Mais segurança no Messenger? Facebook vai implementar reconhecimento facial nesta app
Com todas as novas funcionalidades de segurança que os smartphones hoje têm, é normal que as apps as usem para garantir a privacidade dos utilizadores. O foco está na segurança, mas muitas mais áreas podem ser exploradas.
O mais recente a tomar este caminho parece ter sido o Facebook com o Messenger. Uma nova funcionalidade estará a ser testada e garantirá o reconhecimento facial do utilizador. O estranho é mesmo o nome que foi escolhido, que já todos conhecem de outra marca.
Ainda mais segurança para o Messenger
As questões de segurança e privacidade sempre foram um foco no Facebook e nos seus serviços. As razões nem sempre foram as mais claras e as mais positivas, mas a verdade é que os mecanismos estão lá para proteger os utilizadores.
Com constantes melhorias e atualizações, é normal que o Facebook explore potencialidades que os smartphones hoje oferecem. Desta forma consegue mais e melhor das suas apps, usando apenas os mecanismos que já tem disponíveis nestes equipamentos.
Facebook Messenger is working on "Face ID" app lock
It can be enabled right after the user leave Messenger or after a duration
It seems Face ID will NOT be sent to, or stored by Facebook’s servers, according to the description shown in the screenshot pic.twitter.com/pqBQAjOrnd
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) January 23, 2020
O Facebook aposta no reconhecimento facial
A mais recente descoberta, vinda da já conhecida Jane Manchun Wong, revela que o Messenger deverá receber em breve uma adição de segurança importante. Está presente uma nova opção de reconhecimento facial, que poderá ser ativada.
Este não é um mecanismo que pretenda dar mais segurança nas comunicações, mas sim para impedir o acesso alheio a este serviço do Facebook. Mediante o definido, será pedida posteriormente a autenticação, usando o reconhecimento facial do utilizador. Imediato, 1 minuto, 15 ou uma hora vão ser os períodos disponíveis.
I found the feature in Messenger for Android
I hope they will use Android’s Biometrics API instead of rolling their own implementationhttps://t.co/BwlTW31e1c
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) January 23, 2020
Um nome que todos conhecem e não pode ser usado
Curioso mesmo é o nome adotado. Presente na app está o nome Face ID, que remete de imediato para a Apple. Tendo sido esta novidade encontrada num Android, garante-se que não é a proteção da Apple. Eventualmente este nome deverá ser mudado em breve e antes de ser lançado.
Resta apenas saber em que moldes o Facebook vai trazer esta novidade ao Messenger. Vai ainda haver a normal desconfiança da recolha de dados do utilizador, nomeadamente a sua face e o que será feito com ela. Isso tudo será evitado se forem usados os mecanismos nativos do Android e do iOS.
Este artigo tem mais de um ano
Força, estado policial orwelliano
Mais segurança no ponto de vista do utilizador, mais informação do utilizador para vender na óptica do Facebook.
Agora vai ser mais fácil desbloquear o seu iPhone sem precisar usar nenhum backdoor e so comprar os dados ao Facebook 🙂
Não vejo onde está o espanto da Pplware quanto a esta notícia no que diz respeito à utilização do nome “Face ID” dado à nova funcionalidade que o Facebook vai implementar no Messenger. Se o Pplware for verificar esta mesma funcionalidade de segurança na app WhatsApp para iOS, irá verificar que o Facebook (que só por acaso é a mesma detentora da mesma), usou o mesmo nome “Face ID” na medida de segurança.
Parece que vou ter que por um papel na câmara para usar o messenger. 🙂
Também podes usar uma máscara todos os dias, por exemplo. Nem que seja para te divertires com eles 🙂
Não utilize a aplicação «Facebook Messenger» criada pela empresa de espionagem «Facebook», em alternativa utilize o Signal.
“As questões de segurança e privacidade sempre foram um foco no Facebook e nos seus serviços.”
Parei de ler depois disto.
claro que vão fazer um reconhecimento facial… e claro que será, com toda a certeza para dar mais segurança… isso é tão certo como o aquecimento global não existir. Não sei como ainda há contas de Facebook abertas.