Internet fixa em Portugal é das mais rápidas do mundo. A móvel… não está mal!
Portugal tem recebido investimento nas comunicações sempre alinhado pelo mundo moderno. Atualmente, com a chegada do 5G, o país já tem planos para a cobertura do território e há já testes em curso. Nesse sentido, e perante outros indicadores, é justo assumir que o acesso à Internet em Portugal é um dos mais rápidos do mundo, com a força maior no serviço fixo.
Recorrendo ao ranking mundial do Speedtest, um serviço amplamente usado por particulares e empresas em todo o mundo, o país situa-se no 22.º lugar entre 176 atualmente medidos. Ficamos pior é no serviço móvel.
A saúde da Internet em Portugal
Atualmente o acesso primordial à Internet é via smartphone. As pessoas estão muito mais tempo ligadas e o acesso aos conteúdos faz-se em qualquer lado. O mundo mudou muito nos últimos 5 anos. Contudo, em Portugal a rede fixa ainda é a que tem a melhor infraestrutura. Apesar disso, já foram feitos grandes avanços no mobile!
Assim, para termos uma ideia do estado atual, no final de janeiro de 2020, a velocidade de acesso fixo à Internet, em Portugal, estava classificada na 22.ª posição, entre 176 países. Atualmente, a velocidade média de download na rede fixa é de 105,78 Megabits por segundo (Mbps), menos 96,43 Mbps do que o primeiro posicionado, a Singapura. Na rede móvel, Portugal fica na posição 39, de um total de 140 países. A velocidade média de download de 37,71 Mbps de download e 11,60 Mbps de Upload.
Este ranking global tem na base milhões de testes feitos pelos utilizadores e empresas por todo o mundo. Segundo o relatório público, este analisa a velocidade da Internet em vários países, ordenando as nações da mais rápida para a mais lenta, em dois campos distintos: a internet móvel e a internet de banda larga fixa.
Os dados que vamos disponibilizar são referentes ao passado mês de janeiro.
Dos melhores para os piores na velocidade de Internet
O TOP 3 desta ranking é encabeçado pela Singapura (202,21 Mbps), Hong Kong (169,78 Mbps), o Mónaco (62,65 Mbps). Por sua vez, lá bem em baixo, aparece o Turquemenistão com menor velocidade no acesso fixo à Internet, contando 2,08 Mbps de download.
No que toca à rede móvel, os líderes no pódio são Emirados Árabes Unidos (87,01 Mbps), Coreia do Sul (83,90 Mbps) e o Qatar (82,59 Mbps). No fundo da tabela está a Palestina com 6,43 Mbps de download. Portugal, neste cenário entre os 140 países referidos, está muito bem posicionado. Ocupamos a 39.ª posição com 37,71 Mbps na velocidade média de download. Portanto, estamos no primeiro terço, entre os melhores.
Qualidade de acesso dos utilizadores à rede fixa
Segundo os dados publicados, no acesso através de banda larga fixa, Portugal registou no mês de janeiro uma velocidade média de download de 105,78 Mbps, com uma velocidade média de upload de 48.63 Mbps.
Em termos de análise num cenário e vizinhança, Portugal ficou à frente de países como Alemanha (79,31 Mbps), Reino Unido (65,82 Mbps), Itália (60,74 Mbps) ou Finlândia (83,71 Mbps). Já a nossa vizinha Espanha, no que respeita à Internet Fixa, posiciona-se na 13.ª posição (125,18 Mbps). Do outro lado do Atlântico, o Brasil ocupa a posição 57 com 49,96 Mbps de velocidade de download.
Qualidade de acesso dos utilizadores à rede móvel
Portugal está a evoluir bastante neste grupo. Para termos uma ideias, em 2017 o país ocupava a posição 52 uma média de download de 19,86 Mbps e 8,43 Mbps de velocidade de upload. Atualmente, como podem ver na imagem em cima, estamos na posição 39 com uma média de download de 37,71 Mbps e 11,60 Mbps de velocidade de upload.
Portanto, nota-se que há uma melhoria significativa ao ponto de estarmos já a falar de 5G na ótica do teste prático e na disponibilização do serviço ao público.
Dica, a sua internet como anda?
Faça uma mediação para verificar se o que tem contratado, e o que paga, estão de acordo com os resultados obtidos. Para isso, com o intuito de receber resultados mais fiáveis nos testes de medição de velocidade, há uma série de medidas que podem ser tomadas.
Quando começar o teste e durante o mesmo, devem estar desligados outros equipamentos que utilizem o mesmo acesso à Internet. Além disso, no browser que está a fazer a mediação, não carregue qualquer outra página. Desligue qualquer app que tenha carregada. Se a ligação for Wi-Fi, deve posicionar-se o mais próximo do router. Por fim, repita os testes em diferentes horários, para perceber se isso tem influência nos resultados na sua área.
Escusado será dizer para ter o sistema operativo atualizado, assim como os drivers e software no geral.
Que ferramenta usar para fazer estes testes?
Perante o que deixamos anteriormente, a sugestão pode passar pelo Speedtest, pode passar pelo Velocímetro Pplware, ou pela própria ferramenta da ANACOM, Net.mede.
Em suma, Portugal está a progredir, a aproximar-se dos melhores no capítulo da velocidade de Internet fixa. Além disso, já se vê hoje uma melhor rede de internet móvel, não só nos 3G e 4G (em breve 5G), mas também com muitos serviços públicos a disponibilizar gratuitamente Wi-Fi.
Atualmente muitas autarquias estão já abrangidas pelo projeto WiFi4EU. Este é um projeto com o objetivo de garantir mais e melhor conectividade. Com a tutela da Comissão Europeia, a iniciativa WiFi4EU tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais de um município.
Este artigo tem mais de um ano
Eu estou mais surpreendido pelo facto da Coreia do Sul estar tão em baixo e o Japão nem sequer aparecer.
O caso do Japão é simples: dentro das cidades, tem grandes ligações. Fora delas, a coisa complica-se.
A 20km de Tóquio, fora das 42 linhas de alta velocidade, a internet móvel é de 1mbs, na melhor das melhores hipóteses. Há muitos países onde isso acontece.
Em Portugal é igual. Isto é o cenário a 25 Km de Coimbra:
Eu tenho 12 Mbps fixos (/ADSL) da MEO. Não tenho mais nenhum operador fixo.
E tenho 40 Mbps em 4G da Vodafone, 6 Mbps em 3G da MEO, e 2 Mbps em 3G da NOS.
Se houvesse vergonha neste país, proibiam as operadoras de investir no 5G antes de fazerem investimento no resto do país. Em vez disso o governo já anunciou com “orgulho” que o atual concurso de 5G garante 2 cidades coberta até final de 2021.
O país é Portugal, mas a realidade é só Lisboa e Porto. O resto é deserto e não dá votos…
Afinal não sou o único a reclamar… Bate tudo certo com o que disseste no meu caso, excepto que as velocidades são ainda inferiores.
Vivo numa aldeia do concelho da Figueira da Foz. O adsl dá 5Mbps com sorte e, a Vodafone tem o melhor acesso 4G com cerca de 25Mbps. A Meo tem cerca de 11Mbps em 4G e chega a picos de 20Mbps em 3G. Não tenho dados da Nos, mas não é melhor que a Vodafone porque dá 3G e fraco.
Completamente de acordo…
Já para não falar dos preços. Fibra paga menos do que um adsl. Por exemplo
Localidade com NOS fibra onde ainda é HFC – 10km de Aveiro. Ainda indicam que é fibra. Velocidade instável e uns miseros 20mbps de upload, que podem descer para mais de metade da velocidade. Parece que ficava melhor servido com adsl da Meo !
Pensava que era o único que não tinha fibra, ainda mais a 5km do centro da cidade de Coimbra…..
Somos os maiores!!
Tirando o concelho de Odemira, pois no Verão (Julho, Agosto e Setembro) só tenho rede quando todos vão dormir…
As redes 3G e 4G estão melhores!? Acho que ainda falta +/- 2 meses para o 1º de Abril.
Não acho que estão piores. Sou do concelho de Olhão e nos últimos anos está decente o 4G e a fibra está com bom serviço. É caro o serviço? Pois é mas a culpa não é dos operações. 23% de iva é um assalto. Mas os tugas la foram de novo beijar a mão ao padrinho. Bardam€&@a.
“Portanto, estamos no primeiro terço, entre os melhores”
Comparação com o título: Internet fixa em Portugal É das mais rápidas do MUNDO”
Só queria saber como podem dizer “entre os melhores” se temos uma das mais rápidas do mundo, o termo “é” por si só uma afirmação / confirmação…
A sério que põem estes títulos sem qualquer sentido…?
Não percebes só para fazer confusão e levantar barulho, porque nem é preciso fazer um desenho, os números estão lá bem espelhados. Na verdade, a nossa internet, neste caso em particular a rede fixa, de entre os 176 países é uma das melhores do mundo. Como podes ver, encontra-se na posição 22, e da posição 22 até à posição 1, a diferença é menor do que era há 5 anos atrás, ou mesmo há 3 anos atrás. Mas lá está, insistes em ser engraçado.
O Spoky é daqueles portugueses que bate no peito sempre a criticar o país. Mas não sabe criticar. sabe sim dizer mal. Como uma maria carpideira, sempre a chorar. Tudo está mal no país, do falta dizer que vive com um fundo de inserção social.
A vodafone insiste que só tenho 1GB a testar pelo site de Java deles, alguém me consegue explicar porquê? E porque todos os outros sites não passa dos 300 e tal?
O meu S10 em 5Ghz tem 800 e tal
A velocidade so é garantida por cabo. Por wifi nao é garantida a vellcidade.
Se tens essas veloxidades é devido a estares ligado por wireless.
Se tiveres essas velocidades por cabo, eu verificava mesmo se tens placa gigabit pois é necessário.
Creio que foi confuso a minha pergunta pois falei 2 coisas:
“A vodafone insiste que só tenho 1GB a testar pelo site de Java deles, alguém me consegue explicar porquê? E porque todos os outros sites não passa dos 300 e tal?”
No caso da Vodafone é porque o teste é feito com um ftp da rede deles (que usa o mesmo backbone). Quando vais usar outros, a coisa já muda de figura. Também depende dos sites e das horas. Nas “horas de ponta”, facilmente ficas com 100kbs nos testes. Ao anoitecer, disparas para 2000 vezes mais…
Filipe, tenta num PC com com o cabo (1Gb) o link da Netflix -> https://fast.com/
O fast, ele próprio não aguenta grande velocidade. Muitas vezes dá-me velocidades muito inferiores ao que realmente tenho
Olá Filipe eu também tenho 300e pouco pelo. Eu S10, mas isso é lógico, estou limitado pela ligação Wi-Fi de casa. Por cabo tenho bem mais.
Por 4G+ tenho 80 e pouco.
Quem vive nas aldeolas (sem desprezo pelo termo) não pode estar à espera das mesmas performances. Se forem há Coreia do Sul nas aldeolas acontece o mesmo.
Na casa dos meus pais a uns meros 6km da cidade há 5 também tinha fraca prestações. Hoje tenho 196 (o contrato é só 200 e é um exagero) e 4G tem 61. Considero isso muito bom.
Tem de ser Grantido um valor mínimo. Pra mais depende se infraestruturas e isso meus amigos só depende de rentabilidade económica e para isso é preciso haver clientes e a 25km (deves estar a falar de zonas como Arganil, tábua, Pampilhosa) não há pessoas em número suficiente para tal.
Fikilr A última parte não era ti
Eu até alucino com tamanha velocidade quando vou de ferias a casa dos meus pais de tão rápida que é!
2 mbits com quebras e é uma loucura, até tenho um orgasmo.
O teu pai, os pais de outros e muita gente, faz parte de um todo, não são individuais, um país só por si. É óbvio que se percebe que não é linear, que está bem distribuída a qualidade e quantidade da rede, mas o que está por trás das sociedades não é servir com a mor ao próximo. Está sim o conceito de gerar lucro. Numa aldeia com 2 ou 3 mil pessoas, ter dezenas de milhares de euros em infraestrutura para demorar 60 anos a ter retorno, não atrai o operadores, obviamente. Agora, é por isso que o Estado tem de intervir, principalmente quando concede certas “benesses” às poderosas empresas que estão por trás destes operadores. O que nem sempre acontece e por isso é que temos estes desequilíbrios. Fora isso, que é igual em todo o mundo, não estamos mal não senhor, estamos entre os melhores do mundo.
Sou cliente MEO com fibra 200/100…faço testes de forma regular no Speedtest e no PC a velocidade está sempre no limite ou mesmo acima do contratado.
No smartphone (Huawei P20) tenho normalmente cerca de 65/60…não me posso queixar!
Isto na zona do Estoril…
Tens sim razão de queixa pois parece que não te meteram um router capaz. Essa velocidade no telemóvel é muito baixa
Ou então, até nem tem razão de queixa. Porque o que é contratado, é o serviço, e esse sim está a ser prestado, pois com ligação por cabo até tem velocidades superiores ás contratadas pelo que indicou. Se o Router não aguenta essa velocidade de Wi-Fi, qualquer um de nós tem uma boa solução, gasta uns 40€ e compra um router que já suporta isso, que maioria das vezes são superiores aos CEDIDOS pelas empresas, e um dia que troque de operadora mantém o seu router mais capaz. Simples..
A operadora presta um serviço e coloca lá equipamentos para se usufruir dos mesmos MAS não tem obrigação de colocar equipamentos topo de gama.
Roménia – 1 GBPS = 7.50 euros
LOL !
Roménia :
emprego= zero.
Fiabilidade do serviço =suspeita
Scam= toda a hora
Romenos= Portugal
Se fosse tão boa lá nem estariam cá a viver xD
Muito bom. Neste momento estou na Australia onde a internet é das piores e onde o governo não quer investir na melhoria sequer, já foram apresentadas várias propostas mas o governo recusou, prefere dar apoio aos contribuintes, principalmente aos reformados, acho ridiculo, o que se precisa é uma net rápida mas pronto…
A malta que vem para aqui dizer “eu moro no meio da selva e tenho net lenta” tem de perceber que são a minoria.
Obviamente as operadoras não vão gastar milhares ou milhões a fazer a net chegar em condições por causa de meia duzia de pessoas…
Assim vai este país… triste sociedade esta Lusitana!
O que os portugueses, de tão vaidosos que são, gostam de se gabar, mesmo não tendo motivos…
Estudos comparativos completamente falseados, lavagem de cérebro, aldrabões a pregarem e imbecis a abanarem a cabecinha.
Mais do que o pseudo-debate da suposta qualidade, ou falta dela, da prestação em Portugal, importaria analisar a situação profundamente!
Como é possível que num país de 620€ de salário se aceita que as operadoras (todas alinhadas no preço e prestação, que estranho não é?!) façam pagar pela internet ilimitada em casa a partir de 29€90!!
Se comparar-mos com, por exemplo, a França, onde os salários são aprox. 1500€, a Internet ilimitada em casa (net, telefone, tv…) com velocidades bem superiores às propostas em Portugal custe 9€90 e sem obrigatoriedade de permanência (em Portugal, 24 meses! 2 ANOS!).
Tudo isto com a conivência de des-governantes corruptos, uma ANACOM de gatunos e incompetentes, multinacionais vândalas….e portugueses PANÕES!
País infestado de porcos e vacas, é isso o que os portugueses são: porcos e vacas! Têm tempo para ir ao estádio gritar por golos e enriquecer descerebrados que correm atrás de uma bola, não não para ir para a rua gritar por justiça…
Que triste futuro o deste pedaço de terra.