Mais de 10 milhões enganados por app falsa, criada em nome da Samsung
A Play Store reune as apps que compõem o ecossistema Android. Nos últimos meses vários casos foram relatados de problemas graves de apps falsas e com propósitos menos claros para o utilizador.
O mais recente caso, revelado agora, revelou que mais de 10 milhões de utilizadores instalaram uma app falsa, criada em nome da Samsung, que prometia atualizações a vários níveis para os equipamentos da marca.
A app que enganava os utilizadores Android
Chamada de "Updates for Samsung", esta app é a mais recente descoberta no campo dos problemas de segurança na Play Store. Prometia aos utilizadores o acesso direto às mais recentes versões de firmware da Samsung.
Naturalmente que esta não cumpria o prometido e tentava enganar os utilizadores. Após a sua instalação, os utilizadores eram encaminhados para uma área diferente dentro da app, que lhes mostrava apenas publicidade.
Pagar para ter acesso a novidades Samsung
Para além desta farm de publicidade, que tentava ludibriar o utilizador, esta app tinha mais. Procurava cativar este para que pagasse para ter acesso a firmware da marca para os seus smartphones. Apresentava um pagamento anual de 35 dólares.
Curiosamente, este pagamento que era exigido não circulava pelo sistema de cobrança da Google. Este seguia de forma direta e por HTTPS para um servidor próprio onde era processado o pagamento. A recolha dos dados do cartão de crédito era um facto e grande parte do problema.
A Play Store volta a dar problemas à Google
A oferta de uma versão gratuita servia apenas para criar frustração aos utilizadores. Esta estava limitada a 56 Kbps, o que levava a que uma descarga demorasse mais de 4 horas. Há também relatos de que na maioria das vezes estas não terminavam e tinham de ser reiniciadas.
Depois de relatado o problema, a Google removeu da Play Store esta app e protegeu os utilizadores. A descrição do modo como agia mostra que estava a cobrar para dar acesso a conteúdos gratuitos da marca. Os utilizadores Android, incautos, acabavam por pagar para terem as suas máquinas atualizadas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CSIS Security Group
Neste artigo: Android, App, Google, play store, samsung
Denunciar a noticia pelo titulo!!!!
A forma como o artigo está escrito leva erradamente a crer que a aplicação foi publicada pela Samsung, o que não é o caso. (refiro-me à seguinte frase no segundo parágrafo : “utilizadores instalaram uma app falsa da Samsung”)
Devia estar mais claro que o criador da aplicação é a “Updato” como a imagem indica, algo que não é referido ao longo do artigo.
Além que o título da notícia também é enganador e induz o mesmo pensamento
Já começa a ser normal aqui pelo pplware. Isto já não é o que era. Infelizmente!
Nem vale a pena dizer mais nada!!!
Pplware no seu melhor contra a Samsung…
Lolada..
Isto já parece artigo tipo CM, quanto mais sensionalismo, melhor. Aqui acho que é só mesmo pelo tráfego gerado quando artigo tem título “enganador”. Mais tráfego, mais publicidade… Desde que entrou no ecossistema do sapo, está perder boa qualidade que pplware nos tinha habituado.
É
” mais de 10 milhões de utilizadores instalaram uma app falsa da Samsung,”
Ou
” mais de 10 milhões de utilizadores instalaram uma app da Samsung, falsa”
?
Segunda opção,
mas pplware preferiu a primeira pra caçar cliques.
A app não era da Samsung.
alguém com apenas 1 dedo de testa saberia que se alguma vez a samsung fosse publicar uma app deste genero iria publicar através do perfil samsumg, seria de no minimo estranhar uma app samsung ser publicada sob o perfil “updato”…