Carros: Caixas negras vão saber consumo de combustível e/ou energia elétrica
O Parlamento Europeu aprovou a necessidade de instalação de um limitador de velocidade para carros produzidos a partir de 2022. Além disso, os carros vão também passar a ter uma caixa negra idêntica à dos aviões!
De acordo com informações, as caixas negras vão registar os consumos. Os carros elétricos também terão.
É já a partir de 2022 que os carros vão ser obrigados a ter novos “mecanismos de segurança”. O conjunto de medidas já tinha sido aprovado pela Comissão Europeia e foram aprovadas pelo Parlamento Europeu – ver aqui.
O Regulamento da União Europeia 2018/1832 exige que os fabricantes instalem um sistema para a medição constante do consumo de combustível e da energia elétrica nos novos modelos de veículos homologados a partir de 1 de janeiro de 2020. A partir de 1 de janeiro de 2021 estas medidas serão alargadas a todos os veículos novos matriculados a partir dessa data.
De acordo com o regulamento, a "Monitorização do consumo de combustível e/ou de energia a bordo» («dispositivo OBFCM») é qualquer elemento da conceção, software e/ou hardware, que deteta e utiliza os parâmetros do veículo, motor, combustível e/ou energia elétrica para determinar e disponibilizar pelo menos as informações indicadas no ponto 3 e registar os valores do ciclo de vida a bordo do veículo".
Informação a determinar, registar e disponibilizar
O dispositivo OBFCM determina vários parâmetros e regista os valores do ciclo de vida a bordo do veículo.
Para veículos NÃO OVC-HEV
- a) Combustível total consumido (ciclo de vida) (litros);
- b) Distância percorrida total (ciclo de vida) (quilómetros);
- c) Caudal do combustível do motor (gramas/segundo);
Para OVC-HEV
- a) Combustível total consumido (ciclo de vida) (litros);
- b) Combustível total consumido em funcionamento de perda de carga (ciclo de vida) (litros);
- c) Combustível total consumido em funcionamento de aumento de carga a selecionar pelo condutor (ciclo de vida) (litros);
- d) Distância percorrida total (ciclo de vida) (quilómetros);
- e) Distância total percorrida em funcionamento de perda de carga com o motor desligado (ciclo de vida) (quilómetros);
- f) Distância total percorrida em funcionamento de perda de carga com o motor em funcionamento (ciclo de vida) (quilómetros);
- g) Distância total percorrida em funcionamento de aumento de carga a selecionar pelo condutor (ciclo de vida) (quilómetros);
- h) Caudal do combustível do motor (gramas/segundo);
- i) Caudal do combustível do motor (litros/hora);
- j) Caudal do combustível do veículo (gramas/segundo);
- k) Velocidade do veículo (quilómetros/hora);
- l) Energia de rede total para a bateria (ciclo de vida) (kWh).
Os OVC-HEV são veículos híbridos elétricos carregáveis do exterior, alimentados por eletricidade.
O objetivo destes medições traz duas vantagens. Por um lado, permite detetar e criar um modelo de avaliação quer poderá garantir um "desconto" no ciclo de homologação WLTP . Por outro lado, serve para que o condutor ter uma noção real do consumo do seu veículo.
Novos Sistemas Obrigatórios
- ISA (Intelligent Speed Assistence): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;
- Sistema de Câmaras de Monitorização Interna: avalia o estado do condutor através de câmaras internas. Avisar o condutor no caso de sonolência e distração (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o motorista não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool;
- Gravador de Dados de Eventos (EDR):Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente;
- Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás:passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;
- Paragem automática de emergência:o veículo reconhece o sinal vermelho;
- Lane-Keeping Assistance:sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;
- Travagem de emergência automática (AEBS, em inglês):o radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o motorista não responder em tempo útil;
- Cintos de Segurança otimizados:testados em simulações de choques frontais;
- Vidros de segurança otimizados:testados em simulações de choques frontais;
- Barra de proteção de impacto lateral:para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;
- Melhoramento da visão dos motoristas de autocarro e camiões: objetivo é remover pontos cegos dos condutores;
- Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo:para detetar e avisar aos motoristas sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas;
- Sistema automático de monitorização da pressão dos pneus
Este artigo tem mais de um ano
Fixe, os meus carros vão passar a valer mais dinheiro no mercado dos usados
Daqui a uns anos os carros de alta cilindrada usados vão valer uma pipa de massa
Que é isso dos carros de alta cilindrada? Camiões e carrinhas de caixa aberta?
Não sejas mentiroso. Percebeste e bem. Queres é causar atrito desnecessário. Birras infantis devem-se evitar ao máximo. Isto é um site para pessoas com alguma maturidade. Tem cuidado.
Há certas imbecilidades que não sei se são autóctenes ou se é mesmo por falta de argumentos.
A frase que eu critico, ouço em todos os jornalistas e considero que não tem qualquer sentido falar na cilindrada de um carro. Se me dissesem carros de luxo eu percebia, agora alta cilindrada!!!!!! Um BMW com 1.600ccm é de alta cilindrada? No entanto já podemos considerar de luxo! E uma Nissan Navara de 3.000ccm é claramente de alta cilindrada!!!!!!
Esta idiotice à volta da alta cilindrada tem origem nas Finanças que taxam os carros erradamente pela cilindrada em vez da potência, como fazem na Alemanha e é disseminada pela comunicação social.
Já agora onde é que encaixa um Tesla de 100.000€ nos carros de alta cilindrada!?!?!?!?!!!!! Nos carros de luxo eu percebo……
Organize melhor as ideias e depois diga de sua justiça, mas não caia na asneira de criticar sem saber o que escreve……
de acordo
Tal como a industria da relojoaria que sofreu um impacto brutal com a chegada do relógio de quartz que tornou obsoleto o relógio mecânico, a ascensão do carro eléctrico e a constante e cada vez maior introdução do silício nos automóveis está e irá continuar a provocar a valorização dos modelos mecânicos…
A questão da velocidade teoricamente era possível implementar e daria bons resultados, mas na prática, acaba com todo o enorme mercado automóvel de luxo na Europa, aliás, só se venderiam carros do segmento baixo, já que comprar um carro do segmento superior não faria sentido.
Mesmo a implementação é praticamente impossível na pratica, tais são a quantidade de casos em que isso até representaria um perigo para quem iria no carro.
Não é para os carros velhos só para os produzidos após 2022
Já referi aqui essa situação no passado, uma ultrapassagem em que o carro decide cortar a potência do carro a meio, pode significar a morte de quem ultrapassa!!!!!!!!
De acordo
Isso supostamente não deverá acontecer se a ultrapassagem for efectuada dentro dos limites de velocidade do local, coisa que raramente é cumprida nos dias de hoje, já para não falar nos contínuos…
Teoricamente o corte da potência não é a meio (de 140 para 120), simplesmente o carro deixa de acelerar mais do que é permitido na via em questão (não passa dos 120).
Pois, imagina que o Chico que vai à tua frente vai a 80Km/h, e tu decides ultrapassar porque até tens espaço e tempo. Agora imagina também que o mesmo Chico decide também acelerar enquanto estas a ultrapassar e de repente aparece um Aníbal de frente? Se tiveres a começar a ultrapassagem, facilmente voltas atrás, caso contrário tens um grande problema (possivelmente fatal)
Isso é certinho como o aço!
Não percebo onde é que essa situação não é igualmente perigosa nos dias que correm. Se falhas a ultrapassar é quase garantido que a culpa é tua, com raras excepções claro.
sempre achei que o numero de cavalos dum carro nao passa disso..um numero insignificante. So serve para dizer que o meu ‘e maior do que o teu. Ja que o numero de cavalos ‘e uma das indicações de velocidade maxima…velocidade essa que uma pessoa a conduzir numa estrada normal nunca ira atingir.
O que torna a condução realmente engracado ‘e a aceleração.
Sinceramente não sei porque e preciso a caixa negra e esses paramentos todo do consumo se o condutor comum só precisa de saber a media e quantos quilómetros deu um deposito… aliais, o condutor comum nem tem formação para entender os parâmetros todos que estão descritos… O limitador de velocidade vai dar que falar, as marcas já contestaram porque não mapas detalhadas de todas as ruas existente para alem das sinalizações incorrectas ou falta delas e ate mesmo detecção de ruas paralelas incorrecto. O butão de desligar temporariamente o limitador não vai resolver todas as situações.
Os automóveis vão ficar tão caros e tão restritos que a sua venda irá cair bastante. Se calhar é mesmo esse o objectivo, banir os automóveis de forma camuflada!
Leis feitas pela Mafia da UE
Todas ou quase todas as implementações obrigatórias da UE só vieram beneficiar os condutores, dou só estes exemplos:
– Vão atrás de um carro velho de FAP, catalisador, etc para verem quantos km aguentam!
– Cadeirinhas obrigatórias para crianças;
– Air bag;
– Pré-tensores
– Cadeirinhas com crianças viradas para trás, etc
Se isso ficávamos como a Índia e a China com a mortandade que se possa imaginar!!!!
queria dizer carro velho sem FAP……
Penso que querias dizer EGR, principalmente a descer é que se nota a fumarada.
O primeiro exemplo não é um exemplo sequer, o que não falta ai é carros sem FAP ou catalisador e garanto que não notas nenhuma diferença em relação aos que tem.
Eu noto logo a diferença se o carro da frente não tiver catalisador e FAP, enche logo o habitáculo com um cheiro desagradável. Os tractores idem.
E essa alteração não tem directamente a ver com a sinistralidade, tem sim a ver com os carros poluírem muito menos quando têem FAP e catalisador……
Mas digo-lhe que acho muito estranho que nunca tenha reparado nisso, a diferença do mau cheiro nos carros velhos é mais que óbvia!!!!!!!
Só falta saberes se a mortalidade rodoviária têm diminuído devido à introdução desses sistema de segurança passiva ou relativamente a outros factores tais como a melhoria das condições e entendimento de como se devem construir as auto/estradas, fiscalização, consciência colectiva, introdução de outros sistemas de segurança passiva como o ABS/Airbag/Barras protecção lateral/ encosto de cabeça, alterações aos limites de velocidade, etc.
Pessoalmente adquiri um carro com Lane-Keeping Assistance, ao qual paguei a mais no stand para o colocarem assim como o radar para travar automaticamente, mas odeio o sistema… dou por mim a desligar porque há multiplicidade de situações onde obedecer ao sistema torna a condução pior, com maiores consumos e imprudente.
Os meus carros têem ambos o start-and-stop (desligar o motor nos semáforos), mas também não utilizo e acho uma aberração tal sistema. Comigo anda sempre desligado, até porque no interior, onde existem semáforos de 10 em 10km, não faz sentido o motor desligar assim do nada, não dá boa saúde ao motor. Já nas cidades, o sistema faz todo o sentido.
Mas ao nível da protecção dos passageiros noto uma imensa evolução na segurança, desde que aderimos à UE. Ainda me lembro de andar no Fiat Uno do meu pai que não tem cintos atrás!!!!!!
Veja por exemplo a segurança infantil. Obrigarem a andar a cadeirinha virada para trás. Cheguei mesmo a pedir a opinião da APSI sobre o assunto e eles responderam. Só que infelizmente os carros actuais são demasiados pequenos para podermos utilizar a cadeira virada para trás. E veja, tenho um BMW 320 coupé, e apesar de ter 4,60 metros, a cadeira bate no banco do pendura e não cabe atrás do condutor!!!!!!! E estou a falar de um carro com 4 metros e sessenta!!!!!!!!
Só falaste em segurança, e restrições a nível de motores?
Por exemplo, a penalização de acordo com a cilindrada é ridícula! Os veículos acabam por ter motores minúsculos, consumir mais e ter mais desgaste…precisamente o oposto do que se precisa.
Não estou a falar nos desportivos de grandes cilindradas claro…esses até fazem sentido pagarem mais.
A produção automóvel já está a cair bastante
Os gajos continuamente saem as 7 para pegar as 6 estão lixados vão passar a tirar o brevet.
É por causa deste tipo de leis e outras que existem que os Ingleses estão a saltar fora da UE
nem por isso.
olha que sim só que nem tudo vem a publico.
As pessoas so votaram para sair da UE por causa dos refugiados e emigrantes que nao queriam receber na altura.
Agora que isso passou da moda, o publico esta agora a pensar duas vezes se quer mesmo sair ou nao.
Lol. Esta está boa!
Tem duvidas mas acredite os Ingleses estão fartos de algumas leis da UE não querem deixar de usar as deles.
Os ingleses sempre foram do contra, mas agora perceberam que afinal o brexit não é lá grande coisa, porque vão deixar de contar para qualquer decisão política sobre a Europa como um todo.
Dou-lhe o exemplo, a UE quer criar o Exército Europeu, os ingleses nem vão ser consultados sobre o assunto!
O Reino Unido meteu-se num imbróglio tal que nem sabe como fugir dele! O RU é composto por 4 países, mas só os ingleses e galeses querem saír. Quer os escoceses quer os habitantes da Irlanda do Norte querem permanecer na UE. E tanto assim que os últimos vão praticamente manter-se na UE para que não haja uma fronteira física com a Irlanda. Já os escoceses prometeram-lhes no último referendo pela independência, de que íam continuar na UE……. com o Brexit adeus UE…… e possivelmente adeus Reino Unido!!!!!!
Os ingleses querem saír da UE porque não querem mais emigrantes!
Moeda única eles não têem. O mais cómico é que vão continuar a aplicar leis da UE, mesmo depois do Brexit, mas depois não vão poder ter uma palavra a dizer!!!!!!!
Quando saírem da UE, depois vão abraçar-se ao Trump, essa pessoa ajuizada, que já tem um acordo secreto para ficar com todo o sistema de saúde inglês!!!!! https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1366562/labour-acusa-boris-johnson-de-negociar-venda-do-servico-de-saude-a-eua
Viva o Big Brother feito pela UE!
Em 2022 os palhaços que fazem estas leis que comprem os carros!
Aceito mas não concordo, mas para aceitar, todas mas mesmos todas as viaturas tem que ter estas limitações, ou seja viaturas da Policia, Judiciaria, Presidência e Ministros, Ladrões e Gatunos, Ambulâncias quando transportam qualquer familiar dos que aprovam estas Leis, Etc.
Limite de velocidade o governo não vai deixar, assim vai deixar de haver muitas e lá vão eles ter que rever o orçamento de estado.
Há tantas multas que podem ser passadas. É meter a polícia nas rotundas a autuar de forma correta (falta de pisca, pessoas que se metem pela faixa de dentro e “rasgam” a rotunda para sair por fora) e enchem os bolsos na maior
Concordo, mas no que respeita à condução nas rotundas penso que o mais grave sejam as pessoas que se metem a circular pela faixa de fora e não saem na saída seguinte. Outra questão que deveria ser autuada são os piscas em excesso, ou seja, os piscas para a esquerda, que não mudam de faixa mas sinalizam essencialmente casos de condução incorrecta pelas faixas exteriores. Estes costumam enganar quem entra na rotunda, pois mudam de pisca da esquerda para a direita em cima da saída. Os que “rasgam”, se o fizeram com cuidado e a devida antecedência, não atrapalham o trânsito na rotunda.
N’uno, as rotundas são um wild west. Ninguém sabe o que fazer quando as contorna. Nas rotundas em que eu passo poucos fazem o que descreve, mas pessoas que vão sempre a direito na rotunda é aos pontapés e não há qualquer “cuidado” que o justifique. A falta de pisca (e sim, piscas em excesso também) é outro problema gravíssimo.
Eu pessoalmente cruzo imensas diariamente. Sim, são selvagens, mas muito por ignorância ou inobservância das regras de circulação. Outra questão que não ajuda nada é a quantidade absurda de rotundas, muitas delas tão pequenas que não há como não as fazer “a direito”…
Em relação à velocidade, concordo com o que foi dito aqui, em relação ao exemplo da ultrapassagem.
É verdade que me aconteceu apenas 2 vezes mas tive necessidade de ser condutor de emergência: numa situação dessas, a última coisa preocupação é a velocidade que se vai.
Estavam duas loiras a ler o artigo:
– sabias que as caixas não são negras, são laranjas?
– o quê, não são caixas!!!!??
Tanto me faz… só compro carros em segunda mão, e também não é por os Governos seguirem os veículos através de GPS (caixa negra/ limitador) que não vao existir meios de fazer o bypass a estas tretas. Já existem hoje, irão continuar a existir depois de 2020
Pronto, aqui está a ferramenta para o Estado cobrar mais impostos dos carros eléctricos. Já que é injusto e economicamente inviável subir o preço da electricidade (é usada para tudo, incluindo indústria, não apenas para os carros eléctricos), poderá desta forma cobrar uma taxa de imposto por quilómetro ou por kwh utilizado… Mesmo que essa electricidade venha de painéis solares do proprietário do automóvel.
União Europeia viola RGPD com diretiva que aplica espionagem eletrónica total obrigatória nos carros a partir de 2020! A caixa negra que apenas devia ser obrigatória nos veículos de transporte público ou mercadorias e pesados, será obrigatória em todos os veículos em circulação, inclusive vai ler consumos de diesel, gasolina ou energia elétrica, isto para no futuro aplicar um novo imposto sobre o consumo de energia e combustível ou medir as reais emissões e aumentar o IUC! Um grande assalto da U.E. aos nossos bolsos e à nossa vida privada! Urge interpor uma ação judicial contra esta medida abusiva, parece a espionagem chinesa!!
O limitador de velocidade duvido que vá para a frente, pois se for aplicado em todos os veículos, coitadas das pessoas que ligarem para o 112, o INEM nunca vai chegar a tempo. Ou até mesmos para os ministros que andam a +180 Km/h para ir a almoços gastarem o dinheiro do contribuinte.
Vamos lá esclarecer algumas dúvidas relativamente a isto.
O Limitador de velocidade apenas limita a velocidade por instantes, se o condutor necessitar de acelarar mais pode, fica é registado na caixa negra o local e data/hora do sucedido, para que em caso de acidente se saber quem é que ia em limite de velocidade.
Adivinhem quem fica a ganhar no meio disto..
Isso se não chegar ao ponto de serem usados tipo tacógrafo. A polícia manda encostar…mete a pen no carro e é só mandar imprimir a lista.
O limitador … até era boa cena, chato para quem , como eu, gosta de ir à vontade. Mas realmente seria uma forma de prevenir muito acidente. Em termos de aplicação, podem ficar por simplesmente ligar um sinal sonoro ao ultrapassar determinada velocidade. Assim não apresenta um perigo, como aqui já disseram por exemplo nas ultrapassagens e não estou a ver o pessoal a irem durante muito tempo com um barulho irritante no interior.
sou a favor de tudo isso,.. desde que nao tenha antenas
Não devemos permitir que seja a máquina a comandar o Homem, pois isso tratá o fim da Humanidade