Tesla quer entrar no setor dos seguros com preços super competitivos
A par do forte negócio dos carros elétricos, a empresa de Elon Musk tem agora outra aposta na manga... o setor dos seguros. O objetivo passará por disponibilizar seguros a preços mais competitivos, até porque há várias variáveis que são conhecidas.
Do que se sabe, o preço dos seguros da empresa fundada por Elon Musk poderão ser 20% a 30% mais baratos que em outras companhias.
A Tesla quer entrar no negócio dos seguros automóveis. Aparentemente a marca só pretende ter (nesta fase) como clientes os donos de veículos Tesla. De acordo com o Financial Times, o objetivo passa por reduzir o custo dos prémios passando assim o seguro a ter um preço final bastante inferior.
Tal como "denunciado" por Elon Musk, o prémio dos seguros associados a veículos Tesla rondam os 38.000 a 80.000 dólares.
Tesla tem os dados necessários para conseguir baixar o preço do seguro
Através da análise dos dados da frota, a empresa pode conseguir avaliar os riscos associados a determinado cliente e veículo com maior precisão. Com estes dados apurados, será mais fácil definir um valor para o seguro, ganhando assim ampla vantagem sobre a concorrência.
Além da gigante dos carros elétricos há também outras marcas e grupos que pretendem seguir o mesmo caminho. A Volkwagen e a PSA são um exemplo e a Allianz criou também a Allianz Automotive.
O programa da Tesla, que foi lançado no passado dia 28 de agosto, já pode ser consultado aqui. A empresa de Elon Musk tem intenções de disponibilizar este programa também fora dos Estados Unidos.
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Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Financial Times
Se baixassem os preços dos carros é que era bom
Mesmo assim vendeu mais em Portugal que a Nissan !$
mas isso é porque os portugueses são ricos e não querem dizer
Numa fase inicial um novo player no mercado dos seguros consegue sempre praticar preços mais baixos que a concorrência pelo simples facto não ter ainda sinistros por indemnizar. Assim que começar a pagar, os prémios tambem sobem. É uma questão de tempo.
Não é nada assim, uma vez que qualquer “player” tem obrigatoriamente que cumprir as provisões definidas pelo regulador., no caso a ASF. O que pode, de facto contribuir para prémios mais baixos é ter uma estrutura mais leve, e sem custos de mediação, como se verifica nas seguradoras “low cost”, e que ainda assim não estão nada atrás das tradicionais, ao nível do serviço.
E o nível de sinistralidade nas low cost é….????
Boa sorte em activar um seguro junto da Tesla se o exemplo for como o resto da empresa.
Nem de um leasing em condições conseguem tratar.
Abc
Escrevi leasing e queria escrever renting 🙁
Abc
Podem e devem entrar nesse mercado, têm tudo para esmagar a concorrencia. Têm milhoes de dados a serem gerados em tempo real sempre que um dos seus carros circula nas estradas. Com estes dados aliados a data science e machine learning é possível criar modelos preditivos de risco baseados em diversos fatores.
Presumo que para já na Europa isto seja proibido. Em todo o caso não é nada que as companhias de seguros não façam já hoje. Apenas com data sets diferentes.
Claro que o resultado final seria outro.
Abc
As companhias de seguros na Europa e, mais concretamente, em Portugal não querem saber de nada. Nem de dados, nem de imagens nem de nada. Ainda funciona tudo muito mal. Num país em que uma filmagem de uma dashcam não serve como prova, está tudo dito…
No Reino Unido tem companhias de seguros que até nos baixam o preço se usarmos uma Dashcam, por isso não é bem assim o que fala.
Nada de novo. Este conceito de seguro automóvel (PAYD-pay as you drive) já tem mais de 10 anos, e faz sentido, uma vez que premeia os condutores mais cautelosos e que façam menos kms, logo menos expostos ao risco de acidente. A tecnologia já existe, há anos, o problema será contornar as legislações de protecção de dados,
Objetivo: alcançar o monopólio da mobilidade! Aqui não incomoda a recolha de dados! As marcas de automóveis já fazem recolha de dados, que servem para muito, e também para isso em breve! Um seguro desta empresa, pode hoje ter uma cobertura, mas amanhã já não ter… e a recolha de dados poderá servir para ilibar a responsabilidade…
Devia haver seguros baratos para carros que façam quase zero quilómetros por ano , o grande problema são os conta quilómetros adrabados dos carros em que é fácil por tudo a zeros