WhatsApp terá nova versão que vai barrar o acesso a menores de 16 anos
Com a próxima atualização da plataforma de mensagens, propriedade do Facebook, o WhatsApp poderá passar a impedir que menores de 16 anos utilizem a aplicação. A nova função, em desenvolvimento fará parte da versão 2.19.222 para Android, podendo também marcar presença na versão para iOS.
Através da nova funcionalidade será possível barrar a sua utilização a menores de 16 anos.
A plataforma, detida pelo Facebook, tem cerca de 500 milhões de utilizadores diários. Entre estes, uma boa parte são menores que, nos meandros dos vários grupos, podem ser expostos a situações de cariz sexual, ou simplesmente ilícito. Algo que não passou despercebido à empresa e que pode vir a ter uma solução.
A versão 2.19.222 para Android e iOS
De acordo com a publicação WABetaInfo, a referida versão para Android está a testar um novo filtro. Opção que poderá restringir o acesso à aplicação por menores de 16 anos. Aliás, já desde 2012 que a política de privacidade do WhatsApp desaconselham a sua utilização por quem tiver menos de 16 anos.
No entanto, esta recomendação é amplamente ignorada, levando a que os jovens sejam expostos a todo o tipo de situações online. Mais ainda, de acordo com o elmundo, na europa esta idade recomendada já chegou a estar nos 13 anos. Contudo, voltaria a subir para os 16 anos com uma das recentes atualizações.
Em causa está agora uma possível implementação que visará proteger os utilizadores europeus com menos de 16 anos. A este grupo poderá ser aplicada uma restrição, impedimento, ou mesmo um bloqueio. No entanto, para já não sabemos exatamente como é que esta plataforma do Facebook tomará a decisão.
Impedir os utilizadores com menos de 16 anos de utilizar o WhatsApp
A forma como tal será aplicado é, neste momento, a maior incógnita. Na prática, isto poderá deixar aos progenitores configurar o terminal Android ou iOS dos seus filhos. Alternativamente, a plataforma do Facebook poderá tentar implementar filtros automáticos, sem carecer de ação externa.
A app de mensagens, cuja última atualização significativa teve lugar em 2018, deverá aplicar esta medida na Europa. Não obstante, um filtro similar poderá chegar a mais regiões do globo mas, para já, temos que aguardar pela conclusão da versão 2.19.222.
Deverá a plataforma de mensagens aplicar tal restrição, ou bloqueio automático?
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: WhatsApp
Fonte: elmundo
Acho muito bem,muito bem mesmo.Excelente medida.Havia de ser assim em todas as redes sociais e não só !!
+1 tb deveriam fazer isso para o resto das plataformas sociais…
E fazem… Mas é simples dar a volta
É só parvo…
O WhatsApp é uma plataforma de comunicação como uma SMS.
Também vão proibir as SMS?
Faz tanto sentido como se amos atrás proibissem as cartas de papel.
Estamos a viver num mundo cada vez mais hipócrita e a criar gerações de “meninos bolha”
+1
Sem contar que se isto for para a frente, no final o que irá acontecer é tudo a instalar apks das versoes antigas ou melhor ainda, irá tudo pro telegram, signal etc….
Não é como SMS. No WhatsApp podes criar grupos, enviar ficheiros, fotos, fazer video-chamadas. Nos SMS é só texto… e eu nem utilizo WA regularmente, só mesmo um contacto, ou se me enviarem algum documento (que só vejo passado algum tempo pois tenho o WIFI e dados desligados no TM), porque é plataforma que não me interessa.
Agora, indo ao fundo do artigo, não julgo que vá ter grande impacto, na medida que o problema da idade pode ser simplesmente contornado, dando a indicação na conta/nº telef. uma idade fingida até atingir a idade imposta.
Encontra-te revoltado pq?
Grande medida e deveriam fazêr-lo para o resto das plataformas sociais …
So indivíduos com intenções obscuras é contra.
Esse é o seu trabalho como pai, supervisionar o que o seu filho faz online.
Até estou para ver qual o sistema “anti-teenager” que vão criar.
Vai ser qualquer coisa como:
“Qual a sua data de nascimento?”
Será que é agora que vão começar a pedir também fotocópias do cartão de cidadão ou do passaporte como no Facebook para utilizadores novos?
Uma vez para impedir que o instagram soubesse qual era a minha idade, escrevi no momento do registo que tinha nascido no mesmo dia desse registo. Ou seja, zero anos, zero meses e zero dias. O inteligente sistema de IA recusou o meu registo e exigiu que eu para comprovar qual a minha idade teria de enviar uma copia de alguma identificação.
Então se uma companhia tutelada pelo Facebook me pede este meio de comprovativo, fiquei logo descansado quanto a privacidade de envio de dados pessoais.
Vai lá vai.
Um sistema que com todo o poder de IA na vez de pedir verificação de idade 0 (zero) bloqueia logo de vez o meu email, está a fazer um belo serviço.