Google Fotos: Vídeos seus podem ter sido partilhados com desconhecidos
O Google Fotos é um serviço utilizado por milhões de pessoas para criar cópias de segurança das suas imagens e dos seus vídeos. Como é de prever, neste serviço exige-se o máximo de privacidade, dado que o material lá armazenado é de total sensibilidade. Mas um problema parece estar a afetar a reputação da segurança deste serviço da Google.
Segundo a empresa, algumas pessoas que utilizam o seu serviço Takeout, usado para descarregar um ficheiro com informações dos dados armazenados, tiveram o conteúdo da sua conta Google Fotos partilhado com estranhos por acidente.
O que é o Google Takeout?
O Takeout é um projeto da Frente de Libertação de Dados do Google que permite aos utilizadores dos produtos Google, como YouTube e Gmail, exportar os seus dados para um ficheiro e posteriormente fazer o seu download.
Problema técnico na segurança do Google Fotos
Conforme é reportado pelo site 9to5Google, um "problema técnico" parece ter acontecido entre os dias 21 a 25 de novembro de 2019. No entanto, a gigante das pesquisas só agora está a alertar, por email, os utilizadores potencialmente afetados.
O problema envolveu vídeos (e não fotos), que foram acidentalmente exportados para os ficheiros de outros utilizadores se estes estivessem a fazer uma cópia de segurança do seu conteúdo ao mesmo tempo.
Whoa, what? @googlephotos? pic.twitter.com/2cZsABz1xb
— Jon Oberheide (@jonoberheide) February 4, 2020
Os utilizadores afetados receberam emails bastante vagos, informando-os simplesmente que "um ou mais vídeos na sua conta Google Photos foram afetados por este problema" sem especificar quais, ou quantas pessoas tiveram acesso.
A Google também avisa que os backups descarregados durante este período de tempo podem estar incompletos, portanto vale a pena verificá-los e guardá-los novamente para garantir que os seus ficheiros não estejam a perder nenhum conteúdo.
Mais vale tarde do que nunca?
A Google diz que efetuou uma análise profunda para erradicar a causa do problema e garantir que não volta a acontecer.
Apenas uma pequena fração dos utilizadores deste serviço foi afetada pelo bug (aproximadamente 0,01% de acordo com as próprias estimativas). Contudo, mesmo que tenha resolvido o problema após alguns dias, só alertou os visados dois meses depois. O que pode ser um caso grave de falha de segurança e alerta dos utilizadores.
Sabe-se lá que tipo de conteúdo está nas mãos de terceiros e o que essas pessoas podem fazer com esse material.
Este artigo tem mais de um ano
Aqui está uma das muitas desvantagens de não ser tudo guardado em formato cifrado que apenas o próprio utilizador tenha a palavra-chave/ chave digital para aceder ao conteúdo em formato decifrado.
Nem mais, eu por segurança desativo a sincronização do Google Photos, faco backup das minhas fotos e dos videos do telemovel para o PC via FTP, ponho tudo em ficheiro’s RAR com uma password longa e gerada pelo LastPass, e faco split em ficheiros de 4GB +-. e só depois mando para o Google Drive. Mesmo que ganhem accesso ao Drive so conseguiriam aceder se soubessem a password para extrair. Os contras deste metodo é que só é prático para fazer backups manuais regulares. Agora para todos aqueles que tem a sincronização activa no Google Photos é complicado..
Amanhã, todos continuarão a usar a Google e os seus serviços, sem questionar nada, só porque é “gratis”.
google, aquela empresa amiga dos utilizadores. faz tudo bem. que não erra, se erra não e grave, que tem um politica de privacidade acima das outras empresas, não sei porque noticias como estas não são levadas mais a serio! Tem que ser da Microsoft para ser serio?!!!! 😉
Felizmente para mim,nunca confiei na Google Fotos,evito dentro das minhas possibilidades qualquer serviço que seja disponibilizado por essa empresa,não mantenho fotos nem vídeos pessoais e faço sempre questão de desactivar essa aplicação no Smartphone. A Google Sabe sempre onde é que nós estamos,onde vamos e o que fazemos,do que é que gostamos…é assustador a quantidade de informação que é armazenada sobre os utilizadores,e com o nosso consentimento!”Permitir que a App Google aceda á localização deste dispositivo?” SIM,”Permitir que a Google saiba tudo sobre você e o siga para todo o lado?” SIM…
Eu nem ao motor de pesquisa deles vou quanto mais armazenar dados pessoais nos serviços deles. Nos dias que correm só um ingénuo é que usa serviços da Google.
+1
LOL
So para te informar que aqui o Pplware fornece todo o teu histórico de comentários ao Google. E como tens um Gravatar, todos os comentários teus usando tal Gravatar estão registados no “teu” perfile que o Google tem de ti.
Boa Ricardo…
Deixa lá ele n percebe nada disto daí ter posto o “LOL”.
Mas ainda bem que há pessoas como tu que se dão ao trabalho de explicar a burrice dos outros. Eu muitas vezes já n tnh paciência.
A vossa lógica resume-se a “como se não se pode fazer tudo, então que não se faça nada.”
E ainda chamam nomes. Cresçam. apareçam e deixem de se armar em bullies escondidos atrás do teclado.
Google no seu melhor, já nada me surpreende vindo desta empresa!