Lembra-se do SETI@Home? Projeto entra em pausa e não encontrou vida extraterrestre
Há projetos que se mantêm na Internet ao longo de décadas e que todos abraçam de forma desinteressada e com o intuito de ajudar. O SETI@Home foi um deses casos, que durante 21 anos esteve ativo e a pesquisar ativamente por vida extraterrestre.
Este projeto chega agora ao fim, de forma abrupta e sem uma grande justificação. O longo destes anos de avaliação de dados, poucos foram os resultados práticos conhecidos, mesmo com toda a ajuda dos utilizadores. O SETI@Home entra em pausa e infelizmente não encontrou vida extraterrestre.
Projeto para encontrar vida extraterrestre
Os leitores mais antigos do Pplware lembram-se de certeza do projeto SETI@Home. Este destinava-se principalmente a fazer a computação de dados de forma distribuída, usando os computadores e o poder computacional oferecido pelos muitos utilizadores.
Estes dados eram recolhidos de forma central, sendo sons rádio obtidos do espaço. Depois, e em pequenos blocos de informação, eram posteriormente enviados para os computadores remotos para serem analisados, processados e avaliados.
Thanks to the many volunteers who have helped crunch data for SETI@home in the last two decades. On March 31, the project will stop sending out new work to users, but this is not the end of public engagement in SETI research. pic.twitter.com/P0t0v8w7n4
— UC Berkeley SETI (@BerkeleySETI) March 3, 2020
O fim do SETI@Home
Pois o SETI@Home prepara-se para ser colocado em pausa, sem data ou certeza de retorno. Será já no dia 31 de março que esta informação deixará de ser enviada para os voluntários, terminando assim todo o processo de avaliação dos dados.
Segundo os mentores do projeto, as razões para o fim deste projeto são duas. A primeira está no facto deste ter atingido um ponto de retornos cada vez menores, uma vez que avaliou todos os dados necessários por agora. A segunda é mais simples e centra-se na necessidade de avaliar os dados que foram retornados pelos utilizadores.
Uma pausa para avaliação
Ao ser colocado em pausa, o projeto não desaparecerá. Tanto o site como os seus fóruns vão ser mantidos ativos e em funcionamento. Vai ainda ser procurado outro projeto onde esta rede de computação possa ser usada.
Este foi um dos maiores projetos já lançados na Internet. Tem cerca de 1,8 milhões de utilizadores e 148 mil máquinas que correm o seu software. É um dos maiores projetos assentes na infraestrutura BOINC (Berkeley Open Infrastructure for Network Computing), tendo feito a mudança em 2014, o que não agradou sobretudo aos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Que frustração para aqueles que acompanhavam este projecto e que dedicavam parte do seu tempo e dos seus recursos informáticos a ele.Olhem,é a vida.Os “gajos” não aparecem ou não querem aparecer,que é que se há-de fazer… 🙂
Mudem de estratégia. Criem uma moeda crypto e usem esse esforço computacional para atribuir valor aos “mineradores” dos dados distribuídos. Se eu obtesse retorno nos gastos de energia talvez colaborasse.
That’s the spirit!!! ! Participar de forma desinteressada só a troco de algo!
Não entendo o que ” mudem a estratégia” tem a ver com a notícia
Ai que novidade!!! Não encontrou nada. Estou deveras surpreso e triste. Quero ver marcianos!
Vais à assembleia da República Portuguesa e vais ver marcianos
É cada marciano
Talvez uma “mente brilhante” como a tua saiba como analisar correctamente os dados obtidos e perceber entre os milhões de terabytes de informação recolhidos desde o início do projecto SETI se estamos mesmo a receber nada, ou se a nossa tecnologia não consegue decifrar eventualmente um sistema de comunicação anos luz à frente do que sabemos. É de “genios” como tu que o Planeta está cheio…
Ui ui o menino quer chorar? Chora mais um pouco. Carneirada.
Quem é que está a chorar?
Afinal não percebes Português, como irias entender o que quer que fosse acerca deste assunto? lol
Chorem mais, patinhos. Até poso dar ums eros para poderes corigir. Ai que me ofenderam no meu folding. Ai, ui. How dare you gretos?!
O teu problema é achares que alguém fica ofendido com o que quer que digas miúdo. Cresce.
Comentário de grande maturidade! Tem 10 anitos, é isso?
Isso, menos ainda, -10. Podes responder, pois nota-se. Ou outro cliché normal de carneiragem. Aí os imaturos! Não ofendam os marcianos!
Nada foi encontrado porque as agências andam a contratar as pessoas erradas. Em vez de andarem a contratar Eng. e cientistas da treta, vinham á secção de comentários e estava a coisa feita.
NASA SpaceX e afins se viessem ao PPLWARE contratar o pessoal logo vias o quão avançado o mundo estava. Isto é pessoal que faz o Einstein sentir-se inculto
🙂 🙂
Estão a pedir o maior número de computadores, para lutar contra Covid-19. Neste momento é muito importante e urgente todos contribuirmos:
O Pplware deveria criar tópico sobre este pedido:
https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/hardware/2020-03-03-folding-at-home-como-ajudar-luta-contra-covid-19/
https://foldingathome.org/2020/02/27/foldinghome-takes-up-the-fight-against-covid-19-2019-ncov/
Ainda me recordo de deixar o meu velho MX166 ligado com o software instalado a processar para ajudar a encontrar sinais de inteligência… recordações…
Se calhar encontrou e foram silenciados pelos homens de negro 😀
a probabilidade de haver vida fora da terra é tão grande que é quase uma certeza, o problema é que a probabilidade de não a conseguir-mos encontrar é igualmente grande.
carl sagen escreveu sobre isto vastas vezes
Para além da questão da busca por inteligência extraterreste, o projeto SETI@Home foi importante ao introduzir um tipo de processamento colaborativo que depois foi utilizado por outras pesquisas relacionadas à cura do cancro, sequenciamento e expressão gênica, análise sísmica, etc.
Infelizmente o modelo parece ter sido usado por malwares, aí sem a permissão ou o conhecimento do utilizador da máquina, para gerar ataques DDoS, mineração de BitCoins e propagação de fake news.
Existe um imenso poder computacional desperdiçado em computadores e smartphones em todo o mundo. O SETI@Home apontou em primeiro lugar uma forma de utilizar esse potencial de forma produtiva. Bom… Tudo bem, não foi muito produtivo já que não alcançou o objetivo de localizar sinais de vida inteligente extraterrestre, mas foi uma boa tentativa e no mínimo permitiu a conclusão de que não é nada fácil obter esses sinais, se de fato existirem.
Com o crescimento da IoT, haverá um aumento concomitante no poder computacional desperdiçado devido ao grande número desse tipo de dispositivo, mesmo que os mesmos possuam processadores muito simples e portanto com pouca capacidade excedente. Seria interessante ter um uso produtivo para esse poder de processamento desperdiçado.
Apoiei o protejo até 2014 quando descobrir que poderia utilizar o poder de computação das placas gráficas para minar Bitcoins.
Na altura uma só gráfica gerava 2 ou 3 BTC por mês.
Bendito Seti@Home.
Agora só faltava eles iniciarem uma ICO com a atribuição de valor na criação de um activo criptografico
Não encontraram, porque não há nada para encontrar,
Muita teoria da conspiração se podia tirar daqui…porque quem me diz a mim que não encontraram nada, como podem ter encontrado e não querem divulgar ao mundo… quando já tivemos varias situações reportadas pela NASA ( não muito evidentes, é claro… ) e de repente este projecto encerra… é de estranhar muito esta posição de milhares de pessoas por trás disto… é de ficar a pensar…
acho o 7 uma perca de tempo , acho que a procura de vida inteligente um, desperdicio, acho que se devia de estudar , mais os fenomenos ditos paranormais , aparentemente somos visitados todos os dias por extraterrestes , e passa nos isso tudo ao lado, em vez de procurar la fora , devemos acreditar , nas pessoas que juram ter visto algo de anormal, afinal nos ainda não sabemos o que aconteceu ao feiticeiros, do senhor dos aneis , as lendas dos senhores dos aneis não estaram a falar de feiticeiros , tipo homem de ferro , com alta tecnologia , com bio fatos , nos ainda nem entendemos o passado das terras altas e terras baixas das lendas , da irlanda e dos reinos unidos goticos , e ja vamos querer enteder algo que esta distante a trilhiões de anos luz
Colaboro há uns 3 anos com SETI através do BOINC. Espero que a pausa seja apenas para analise dos dados processados.