Google pode ser banida de vender colunas e smartphones devido a uma acusação da Sonos
A Google tem atualmente na sua oferta de smartphones, colunas e computadores uma forte fonte de rendimento. No entanto, a gigante tecnológica está a ser acusada de roubar tecnologia à Sonos e pode ver assim as vendas dos seus equipamentos serem banidas.
Este caso está sobretudo relacionado com as colunas inteligente da Google, que alegadamente usaram várias tecnologias patenteadas da Sonos sem o devido licenciamento.
A Sonos e a Google, hoje em dia, são concorrentes no segmento das colunas inteligentes destinadas ao mercado doméstico. No entanto, no passado, foram parceiras no desenvolvimento de produtos. Tal, segundo a Sonos, levou a gigante tecnológica a ter acesso a informação privilegiada que está agora a usar de forma ilegal nos seus produtos.
A parceria remonta a 2013, quando a gigante do motor de pesquisa colaborou de modo a incorporar o Google Play Music nas colunas da Sonos. Tendo tido acesso a tecnologias exclusivas, a Google terá usado as mesmas no Chromecast Audio, nas gamas Home e Pixel.
Como resposta a estas alegadas ações, a Sonos está agora a acusar a Google de ter violado várias das suas patentes e quer banir as vendas dos smartphones, colunas e computadores da gigante tecnológica.
Sonos pode levar a Google a ser banida de vender os seus produtos
Este processo não é novo, sendo que ambas as empresas estão em negociações desde 2016 para resolver o caso. No entanto, até ao momento não foi alcançado nenhum entendimento e por isso a marca especializada em áudio vai avançar para a Justiça.
Um dos processos acusa a Google de ter usado tecnologia patenteada sem o devido licenciamento. Em seguimento dessa acusação, foi ainda submetido um requerimento para que seja banida de vender smartphones, colunas e computadores no mercado norte-americano.
Sonos v. Google by Russell Brandom on Scribd
As patentes estão sobretudo relacionadas com uma tecnologia wireless que permite que o áudio de várias colunas seja regulado como um todo! Ou seja, o utilizador pode ter vários equipamentos numa divisão e realizar uma segmentação do som para criar um efeito envolvente, ajustar o volume para todas as colunas ao mesmo tempo, etc.
Esperemos agora por desenvolvimentos nos tribunais norte-americanos. A Sonos procura justiça para uma tecnologia que afirma ter criado e que alegadamente foi roubada por parte da Google. Caso a gigante do motor de pesquisa seja considerada culpada, as consequências poderão ser graves!
Para além dos smartphones, a Xiaomi também investe nas colunas inteligentes...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The New York Times
A yamaha tem o music cast que dá para as mesmas coisas… Será que a sonos também vai levar a yamaha para os tribunais? 😛
Só se o processo tiver “rodas para andar”…
Já estou a ver o futuro da Sonos… Comprada pela Google e depois vendida a um qualquer grupo Chinês.