Um carro elétrico por apenas 6300 euros? Conheça o Zetta
O segmento dos veículos elétricos começa a ter uma enorme variedade. Atualmente já existem carros para todos os bolsos e a concorrência tem ajudado a que os preços sejam mais baratos para o cliente.
O carro elétrico que apresentamos hoje vem para atacar o segmento "low-cost" dos elétricos. Conheça o Zetta.
Foi batizado de Zetta e chega ao mercado já no próximo ano. Como principal trunfo, este carro desenvolvido por uma empresa russa irá custar apenas $7.000 (cerca de 6.300 euros) segundo a imprensa. O Zetta será um forte concorrente do Renault City K-ZE ou do Ora R1 que são vendidos naquele país por menos de $10.000.
O ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov, revelou recentemente que a certificação Zetta está quase finalizada.
Quais as características do Zetta?
Segundo o que foi revelado, o Zetta terá a capacidade para circular a uma velocidade máxima de 120 km/h. A autonomia com uma única carga será de 200 km. A potência nominal pode chegar aos 34,4 kW e a potência máxima aos 72.4 kW.
A empresa revelou também que toda a tecnologia é "made in Rússia" com exceção da bateria que vem da China.
Veja o Zetta em vídeo...
A empresa REMC tem planos para produzir cerca de 15 mil veículos por ano. Este será, aparentemente, o carro elétrico mais barato do mundo até ao momento.
Este artigo tem mais de um ano
Pena o design….há mata velhos mais bonitos :/
Para conseguirem preço mais baixo cortaram no design… LOL
É, mata velhos melhores…
Junta impostos e fica em 17mil… mas, ah, e tal… ia interferir nas nossas eleições; não pode!
Parece um papa reformas mas muito feio!
Gostaria que chegasse aqui no Brasil. O modelo elétrico mais barato por aqui, custa aproximadamente $ 35.000,00.
$7000 = 7000X4,35 = R$30,450 sem impostos
Se forem como os Kamov mais lixo russo
Não é mais feio que a pickup da tesla!
Não reparei, e pode, por lapso meu, ter visto qual o fabricante desse modelo. Sendo estéticamente menos apetecível, desde que fiável, pelo preço, boa escolha.
Se mais não for, ao menos obriga a concorrência a ser mais eficaz e barato
Ruben, o negócio para os idosos e que tenha segurança, autonomia, ter uma manutenção econômica e preço acessível a todos. Um bom veículo para os retirados ou reformados como eu.
Mas depois o preço da bateria fica por quanto? 10 mil?
como pode a bateria custar mais do que o proprio carro?! isso nao faz sentido nenhum rapaz
e porque não rapaz se o leaf custava 30 000 e pediam 30 000 pela bateria e este carro bem mais pequeno?
Porque já foi confirmado que esses 30 mil pela bateria foi um engano. Custa no máximo 8000 pela marca. Andas desactualizado
7.000 dizem e se não dissessem não vendiam mais. a Renault aluga as baterias para não passar por essa vergonha mas fazendo as contas aos preços do aluguer acaba por ir dar ao mesmo. Chama-se a isto automóvel descartável, usa e deita fora.
@Rio
automóveis descartáveis sao todos certo?!
25.000€ eu vi a factura. Só não consigo cola-la aqui.
não te preocupes mesmo que colasses aqui o Rodrigo dava resposta de “vendedor”, e depois diz que foi um engano ou esqueceram-se lololol
Toda a gente viu essa factura..Mas agora ‘es ingénuo o suficiente para acreditares em todo que ves?!
Se pensares um bocado perceberas que nao faz sentido vender a bateria tao cara.
eu também vi essa factura mas a própria marca veio ao publico dizer que estava errada. Que mais precisas para perceberes isso?
Se fosse assim tao cara haveria mais casos desses mas nao ha pois nao?
Já comprei 3.
Devo estar muito mal de estilo, pois até gostei do design rsrsrsrs
O futuro chegou.
Porque é que estes carros pequenos com potencial são sempre feito pra ca***? Nem é preciso faze-lo muito fixe, bastava não ser um caixote…
Acho que nesse caso o que causa estranhamento é a proporção. Por ser curto parece que está faltando uma parte do carro. Lembro-me de igual estranhamento e reclamação de extrema feiúra em relação ao Smart quando o mesmo foi lançado. Ainda hoje, quando algumas pessoas já se acostumaram com esse carro, ainda tem gente dizendo que o Smart é horrível enquanto acham aceitáveis automóveis com linhas bem semelhantes, porém com o comprimento normal.
Concordo que o design não é particularmente atraente, mas acho que o que leva a essa justificada reclamação em relação À estética do veículo é realmente a questão do tamanho.
Uma imitação russa do mítico automóvel Português, o Sado 550.. Este design já é old school
https://www.rotauto.com/lifestyle/wp-content/uploads/2019/06/Rotauto-Sado550-o-carro-de-portugal.jpg
Fiz parte da equipa deste projeto. Tenho saudades… Cheguei a fazer 3 litros aos 100, quase o preço da eletricidade para carregamento de um elétrico. Mas, saudades à parte, isto é o futuro e oxalá haja bastante concorrência a bem do consumidor.
O Sado deve ter sido feito na Setenave, as dobradiças das portas são de escotilha de petroleiro.
Não, foi um projeto do Grupo Entreposto (antigo importador da Nissan). Com exceção do motor recorreu-se a tudo que a industria nacional conseguia fornecer. Infelizmente nem tudo o resto conseguia ser nacional mas ainda assim era o bastante para ser considerado “nacional”. O pai original do projeto foi o Eng. Nery de Oliveira. Depois juntou-se o Eng. Reis Tomaz, ambos já falecidos.
Infelizmente em Portual não se acreditou muito naqueles que deram os primeiros passos para a democratizaçao dos meios de mobilidade urbana.
Mas agora ja se viu que esses projetos que outrora não foram apoiados são hoje copiados e depois exportados para Portugal.por empresas chinesas, alemaes e russas
No brasil demora o governo nao vai perder a teta no valor da Carolina batisada com etanol
Olá
Vi todos os comentários e então é assim: o tamanho tem a ver com duas coisas, sendo a principal a redução do consumo, e o mesmo é dizer com a redução de ciclos(7.000). A redução do tamanho também tem a ver com o preço, claro. Em conclusão o capô e o parabrisas deviam ter uma outra inclinação, pois seria muito mais atractivo e diminuiria o consumo. A não esquecer que em 2018 sairam carros análogos com esta frente que estou a falar a combustão fóssil. São conhecidos por papa reformas e efectivamente os últimos que sairam são espectaculares.
É feito de cartolina não?
A CyberTruck consegue ser mais feia!
Parece mesmo um mata velhos! Pelo preço não se podia esperar muito mais, acho que tenho de andar com um gerador a gasolina! Para não ficar empenado, com menos de 400 km de autonomia para mim não serve! 200km é pouco daí o preço.
deves viver no meio do deserto para precisares de mais de 200 kms de autonomia.
Então quem vive no interior do país vive no deserto? Meu caro, nem sei que lhe diga.
Que eu saiba ha cidades e vilas no interior do pais portanto onde esta o deserto la?!
Para a maioria das pessoas que vivem nas cidades este carro chega e sobra.
Possivelmente e um carro para o mercado interno russo e para um nicho: população citadina com baixo poder de compra.
Após ver o vídeo, o baixo preço já está mais explicado. De forma a pouparem custos em partes mecânicas como a transmissão o carro tem motores nas rodas (sim, tal e qual como algumas scooters e skates elétricos!). Terá de se ver a longo prazo a fiabilidade de um motor nesse local tão crítico.
De resto, este carro apenas prova algo que digo há algum tempo e que é que os veículos elétricos tem tudo para saírem a custos mais baixos de fábrica. Quando se resolver o problema das baterias, um veículo elétrico vai conseguir ser produzido com um valor muito mais baixo do que um com ICE. O custo de desenvolvimento de um motor ICE e super alto e por isso e que algumas marcas preferem comprar a outras o motor/um motor e desenvolvido para ser produzido durante vários anos porque há muito investimento na concepção e depois na produção.
Além disso, o custo de montagem ainda é alto porque há muitas peças móveis e não se consegue robotizar todo o processo.
A produção das partes elétricas de um veículo elétrico (como o controlador e inversor, etc.) consegue ser bastante optimizada e ter custos mais baixos, e a montagem do motor elétrico também. Depois tem o custo normal de um qualquer outro veículo, mas só nesse pormenor da para poupar milhões…
Para se ter uma ideia, a indústria automóvel e famosa por optimizar os processos de produção ao máximo, há quase um século, quando mudaram só o tipo de parafusos usados (para Philips) conseguiram ter aumentos de produção notáveis e isto só por mudarem a cabeça de um tipo de parafuso
6300 euros deve ser só a carroçaria depois juntam -se mais 25.000 de baterias.
Me pergunto porque os russos têm obsessão por este design tipo tanque de guerra, lembram-se do Lada Niva ?
É isso! Parece mesmo um tanque depois de lavar com uma marreta em cima
Acho extremamente interessante a preocupação com.a.estética dos carros. Se fosse uma secretária ou outro móvel , a decoração da casa ou o local para levar uma rapariga linda e elegante mas um carro ?! Uma mercadoria que apenas encanta pessoas que não se interessam pelas coisas importantes da vida. Felizmente que não vejo os meus filhos embevecidos com coisas desse tipo.
Mais um “papa reformas” para andar a empatar o trânsito… Lol
Uma ótima opção para combater o aquecimento global! Pena que aqui no Brasil um desses não sairia menos que 150 mil ahhhhh, o governo não deixaria nada atravessar a economia da Petrobrás maior cabide de emprego existente aqui, e outra lá na Europa em sua grande maioria não existe inflação, o dinheiro é vivo ao contrário daqui que vivemos de ostentação e financiamento, então tudo sempre será mais caro. Pena
bom preço
Mais um perigo nas estradas, se os “papa reformas” que já sendo barulhentos são o que são, este sendo silencioso ou ficar sem pilha pois o velhote esqueceu-se de por à carga vai ser bonito.
Gostei de ler alguns comentários humoristicos!!… Temos de nos rir de vez em quanto.
Falando de trabalho, entrei em contacto com a fábrica e espero mais informações, pois tem um grande déficit de abordagem comercial e etc. Por exemplo, qual a garantia das baterias? Pois não basta dizer que dá para 7.000 ciclos… Mas e a garantia das baterias?. Dizem que dão garantia de 100.000kms mas não falam na bateria. De positivo é que tem 2 inovações espectaculares, sendo uma que tem ABS e a outra tracção total nas quatro rodas. Têm também desenhos bem positivos de novas cabines, bem bonitos, ou seja o chassi é quase sempre o mesmo só muda as carroçarias (teasers da fábrica).Outras coisas negativas, esta empresa ou candidata a tal, pois ainda lhe faltam licenças, (da Rússia e depois da Comunidade Europeia!!…) mostra muito amadorismo começando logo no seu site que não tem o certificado SSL e está danificado há muito tempo!!. Revela impreparação e demasiado amadorismo a abordar os mercados…Por isso é considerado não amigável pelo Google.
http://e-zetta.ru/.
por ser muita feio pra andar no escuro, serve
…e quanto gastaria eu, só para ter em casa um sistema elétrico de carregamento do carro??
Acho que anda toda a gente iludida, com os carros a pilhas. O carros caros, no prédios ” condomíniodos ” não podem carregar, com autônomos de 200 kms, manutenção cara . Com tudo isto quem ganha são as marcas e o estado IVA. Eu tenho meu carro uma autônomia para 700 kms abasteço em 10min. E se toda a gente pensa-se em GPL 0.60€ L,poluição 10% .?Vamos abrir os olhos e pensar. Daqui a 10 anos vai tudo vender os carros e enganar toda a gente
Santa ignorancia. Dizes que anda gente iludida mas pelos vistos precisas de ler mais acerca do assunto.
Manutencao cara?! Carros eléctricos? Esta tudo dito…
Então os russos são amadores? Com os melhores aviões do mundo, antonov 1 antonov 2 todos os países os procuram para transporte, de comboios eu disse comboios sim, helis, ferramenta pesada etc etc, são amadores? Sabia que os smarts primeiros em testes com os pequenos carros russos levaram uma grande banhada? Viraram de rodas para o ar! Os russos nem um aconteceu! A smart meteu o rabinho entra as pernas, e optou por por as rodas da frente um pouco recuadas, sabia isso? Agora já estão niveladas pois com o tempo corrijiram ou copiaram!!
quais países que procuram um avião que tem fama que cai só de sair do chão? Só se for países do 3º mundo para o controle da população, na produção de carros o LADA RIVA baseado no modelo FIAT 124, foi introduzido no mercado em 1980 sob licença da Fiat e encerrou sua produção no primeiro semestre de 2012.
Em Portugal foram comprados Kamoves que estão todos no estaleiro e durante combate a incêndio em Ourém um caiu.
Da russia só lixo, como o comunismo que destruiu países e todos na miséria, a china para tornar rica instaurou dois sistemas, o Brasil tem o exemplo do PT que deu cabo daquilo tudo.
Qual o preço do carro no Brasil.ok..