Facebook testa nova ferramenta para combater a fraude nas redes sociais
As redes sociais, sendo o Facebook o exemplo paradigmático, nasceram para unir pessoas em redor do mundo. No entanto, o seu crescimento exponencial atraiu, também, atenções menos desejáveis. Isto é, dada a sua omnipresença, tornaram-se também num local onde a fraude, ou scam, abunda.
Perante tal constatação, a empresa de Mark Zuckeberg já está a tomar novas medidas!
De acordo com a imprensa, o Facebook já está a implementar uma nova opção de denúncia para começar o combate à fraude na sua plataforma. Isto é, caso lhe seja apresentado algum conteúdo, ou anúncio, no seu feed, poderá denunciar o mesmo como sendo conteúdo fraudulento, ou scam.
A fraude grassa nas redes sociais
A medida foi aplicada recentemente para dar resposta a um novo pico de publicidade fraudulenta. Isto é, durante as últimas semanas temos assistido a vários relatos de anúncios enganosos. Algo que também se alastrou a Portugal, com publicidade que utilizava falsos testemunhos de famosos.
Posto isto, o Facebook começou a implementar uma nova opção, disponível para os utilizadores no Reino Unido. Aliás, aí dedicou também um fundo de 3 milhões de libras, ou cerca de 3,4 milhões de euros para combater a fraude nas redes sociais. É já um fenómeno transversal às suas plataformas.
Ao passo que em Portugal os casos têm sido relacionados com investimentos em criptomoedas, o recurso a deep fakes e falsos testemunhos de figuras públicas começou a grassar nas redes sociais, sobretudo no Facebook. Contudo, com um pouco de investigação os sinais de scam são visíveis.
Correm vários esquemas fraudulentos no Facebook
Os meliantes costumam colocar publicidade no Facebook em que dão a conhecer promessas de lucro fácil. Algo que se faz notar, sobretudo, com o recurso a criptomoedas do mais variado género. Mais ainda, fazem-no através do portal de anúncios e publicações patrocinadas do Facebook.
Desse modo conseguem ganhar um alcance considerável, multiplicando as suas hipóteses de enganar o utilizador. Esta realidade já valeu ao Facebook algumas ações legais perante a propagação de desinformação, bem como a circulação de esquemas visando a fraude financeira.
"I fell into a big black hole... I felt very alone." Fraudsters using social media to promote Universal Credit scam to vulnerable people https://t.co/yFmoABxQIl
Facebook, Instagram & Snapchat were all used to promote the scam. Some sites operated for months #ScrapUniversalCredit pic.twitter.com/yPgUKwF7Ir
— Ben Claimant #EL4C (@imajsaclaimant) July 11, 2019
Assim, no Reino Unido os utilizadores já podem denunciar um anúncio, reportando o seu caráter fraudulento. Algo que para já ainda está a ser testado, apenas nesse país, mas que muito em breve se deverá espalhar. Desse modo, a plataforma pode lançar uma nova frente de combate à fraude.
Já se deparou com algum caso de publicidade fraudulenta nas redes sociais?
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Engadget
Fonte: BBC
Neste artigo: Facebook, fraude, Redes Sociais, scam
Ainda hoje tive de ajudar um amigo a se livrar de um anúncio idêntico que recebeu.
E tinha a ver exactamente com a atração das criptomoedas.
Fascistbook a livrar de quê? A única fraude é o próprio Facebook que vende dados dos usuários, espia conversas e censura a critica e a opinião dos usuários com base nas ideologias de Esquerda. A única fraude é o Naziberg assumir-se politicamente neutro quando faz exatamente o contrário.
Fraude é o Facebook mesmo tendo todas as configurações que originam anúncios desativadas ele arranja sempre forma de nos Spamar com anuncios.
Facebook a falar de combate à fraude só pode ser uma piada.
Rede social, principalmente o FB, com privacidade e segurança na mesma frase, não tem sentido. Quem tem juízo, encerra a sua conta lá. Saudações.