Alerta: Lidl Portugal não está a oferecer telemóveis! É uma vigarice…
Recebeu um e-mail/SMS, suposta do Lidl, a dizer que ganhou um sorteio e para escolher um iPhone 11 ou do novo Samsung S20? Calma, não é o seu dia de sorte! Como tantos outros que circulam por aí, trata-se de uma vigarice digital com o objetivo de roubar os seus dados.
Se recebeu um e-mail/SMS deste tipo, não forneça nenhum dado pessoal! Apague a mensagem.
As campanhas fraudulentas têm vindo a aumentar em Portugal. Ainda recentemente alertamos aqui para um e-mail, supostamente do Facebook, que tem como objetivo roubar o seu utilizador e password de acesso à rede social.
O mais recente alerta chega-nos do Lidl Portugal que publicou um aviso no seu perfil da rede social onde se pode ler..
Informamos todos os nossos clientes sobre o envio de e-mail/SMS com conteúdo duvidoso e fraudulento utilizando a nossa marca, como é exemplo do "Sorteio de um iPhone 11 ou do novo Samsung S20". Estamos a fazer todos os esforços no sentido de eliminar o website fraudulento. P
ara segurança de todos, recomendamos que evite carregar em qualquer link, assim como disponibilizar informação pessoal como dados de cartões bancários, contacto telefónico, e-mail, etc. Todas as nossas campanhas, passatempos ou promoções estão disponíveis no nosso site oficial em www.lidl.pt, no nosso Facebook "Lidl Portugal" e no nosso Instagram oficial. Obrigado pela compreensão.
Segundo o feedback dado pelos clientes, têm sido vários os que têm recebido o e-mail/SMS. Os links apontam depois para supostos serviços de surveys.
Atenção aos esquemas de Phishing
É considerado um ataque de Phishing quando alguém está a tentar enganá-lo(a). O objetivo é obter as suas informações pessoais através da internet ou levá-lo(a) a exercer ações com o objetivo de o burlar de alguma forma. Os emails e SMS de phishing aparentam ser válidos e de remetentes confiáveis. O objetivo é tentar que os utilizadores procedam à abertura do(s) anexos ou que cliquem num link para depois tentarem obter a sua informação.
Por norma, o phishing é efetuado através de email, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar. Mas têm circulado também campanhas de Phishing via SMS.
Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:
- User e Passwords, e até mesmo a alteração de passwords;
- N.º de Segurança Social, Cartão de Cidadão;
- N.º da Conta Bancária e dos cartões de crédito;
- Email;
- entre outras informações pessoais
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Este artigo tem mais de um ano
Engraçado, bloqueiam sites piratas por dns. Mas nunca fazem uma medida para bloquear sites phishing ou fraudelentos por dns… (obvio com tempo limitado)
Portugal no seu melhor.
Não ha lobby para proteger cidadãos.
Concordo.
Como é que conseguem mandar SMS destes, com o nome que as empresas usam as vezes para difundir info, é que já não é o primeiro. Uma pessoa não sabe se é verdade ou falso. Este tipo que empresa que usam para mandar SMS em massa naquele nome tem que ser responsabilizada
Concordo , principalmente porque trabalho num empresa que já foi alvo destas “vigarice” e o pior é ter os cliente a culpar os desgraçados que estão nas lojas…
Acho que o problema está na origem da mensagem, por vezes são enviadas de servidores “da china” onde a lei portuguesa não se aplica.
Recebo essa mensagem 40 minutos após ter feito compras no Lidl .Onde está o erro ? Não será alguém a própria superfície que esta envolvida nesta campanha fraudulenta é que muita coincidência
Eu cai na esparrela feito chico esperto tinha la a 2 euros retiraram me 4 e 75 criei um mbway de 5 euros 🙁
O deposito foi feito para este site playvodhere.com 🙁