Novo Microsoft Edge: Quem recebe o novo browser e como será feita a instalação
Esta semana será muito intensa para a Microsoft. Além do fim do suporte do Windows 7, chega também a mais recente criação da empresa. Falamos do Edge baseado no Chromium, o browser que quer desafiar o mercado.
Este chega já na próxima quarta-feira, dia 15, mas não estará disponível para todos. Saiba quem recebe este novo browser e como será feita a sua instalação no Windows 10.
O Edge chega já esta semana
A aposta da Microsoft neste novo browser é grande. Para além de o personalizar e otimizar para o Windows 10, ainda tem contribuído para o código, o que o torna ainda melhor.
Do que se sabe, este novo browser vai chegar no dia 15 de janeiro através de uma atualização lançada via Windows Update. Esta será proposta aos utilizadores que tenham o Windows 10 Home ou o Pro, com a versão 1803 ou superior. Depois só vão precisar de instalar essa atualização.
Microsoft não obriga à sua instalação
Quem não pretender instalar esta novidade da Microsoft, tem também uma alternativa. Apesar da atualização ser obrigatória, existe uma opção que se baseia numa simples app. Basta executá-la e mudar o estado para não instalar.
Posteriormente, e com a mesma simplicidade, este estado poderá ser revertido. Importa também saber que a Microsoft vai substituir de forma total o Edge mais antigo, removendo-o do Windows 10. Claro que o Internet Explorer vai ser mantido como ferramenta de compatibilidade.
Nem todos vão ter acesso a este browser
Por fim temos as versões Education e Enterprise do Windows 10. Estas não vão receber o novo Edge esta semana. Vão depender dos mecanismos de atualização das empresas para que sejam enviados. Falamos de ferramentas como o WSUS ou o SCCM.
Nestes cenários, os utilizadores devem aguardar que esta atualização seja enviada para os equipamentos. Vai, contudo, depender dos administradores de sistema a decisão de instalar o Edge nas máquinas que fazem a gestão.
Qualquer versão do Windows vai poder usar
Claro que, à margem de todos estes processos, existe sempre uma última opção para quem quiser ter o novo Edge instalado. A Microsoft vai disponibilizar o download de forma isolada, alargando aqui as plataformas suportadas. Falamos do Windows 10, 8.1 e 7, bem como o macOS, para onde também será lançado.
É com estas formas simples que a Microsoft vai controlar a chegada do Edge. Este novo browser será instalado de forma transversal e alargada, procurando combater diretamente o Chrome o que este oferece.
Este artigo tem mais de um ano
finalmente vamos ter um browser chrome com pernas corpo e cabeca…. compatibilidade rapidez e seguranca a serio…
veremos.
O meu ipad já ontem recebeu um edge com um aspecto estranho…
O meu iphone também.
No Android também, sinceramente gosto muito, está moderno.
mas então o Edge que eu tenho instalado (versão 79.0.309.63) não é a mesma coisa?? Ou a versão que vai sair é a versão 80??
Ou seja, estamos a falar de uma versão estável vs Beta?? ou o que é que isto traz de novo???
A pergunta é: Microsoft, porque ainda tentas?
Porque o sucesso é feito de muitas falhas e aquele momento em que acertas 🙂
…mas a Microsoft continua a falhar. O esforço aplicado em desenvolver um navegador, sabendo que vai falhar, poderia ser utilizado noutros aspectos realmente relevantes.
Temos bruxo…!
Dizem ok mesmo do Bing, no entanto é dos motores de busca mais utilizados. Porquê? Porque é default do Windows, o sistema operativo mais utilizado no mundo. E como nem toda a gente decide mudar para o Google, é muito utilizado
Por acaso parece/me que desta vez acertaram. DO que tive oportunidade de testar, fizeram um browser bastante bom.
A pergunta é: ainda usas o Google Chrome?
Porque você ainda tenta viver, sabendo que vai falhar miseravelmente, melhor você se matar logo de uma vez! Sabendo que nunca vai ficar rico, nunca vai comer aquela gostosa que vc sempre quis, nunca vai morar naquela mansão confortavel, nunca terá uma Ferrari etc…
o edge vai substituir o google chrome em pouco tempo…. as pessoas ainda e que nao sabem que este e chrome mas melhor.
Combater o Chrome com o Chromium, que é a fonte do Chrome.
Idai? e os diferenciais de cada um não conta? suas integrações/conexões/serviços exclusivos e etc.. tbm não?
Já ouvi aquele ditado: Combater fogo, com fogo!?
Quem usa a versão Beta, Dev ou Canary passa automaticamente para a versão final quando esta sair?
Não. Vai ao website amanhã para obteres a versão estável
Eu utilizei o Block Script que aqui me indicaram num artigo publicado no Pplware há pouco tempo e não vou actualizar.Prefiro o anterior. 🙂
Podes usar a ferramenta de feedback para explicar porque não vais atualizar?
Eventualmente, o Edge antigo vai ser removido totalmente.
Se não pretendes mudar, porque achas que falta algo no novo Edge, partilha o teu feedback o quanto antes
nao
Isto não será Plágio? Prendem destruir o Google Chrome e criam um Navegador baseado no muito trabalho do Navegador Google Chrome.
Não é plágio pq este navegador foi construido em cima do código fonte livre do Chromium (que é uma versão do chrome de código aberto).
Outros navegadores como o Vivaldi e Opera fazem o mesmo
Windows mobile 10? também?
Combater o Chrome com o Chromium, que é a fonte do Chrome.
O meu PC atualizou hoje o SO, mas… Nada de Microsoft Edge Chromium estável…
Parece que o Mundo Tecnológico está todo em mudança. E deste modo somos surpreendidos e até levam os nossos sonhos passados presentes e futuros. Não estou a falar de empresas em particular mas das Leis actuais que o permitem.
Não percebo nada disto, confesso!! Afinal ainda não estava disponível para mim no windows update. Fui pesquisar e encontrei esta página: https://www.theverge.com/2020/1/15/21066974/microsoft-edge-new-browser-windows-macos-android-ios-download-how-to-chromium
Fiz download mas antes verifiquei e versão que tinha instalada antes (79.0.309.65). Instalei e no fim fui verificar a versão e é a mesma (79.0.309.65)!!
Fiquei confuso agora!!