que advêm do trabalho à distância:
- Motivação dos Colaboradores: Sentirá uma motivação acrescida junto dos seus colaboradores, que sentir-se-ão reconhecidos pelo voto de confiança que lhes está a dar.
- Ganho de Tempo e maior Qualidade de Vida: Parecendo que não, com o teletrabalho toda a equipa ganhará o tempo das deslocações e de toda a logística que envolve a ida e vinda para o trabalho como: preparar marmitas, levar as crianças à creche, perdas de tempo no trânsito, etc. Essas perdas deixam de acontecer e ganha mais tempo pessoal e reduz a exposição ao stress.
- Espírito de Equipa: Verá reforçado o espírito de equipa e de união entre todos.
- Redução de custos: As despesas gerais como água e luz irão reduzir, o que será positivo!
- Flexibilidade: Salvo empresas que mantenham um atendimento geral ao público mesmo à distância (telefone, email e livechat) poderá tornar os horários dos colaboradores mais flexíveis e adaptados às suas rotinas pessoais/familiares. etc.
Mantenha-se seguro e a trabalhar a partir de casa. Se tiver sugestões, deixe nos comentários e atualizaremos a lista com base nisso! Esperamos que estas ferramentas lhe sejam úteis. Se ainda não começou, comece hoje mesmo o regime de teletrabalho!
O Pplware agradece à PTisp pela produção deste artigo com ferramentas para TeleTrabalho. A empresa disponibiliza soluções para suportar as várias plataformas e para aumentar a sua eficiência e produtividade nesta altura.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo!
Falta ai o Figma / Adobe XD (que são softwares de design de páginas web e de apps).
Isso não tem nada a ver com o assunto em questão.
Ferramentas colaborativas de design há muitas e são usadas no dia-a-dia entre equipas, estando estas ou não em remote.
Como falta o jitsy nas Reuniões?
http://meet.jit.si/
– É gratuito e sempre foi e depois disto não deixa de o ser
– não precisa de registo (como todos os outros)
– é WebRTC (sem lags!)
– até 50 pessoas
– sem limite de tempo (como o zoom e amigos)!
– é opensource (ao contrário de todos os outros)
Falta ainda dizer que:
– pode-se gravar as chamadas
– pode-se telefonar para um número de telefone para entrar nas chamadas em conferência
– pode-se fazer streaming directo para youtube
– podes ter o teu próprio servidor para as chamadas
Excelente programa!
Muito obrigado!
– Passwords
– KeePass
-Reuniões
-webex
-teams
Na secção passwords a aplicação Dashlane tem uma funcionalidade interessante, permite a partilha de passwords e notas seguras https://www.dashlane.com
e o
Firefox Send
para enviar ficheiros? Onde esta?
É uma boa opção que já tenho usado e tenho ficado satisfeito. Mas não dava para incluir TUDO de todas as categorias no artigo. Há-de haver sempre alguma diferente de que alguém se vai lembrar. Fica a sua sugestão que, pessoalmemte, acho muito boa 🙂
falta é ferramantas open source
-Remote Desktop
DWService
Remmina
-video chat
Wire
jitsi
riot
-pass
bitwarden
-chat,cloud,git…
Keybase
-notas
joplin
Standard Notes
e outras não me lembro agora
Agora já não falta. Obrigado pelo contibuto.
listas de tarefas:
– Ticktick (a minha preferida)
– Todoist
– Google tasks
– Microsoft To-do
Mais uma a nível de remoto:
supremocontrol
Em termos de acesso remoto recomendo também o seguinte:
Bomgar/BeyondTrust (novo nome). Ferramenta fácil de usar e 5 estrelas
Também têm o Chrome Remote Desktop!
Basta usarem o Chrome e a vossa conta Google: https://remotedesktop.google.com/
Tem uma ferramenta nova no mercado, chama-se Laycos e eu estou muito satisfeita. Pode integrar várias contas de e-mail, gerir projetos, comunicar-se com toda a equipa, o office está incluído e podemos fazer documentos onde todos podem colaborar, pode-se partilhar ficheiros, tem livechat, videoconferência, podemos criar formulários, formar grupos de trabalho, nossa, são tantas coisas que até esqueço. O interessante é que tudo está reunido no mesmo lugar, entra na plataforma e está tudo à un clique. aqui está: https://www.laycos.net/
Para colaboração entre equipas ou departamentos há o Miro
https://miro.com/
É basicamente um white board online.