Carregamentos na rede IONITY vão ser muito mais caros (cerca de 10x)
Com cada vez mais carros elétricos a circular, é necessário que todo o ecossistema esteja disponível. Falamos dos postos de carregamento, que são cada vez mais e mais rápidos! Aproveitando "o negócio", a IONITY informou que vai aumentar as tarifas!
Se não é sócio da IONITY prepare-se!
A rede europeia de carregamento Ionity já está disponível na vizinha Espanha, mas ainda não chegou a Portugal. Esta rede, é uma joint venture fundada pelo BMW Group, Daimler AG, Ford Motor Company e Volkswagen Group com Audi e Porsche. Mas outros fabricantes de automóveis podem entrar para ajudar a expandir a rede.
O valor por sessão de carregamento é de 8 euros, mas vai mudar já a partir de 31 de janeiro.No entanto, na Europa, quem tive um veículo de uma das marcas que faz parte da joint venture paga menos!
Preço dos carregamentos vai passar de 8€ para... 79€
É caso para dizer, vai passar de 8 para (quase) 80! A partir de 31 de janeiro o preço de carregamento vai passar a ser de €0.79 por kWh na zona euro - ver tabela aqui.
Vamos a contas! Se tive um carro com uma bateria de 100 kWh tem de pagar então os 79€ por 100 kWh (antes apenas pagava 8 euros). Se for Renault Zoe, com bateria de 50 kWh o valor de carregamento passa a rondar os 40€. Um Audi e-tron "apenas" terá de pagar 39€ pelo facto de ser um carro da marca da joint venture.
Este artigo tem mais de um ano
Era tão CLARO, mas tão CLARO que isto teria de acontecer, mas pronto nem todos temos as mesmas percepções..
E para manter a concorrência a tremer o próximo passo é começar a vender gasóleo a 4€ /L.
Até parece que que a gasolina está a 40 centimos na bomba (estou a especular no preço de custo).
A diferença é que se carregar em casa carrego barato ou de graça se produzir a minha energia, no combustivel a unica forma é ou pagar nas bombas ou meter oleo de fritar no deposito e nao vai ficar muito mais barato..
Exeto que a questão aqui não é carregar em casa, é carregar nos postos de rua, que é a única solução de viagens longas e é a solução diária para a maioria dos habitantes citadinos.
E não esquecer que existem muitos carregadores de rua (a grande maioria) cujo os custos de carregamento é 4 x mais baixa.
Não antevejo estes valores durarem muito.
É carregar durante a noite. Se alguém compra um carro electrico e não tem garagem para o carregar, não é muito esperto
Vais produzir energia para o teu carro?
Só se tiveres um carro de brincar
Rui Vicente,
Não sei porquê, eu também produzo a maior parte da energia do Meu. Montei na empresa um sistema fotovoltaico que me carrega o carro durante o dia enquanto estou a trabalhar. Faço cerca de 80km por dia em
Media, é quase sempre a energia solar gratuita.
A fonte de rendimento que as marcas precisam compra a 10 vendem a 100.
Terão por ventura consciência que a esses valores não vão ter clientes ou terão uma quantidade insignificante.
Cobrar 10 vezes mais só porque sim….
Hão de ir longe.
Se os carros do grupo em questão tiverem fichas proprietárias, que só permitam determinados tipos de carregamento (rápidos, pe.) em carregadores específicos, só mudando de marca.
Exacto, foi a primeira coisa que me veio á cabeça, o grupo VW é gigantesco e tem montes de parcerias, a BMW e Mercedes também não ficam atrás. A nós consumidor restará fazer bem as contas e ver o que compensa ao nosso estilo de vida.
São as pilhas douradas.
Por estas e outras é que a Tesla continua a vender e vai vender muito mais. com a rede de carregadores que tem e o preço que pratica nos carregadores dá 10 a 0 a qualquer outro.
Não te preocupes…dentro de algum (pouco) tempo a tesla vai fazer o mesmo! Tem de seguir a “corrente”…
I saw what you did there.
Ao contrário da rede Ionity que é controlada por várias marcas, entre as quais algumas que já demonstraram diversas vezes estar muito pouco interessadas na electrificação, os Supercharger são da Tesla.
Já foi frisado em diversas ocasiões que a rede Supercharger não é uma central de lucro. O objetivo é ser neutra em custos.
ser dono da infraestrutura de fornecimento é uma coisa, o fornecedor de energia para essa infraestrutura é outro, logo vais ver quanto vai ser essa neutralização…
nem sei em que planeta vives.
@Golo,
A questao é que no caso da Tesla, eles podem vender a energia ao preco que quiserem, compram a tercerios e depois vendem ao consumidor final.
Por exemplo, os meus ainda sao do tempo do Free charging for life e enquanto os tiver, vao sempre carregar gratuitamente nos carregadores da marca.
No final de 2019 fui para Praga de férias, carreguei sempre nos superchargers, nao gastei um unico centimo em energia.
Sabes que a Tesla também produz painéis solares e battery packs com Megawatts?
Mesmo com os preços actuais, muitos dos Supercharges já estão a receber painéis solares e baterias. Se os fornecedores aumentarem os preços à Tesla, só vão acelerar a instalação dessas soluções. Não acho que seja um bom negócio para os fornecedores…
@Louro
Esses Tesla vão carregar gratuitamente até passarem a ser pagos.
Ou não acompanhaste os amigos da Tesla a anunciarem que ia ser pago e entretanto voltarem atrás?
Já devias saber que quando eles anunciam algo, já está nas ideias deles que isso é para acontecer, quando recuam é apenas para implementar mais tarde.
@Sujeito, os carregamentos gratuitos vitalícios na rede da Tesla podem se lo de duas formas: associados ao veiculo e, portanto, gratuitos até ao fim da vida do mesmo, ou associados ao proprietário, sendo gratuitos para o veiculo enquanto este continuar na posse do referido proprietário.
Isto está contratualizado.
Claro que pode desconfiar da palavra dita ou escrita da empresa, mas sempre ouvi dizer que “quem é desconfiado não é certo”…
@Sujeito
Ia responder mas o iOfan já respondeu por mim.
Enquanto estes carros existirem, serao sempre carregados gratuitamente nos carregadores da marca.
Seguir a corrente??
A pensares assim tu mesmo nunca serás ninguem.
Vê bem o exemplo da Apple, nos anos 90 e 2000 tornou-se a Apple por ser diferente, não por ser igual aos outros, senão hoje seria uma empresa sem tanto sucesso.
A Testa fará e seguirá os mesmos passos. Ser diferente com sucesso, basta.
@Tiago C a Apple só sobreviveu nos anos 90 porque a Microsoft deu dinheiro, pois a maçã estava à beira da falência 😉
A Microsoft não “deu” dinheiro. Isso é espalhar mitos. A Microsoft pagou para se livrar dum caso legal. Ou faz-te sentido que os concorrentes paguem para manter a competição a funcionar? Não faz, e nem eles o fazem.
Só que a Tesla tem caminhado exactamente nessa direcção, na de cobrar ou cobrar caro pelo que antes era gratis ou barato. Portanto muito certo não estás.
Então mas a Tesla segue um caminho diferente ou segue um caminho igual (neste caso ao da Apple)?
Free charging for life here mate.
Pensas tu. Daqui a uns anos verás.
Nao penso meu amigo, é o contrato…
Só se a marca abrir falencia e desaparecer do mercado, o que convenhamos nos proximos anos é pouco provavel.
Portanto no fundo, muda para as marcas que não fazem parte da aliança, ao cobrarem o valor de 0.79kWh.
Se para os carros que fazem parte da aliança ficar a preços acessíveis, apesar de ser uma medida egoista, pode ser uma vantagem para os donos destes carros, dado que terão postos ‘mais exclusivos’ que só vão atrair alguns clientes (entenda-se, das marcas com acordo). Os restantes devido ao preço vão ter que ir para outros postos. Parece ser mais uma medida de controlo do fluxo aos carregadorese não dar vantagem destes carregadores a marcas que não se quiseram unir, do que propriamente ‘roubar o cliente’.
Para os que fazem parte da aliança o aumento é “apenas” de 5 vezes. também acho que não é roubo nenhum, afinal são “só” 250% de aumento. 😀
Se achas que 39€ para os carros do consorcio barato …..
Abc
É só 4 vezes mais caro do que carregar o e-tron em casa em vazio.
Aqui mostra a ganância das velhas empresas e a visão das novas! O objectivo nunca foi criar uma rede elétrica, mas sim matar para depois dizer que gasolina e gasóleo foi o passado, o presente e SERÁ O FUTURO! Depois queixam-se da pedra do sapato “TESLA”
A Porsche sempre frisou que o preço ia ficar equivalente aos valores por km das suas viaturas a combustão.
Tirando as versões mais acessíveis do grupo VW, a não ser que futuramente seja calculado um preço por potência de carregamento, não vejo os modelos elétricos que este grupo pretende fazer para as massas a usarem a rede ionity.
Para o segmento de luxo elétrico, velocidade de carregamento tem um preço a pagar e a carteira dos proprietários não se deve preocupar muito com isso, muitas das viaturas de luxo são de empresas e os gastos metidos para despesas dos seus altos cargos.
Com estes preços estão afirmar que não estão interessados em possuir clientes.
Exemplo do UK, o preco medio por kWh em casa é de 0.14, pode ficar quase metade disso quem carregar durante a noite.
Existem redes de carregamento que cobram entre 0.12/kWh e 20/kWh dependendo da velocidade de carregamento e outras tantas gratuitas, muitas empresas oferecem carregamento aos funcionários e eles para fazer concorrência metem um preço de 0.67 (4x mais que a concorrencia).
Isto faz tanto sentido como aparecer uma nova companhia rede de abastecimento a vender gasóleo a 3€ o litro 😀
As marcas a se unirem para irem buscar o lucro que perdem com o fim das revisões dos carros a combustão.
… lucros da energia .. ganância das empresas..
Painéis solares mais eficientes é o caminho para veículos 100% elétricos !
Existem viaturas com painéis solares que ajudam a recarregar a bateria entre 30 a 60% por dia, reduzindo as emissões de CO2 e aumentando a autonomia do veículo em cerca de 1,3km por ano.
Qualquer dia destes ainda vamos ter de pagar a energia Solar !
“Qualquer dia destes ainda vamos ter de pagar a energia Solar !”
… Actualmente essa “taxa” já existe, chama-se IMI xD
É sempre de frisar, as emissões de CO2 não são o problemas das emissões. Não confundamos dióxido com monóxido, independentemente da propaganda dos media.
Depois deste aumento não vão faltar estudos a afirmar que os carros a combustível são mais baratos de abastecer que os carros electricos.
Um aviso para quem pensa comprar Tesla. Evitem ter algum tipo de acidente, ou que alguma peça se danifique. Se isso acontecer, desejo-vos boa sorte para conseguirem ter o carro novamente.
Está a falar do que não sabe.
Já troquei o motor traseiro. Deram como opção veículo de substituição ou levar o carro à oficina. Como tinha que ir a Lisboa optei por levar o carro. Trocaram o motor por um novo de um dia para o outro e deram 200 euros para andar de Uber nesse dia.
Obrigado pelo conselho, no entanto convém ser factual quando se afirma algo e nao atirar para o ar.
2 em casa, até agora zero problemas para ter coisas reparadas/substituidas, chegaram até ao ponto de na altura me emprestarem um Model X (o que eu tinha para reparar na altura era um model S) porque eu ia de férias e eles nao conseguiram ter o carro reparado a tempo quando se tinham comprometido a tal.
Os carros eléctricos não dão lucro a nenhuma marca. Abram os olhos. A única neste momento que é apologista de energia verde é a Tesla. Não sejam ingénuos. Querem um carro eléctrico? Não pensem duas vezes e comprem um Tesla. Os meninos dos BM’s e Porshes, enquanto não souberem o que é energia verde, vão continuar a ser enganados pelas marcas.
Não existe energia verde Rodrigo.
Posso mostrar as minhas facturas da EDP. Toda a energia que paguei para que fosse produzida veio de fontes hídricas. Pode chamar lhe verde, azul ou até amarelo, mas o meu Tesla há vários meses que não é responsável por 1g de qualquer tipo de emissões.
Os carros elétricos não são solução a longo prazo , não haverá lítio suficente para fazer baterias .
Acredito que no futuro próximo vamos andar de carro movido a hidrogênio.
O lítio é o 25º elemento mais abundante da crosta terrestre, ao contrário da platina que é extremamente rara mas necessária para a construção das células de combustível de hidrogénio.
Há lítio mais do que suficiente para tornar toda a actividade humana movida a baterias desse tipo. Quando as baterias chegam ao fim da vida, como metal que é, o lítio pode ser reciclado sem perder nenhuma característica.
Nem vou entrar em discussões sobre controlo de redes de distribuição que, com o hidrogénio, continuaram a ser necessárias. Parece que o pessoal gosta de andar a dar dinheiro a carteis para abastecer… Não percebo, mas respeito.
O fuel cell de hidrogénio têm cerca de 1/3 do rendimento energético do EV. Isto quer dizer que, por exemplo, com 15kWh carregados numa bateria dum EV consigo fazer 100kms, enquanto que com o hidrogénio produzido com esses mesmos 15kWh apenas conseguiria fazer 35kms (https://www.dw.com/image/51709807_7.png). Se acham que a rede não aguenta um parque automóvel EV, agora imaginem um parque a hidrogénio que necessita de 3x mais electricidade para fazer os mesmos kms…
Mas em contrapartida tens +-600Km electrico em 5min de abastecimento
https://www.youtube.com/watch?v=Y2pCsd3pRUE
Há uma coisa que eu não percebo. Cada vez que os combustíveis sobem 1 cêntimo é uma choradeira que não se aguenta, mas depois são todos ricos que não podem perder 40 min a atestar o carro ao fim de semana para poderem ter um carro que custa 1/5 a abastecer durante a semana. Tentem ser coerentes.
Há 10 anos atrás uma “carga rápida” demorava o triplo do que demora agora. Não há razões para pensar que, de repente, fiquemos parados na evolução tecnológica.
O caminho só pode ser acabar com o uso de energia que esteja sujeita a cartelização, como acontece com os combustíveis e como acontecerá com o hidrogénio. Investir numa forma de armazenamento de energia muito menos eficiente só para poupar uns minutos nas raras viagens grandes é desperdiçar recursos.
Porque será que a tesla está preocupada com a falta de lítio nos mercados internacionais?
Fonte?
Se está a falar de uma reunião que houve há uns tempos, a questão não era a falta de matéria prima, mas sim a preocupação com uma possível escassez devido à industria da extracção não acompanhar o crescimento do mercado.
Deve ser por isso que estão todas a lançar modelos híbridos ou exclusivamente eléctricos (a smart até já matou a combustão)
B”….… Actualmente essa “taxa” já existe, chama-se IMI xD…”
(IMI) Imposto Municipal sobre Imóveis
Explicação:O IMI é um imposto que se rege pelos princípios da equivalência ou do benefício e que incide sobre o valor patrimonial dos prédios. ..xD..
O tanque de um carro popular tem em média 60l e faz em média 11Km com 1 litro dando aproximadamente 650Km de autonomia com o tanque cheio, para enche o tanque se gasta convertendo para euro 51€, nós fazendo pensar, pra que vou comprar um carro elétrico q é mais carro q um popular a combustão e que se paga mais para abastecer tendo menor autonomia.
51€ por 60l de combustível só mesmo no Brazil… Eu gasto ~11.40€ para carregar a bateria do meu EV para os 650kms. As revisões são opcionais e sem perda da garantia caso não as faça.
A Tesla agradece… 0,25€ KWh
Só interesses é como o mundo funciona é podre mas uma realidade já sabia que mais tarde ou mais cedo isto ia acontecer
Ponham carros ev sem ser preciso carregar em carregadores já existe essa tecnologia desde os anos 50
Se carregares em casa… não vão subir a electricidade toda a toda a gente só por causa dos carros. No meu caso até tenho um tarifário especial para veículos eléctricos (-20%)
Mais vale continuar com o gasóleo
Ha sempre a opção de carregar na empresa ou em casa.
Eu carrego em casa durante a noite e gasto 40 a 50€ por mês de electricidade (coloquei um contador exclusivo para o carro), quando antes gastava 250 a 280€ de gasóleo. Mesma rotina, mesmos percursos, 2500 km por mês.
Esse aumento é completamente imoral, e o aumento, se fosse no Brasil, poderia ser considerado ilegal também, já que nada justifica uma inflação de 10x em relação ao valor anterior. É o que chamamos de aumento abusivo e, aqui, seria crime.
Ilegal?
É um negócio privado, tens outras alternativas, não vejo porque há de ser ilegal. É chato, mas numa democracia acho muito bem que cada um faça como quiser. O mercado irá decidir se é ou não mais vantajoso para eles.
Esse aumento é sim de 400%,se fosse de 250% subiria 20€ de 8€ para 28 € certo?
Com os preços anunciados, prefiro o diesel. Fica muito mais barato nas grandes viagens e oferece naus rapidez na deslocação
Não é obrigado a usar esta marca. E a maioria dos carregamentos serão em casa, o que na maior parte do ano faz perder menos tempo do que parar na bomba e é muito mais barato.