É cada vez mais difícil instalar o Windows 10 sem ter uma conta Microsoft
A Microsoft tem tentado trazer cada vez mais utilizadores para o Windows 10 e para os seus serviços. Para isso cria interligações entre estes e assim acaba por cativar de forma inequívoca os utilizadores.
Uma das mudanças que tinha já sido detetada nos EUA era a necessidade de uma conta Microsoft para instalar o Windows 10. Essa funcionalidade parece agora estar a ser alargada a outros mercados, preparando-se para ser global.
-->
Windows 10 sem conta Microsoft é quase impossível
Com as mudanças que a Microsoft anda a trazer ao Windows 10, é cada vez mais difícil instalar este sistema sem uma conta Microsoft. A gigante do software quer dar aos utilizadores a ligação necessária entre o seu sistema e os seus serviços.
Isso é visto na forma como tenta que durante a instalação do Windows 10 seja associada uma conta Microsoft para o usar. Tem estado a esconder ou disfarçar a opção que permite a criação de utilizadores locais, algo que tem sido mal recebido pelos utilizadores.
Está a ser alargado a novos mercados e a novos utilizadores
Este foi um processo que foi inicialmente detetado no final do ano passado, ainda que de forma limitada e apenas nos EUA. Sempre que o PC está ligado à Internet, simplesmente é removida a opção de criação de conta local aos utilizadores. Agora, está a ser visto em outros mercados, em especial no europeu.
Claro que este não é um processo que tenha de ser definitivo. Caso seja desligado o acesso à Internet, será apresentada a opção de criação de um utilizador local. Há, no entanto, quem revele que na primeira utilização, com Internet, esta tentará ser convertida.
Sem Internet pode ter um utilizador local
Caso a conta seja associada a uma conta Microsoft, há sempre uma última opção que pode ser usada. É possível, a qualquer momento, converter uma conta Microsoft para uma conta local e assim ter tudo apenas no PC com Windows 10 e sem dependências de qualquer serviço.
A Microsoft tem reforçado com frequência as vantagens de usar uma associação online no Windows 10. A principal é mesmo o poder manter sincronizado todas as opções e definições, de forma automática e direta. Ainda assim, há ainda muitos que certamente não querem esta dependência.
Este artigo tem mais de um ano
Isso é tão simples se contornar colocando os primeiros números de um telemóvel e clicando seguinte e na janela seguinte, no canto inferior esquerdo, terá a opção de escolher uma conta local. É não é necessário estar desligado da net.
Quando se faz uma instalação limpa, o computador não deve ter a internet activa. Mesmo na configuração deve ser ignorada a opção. Depois de terminar, então configurar a ligação e fazer a instalação de drivers, seguido da instalação de todas as actualizações.
Só depois disto é que se avança para as configurações personalizadas, como programas e passwords.
Ainda ontem estive a fazer uma instalação “limpa” do Windows 10 num portátil e não me apareceu a opção de usar uma conta local. Para contornar o problema não liguei à rede durante a instalação (conforme descrito no artigo), e só quando terminei o fiz. Vamos ver se não se lembram de “obrigar” o utilizador a estar ligado à rede para instalar o Windows. Não tenho nada contra a Microsoft, mas isto é um abuso!
Não te obrigam para já mas quando ligaste não te apareceu uma janela azul a dizer que “vamos terminar a instalação”? Claro, pode ser ignorado mas eles fazem isso.
Existe uma forma de fazer bypass mesmo estando ligado à Internet. Basta quando pede a conta Microsoft colocar apenas user e na password o mesmo. Irá ser apresentado um erro e aparece a opção para configurar conta offline.
Isto só mesmo a Microsoft!!
Realmente, só mesmo a Microsoft. A Apple até deixa ter contas locais e tudo… Enfim…
Se era suposto referir-se a Linux, então já tem razão, mas isto é algo que a Apple faz há muitos e longos anos.
Já agora, sou mais que a favor que haja a opção de ter contas locais.
O Linux não tenta impor serviços e outras cenas aos utilizadores.
Se quiser suporte decente, tem de pagar!
Balonposte
suporte decente?
refereste ao suporte tipo microsoft que é “Obrigado por entrar em contacto conosco.
*1001 linhas de texto*
aconselhamos a que reinicie o computador.
responda de volta a dizer como correu”
este tipo de suporte?
no linux podes não ter a empresa a dar suporte, mas tens utilizadores nos forum que são autenticos engenheiros informáticos que em meia duzia de linhas oferem-te 1001 soluções para experimentares.
A Apple não deixa criar contas locais?
Vá lá ver isso outra vez, porque eu tenho uma conta local no meu MacOS Catalina.
O que tem? O botao esta la e existe. Podes ter conta offline. Dramatizar menos os artigos. Permite fazer o mesmo que sempre permitiu no windows 10, apenas e so e isso ja acontece ha 1 ano e nao foi de agora, o destaque é para fazer login com conta microsoft do que criar conta local. A pplware é que quis fazer um drama de algo que ja esta assim ha largos meses.
E tal como no iphone requer conta itunes para funcionar em pleno, tal como no android requer conta google para tirar partido total, qual o drama a microsoft querwr conta microsoft para tirar partido total do windows? Se lessem as vantagens de se usar conta de email no windows do que conta offline perceberiam. Mas estas noticias servem pra isto, em vez de mostrarem o porque das coisas, criam dramas que nao existem, apenas pq o layout mudou
+1
Eles querem mesmo forçar a conta Microsoft por motivos óbvios: forçar a loja da Microsoft a toda a gente, mas para isso precisam de uma conta Microsoft activa… assim esse problema é ultrapassado uma vez que se torna quase impossível escapar à utilização de uma.
Ainda tem aquela vantagem de eventualmente ajudar na espionagem porque está definitivamente ligado a uma conta online.
eu uso conta microsoft e não é por isso que sou forçado a usar a windows store. aliás, não a uso sequer, eu só uso programas desktop.
Qual é o problema? Para ativar um telemóvel Android também temos de ter uma conta GMail…
que eu saiba no android so precisa de conta gmail para instalar apps da loja. !!!
E a grande maioria instala apps da loja, portanto é quase um requisito ter conta gmail…
Se não instalarmos apps da loja mais vale utilizar o dispositivo como um tijolo. Os 3 sistemas comerciais fazem a mesma coisa… Ponto.
Há mais lojas para além da play store!
yes
Introduzes a conta gmail para a loja, e o android replica a conta para outros serviços.
Vai lá confirmar sff.
Não é verdade. Podes configurar o telemóvel sem uma conta Google, aparece na maioria dos telemóveis a opção Ignorar.
Os utilizadores do Windows não estão habituados a isto e ficam “chateados” com isto, mas não se importam que se deparam com a mesma questão quando é com Android ou iOS?!
+1
para mim conta MS é uma mais valia, as minhas chaves do windows 10 estão todas lá guardadas além de que assim o windows faz backup das minhas personalizações e definições.
As chaves (Windows) não estão associadas às contas Microsoft, estão associadas ao hardware ID da motherboard (experimente mudar the motherboard e instalar o Windows com a mesma chave 😉 ).
Limitem-se a falar, com certezas absolutas, daquilo que sabem.
A do SO Windows 10, é verdade, fica gravada na board se for UEFI, mas se tiveres uma licença do Office fica no mail.
certo. uma chave Office não é uma chave do Windows 😉
as licenças do Office também ficam gravadas na tua conta MS, assim como as apps que compras na microsoft Store, tudo te aparece na area “pagamentos e cobranças”, onde tens acesso também às chaves.
eRRe
as chaves, desde que sejam compradas, são “reútilizaveis”. Obvio que as chaves que vêm com o computador não funcionam, mas se comprares uma chave e fores a (vou mesmo ter o trabalho de te dar todos os passos):
– conta microsoft/Dispositivos/Gerenciar/Gerenciar (menu drop down) e clicares em “Remover Computador”, o teu PC vai desaparecer da conta e a partir deste ponto, tudo o que irá aparecer na tua conta será “Windows 10 home/pro” com a descrição “not in use”.
para reutilizar a chave, vais ao novo computador (digamos que o teu não trazia W10), fazes login com a tua conta MS.
vais à tua conta MS na internet, vai lá aparecer esse novo computador. Associas a chave e voilá, chave reutilizada. fazes reboot ao PC e já deverá aparecer ativado.
por isso sim, estou a falar com certezas absolutas, pois comprei este computador com w10 home e mais tarde instalei o w10 PRO e fiz o processo acima para o ativar.
E claro está que a chave original deste computador ainda consta na minha conta, apesar de só ativar este computador por ser chave OEM, enquanto que a PRO não é uma chave OEM, comprei mesmo o disco do W10 pro.
Obrigado pelos passos, vou verificar se tal aconteceu (eu tenho o windows activado com uma chave que era do windows7, e a primeira vez que o fiz foi com a conta msft). Como nunca mais tive de olhar para isso fiquei com a ideia de que as chaves não ficavam associadas à conta msft, mas sim ao dispositivo onde foram activadas.
@eRRe
Sim, o Mais provável é estar associada à conta.
Só tem atenção numa coisa, se vais trocar do home para o Pro, aponta em local seguro a chave do Home porque a MS, se a chave OEM não for usada durante 2 anos (penso eu) ela desaparece da tua conta porque a MS pensa que esse computador já não existe.
Isto aconteceu comigo à 2 ou 3 anos com um portátil e para desaparecer a chave foi mais ou menos 1 ano e meio a 2 anos.
Aliás, até vou precisar disso para remover a chave do meu portátil (que veio com versão Home) e activar uma chave Pro que tenho de outras instalações (8.1 pro, acho). Boa cena, não fazia ideia disto.
também não fazia ideia que se conseguia fazer gestão da própria máquina (pelo menos saber o espaço em disco dá para ver) pelo portal…
https://i.imgur.com/FA5RBQm.png
Sim dá para fazer umas cenas básicas na conta MS, nada de outro mundo e eu até nem as acho assim muito relevantes porque isso só serve para quem tem diversos computadores associados à conta ter uma visão geral do estado desses computadores, parece que é mais ferramentas de administrador.
Pelo menos na versão PRO, ao selecionar adicionar ao Dominio de seguida é possível criar a conta local, mesmo estando ligado á Internet.
Não posso confirmar na Home, por não ter instalado ultimamente.
farto-me de instalar o Pro (tanto no trabalho, como em casa) e não aparece a opção de adicionar ao domínio. Normalmente, e para não ter surpresas, tenho uma pen drive, com os drivers necessários sacados nas versões mais recentes, e instalo sempre o Windows offline. Só me ligo á rede depois de ter os drivers instalados. a razão é simples, a Microsoft, apesar de melhor, ainda deixa a desejar MUITO neste campo. Da última vez que me lembro de instalar o 10 com rede ligada, tive uma data de problemas relacionados com drivers de placa gráfica, por exemplo.
Apenas na versão Enterprise me apareceu a opção de adicionar ao domínio (por defeito também mostra o ecrã para introduzir detalhes da conta Microsoft – enterprise ltsc 2019).
não sei de cor, se na versão home é preciso mais ginástica, mas é na mesma possível usar conta offline (é obrigatório, visto que estamos na UE, e RGPD, e coiso e tal).
Solução: Windows 7 !!!!