Chegou o Firefox 72 e desta vez as novidades são para o macOS e para o Linux
Muito para além dos efeitos estéticos e da forma como apresenta a informação, a Mozilla tem desenvolvido o seu browser para ser mais eficiente e simples de usar. Estas melhorias têm surgido de forma contínua a cada nova versão.
O mais recente lançamento trouxe o Firefox 72 e as novidades estão principalmente viradas para o macOS e para o Linux. Claro que a versão Windows não foi esquecida e tem também melhorias em vários níveis.
Novidades para o macOS e Linux
A versão 72 do Firefox está focada no que este browser pode trazer para o macOS e para o Linux. Estes sistemas recebem finalmente o esperado modo PiP que a Mozilla tinha apresentado no Windows na versão anterior.
Ativo de forma automática, o PiP pode agora ser usado pelos utilizadores destes novos sistemas suportados. Basta abrir um vídeo e facilmente este pode ser colocado numa janela flutuante e que pode ser posicionada em qualquer lugar do ecrã.
Mozilla também tem melhorias para o Windows
Algo que é transversal a todas as versões do Firefox 72 é a melhoria do sistema de tracking de utilizadores. O Anti-fingerprinting está melhor e mais preciso, garantindo uma maior privacidade aos utilizadores. Esta está igualmente ativa por omissão e garante o anonimato na Internet.
Entretanto, o Firefox 72 traz também uma novidade para todos. Passa a ser possível pedir à Mozilla que elimine os nossos dados que recolhe. Foi criada para tratar de um problema nos EUA, mas alargada a todos para manter a privacidade.
Firefox preocupa-se com os utilizadores
Por fim, e para melhorar a usabilidade, a Mozilla passou a esconder as notificações dos sites. Estas deixam de saltar à vista no ecrã e passam a estar contidas na barra de endereço. Só quando posteriormente o utilizador clicar nessa área é que as vai conseguir ver. Isto, claro, depois de navegar sem ser incomodado.
Estas são as novidades que a Mozilla trouxe para o Firefox 72. Esta versão pode ser já encontrada na área de atualizações, em Ajuda -> Acerca do Firefox. Só precisa de abrir e este será imediatamente instalado.
Este artigo tem mais de um ano
consumo de bateria como anda?
testa.
Aqui ele está consumindo menos do que o Vivaldi, que tem motor Chromium… Acho que vale a pena testar na sua máquina pra confirmar.
Obrigado, tenho usado o brave.
O Brave é interessante, mas eu não recomendo… Acontece que eles têm uma vinculação um pouco estranha com grupos de supremacia branca, ao ponto de terem usado da própria criptomoeda pra favorecê-los, etc… Uma pesquisa sobre o dono da empresa pode ser útil.
Eu tentei levantar essa discussão no fórum deles, mas não fui exatamente bem recebido kk
Voltei pro Firefox.