Hyundai construiu autocarro elétrico de dois andares
Provavelmente nunca se deu conta, mas a revolução ecológica nas estradas começou há uns anos no segmento dos transportes públicos. Os autocarros movidos a células de combustível a hidrogénio são uma realidade já em muitos países. No caso dos elétricos, há igualmente projetos em curso, até mesmo em Portugal. Contudo, há empresas a apostar no desenvolvimento de veículos elétricos para o longo curso. A Hyundai deu um passo em frente no transporte público de emissão zero com o seu novo autocarro.
A empresa sul-coreana apresentou um novo autocarro de dois andares totalmente elétrico com uma grande bateria enorme e carregamento rápido.
Autocarro Hyundai elétrico de longo alcance
Atualmente, só faz sentido haver transportes públicos de emissões zero. A qualidade do ar em nos centros urbanos está cada vez pior. Nesse sentido, as autoridades têm feito vários esforços para tirar os carros poluentes de dentro das cidades. No entanto, os veículos de transporte público têm igualmente de obedecer às imposições ambientais.
A Hyundai Motor anunciou ontem um autocarro de dois andares totalmente elétrico. Deste modo, a empresa continua a dar força ao seu plano de redução da poluição do ar e o congestionamento do tráfego.
Características do Hyundai elétrico de dois andares
Segundo informação disponibilizada pela própria marca, o autocarro está equipado com uma bateria de 384 kWh refrigerada a água. Desta forma, o veículo consegue uma autonomia de 300 km e, melhor que isso, este consegue mesmo uma carga completa da bateria em apenas 72 minutos.
Ainda no capítulo da energia, este veículo vem equipado com um grande conjunto baterias que alimenta um motor elétrico de 321 CV. Em termos de suspensão, o Hyundai vem equipado com suspensão independente nos três eixos e rodas traseiras direcionais para melhorar a manobrabilidade.
Espaço disponível para os passageiros é generoso
A nova aposta da empresa leva até 70 passageiros, com 11 lugares no primeiro piso e 59 no piso superior. Todo o veículo foi pensado para uma fácil acessibilidade. Este exibe uma rampa automática para acesso de cadeiras de rodas e um piso rebaixado para facilitar o acesso de pessoas de mobilidade reduzida.
Assim, em termos de tecnologias, este vem equipado com as mais recentes ajudas eletrónicas de segurança:
- Controle dinâmico do veículo (VDC) ajuda a identificar a direção pretendida pelo motorista e a manter o veículo sob controlo;
- Forward Fision-Avoidance Assist (FCA) usa a câmara frontal do carro para ajudar a detetar uma colisão iminente e evitar o impacto ou minimizar os danos travando autonomamente;
- Lane Keeping Assist (LKA) ajuda a evitar a saída acidental da faixa, detetando as marcações da estrada.
Portanto, além do segmento dos ligeiros, começa-se a olhar seriamente para os pesados. Tudo a bem do meio ambiente.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Hyundai
Fonte: Hyundai
Em Lisboa por exemplo a guerra contra o automóvel não pára… Tudo a bem do ambiente (claro!) e até se fala em banir o diesel. No entanto, para barcos de cruzeiro que emitem o equivalente a um milhão de automóveis por dia já não há qualquer problema. E no aeroporto os aviões queimam diariamente toneladas de jet fuel, mas também são abençoados pelas autoridades.
https://www.euractiv.com/section/air-pollution/news/daily-emissions-of-cruise-ships-same-as-one-million-cars/ e https://ec.europa.eu/clima/policies/transport/aviation_en
Mas para o nosso governo o mal está nos carros do cidadão comum. Se for avião ou cruzeiro pode entrar em Lisboa e poluir à vontade!
Mas o problema dos carros é apenas o combustível que usam? Podíamos ter todos os carros de Lisboa a energia renovável que grande parte dos problemas iam continuar. Não é viável uma grande cidade depender do carro como depende Lisboa. Não há espaço. O congestionamento é grande. E são esses os problemas que quem usa carro tem que ultrapassar, no fim de tudo é que a parte ambiental nos preocupa.
Ainda não perceberam que o que está em causa é tirar os portugueses que têm menos dinheiro dos centros das cidades?
Nem mais. É isso mesmo e, o que diz o Martins!
Não é contra o automóvel é contra o automóvel dos que vivem na periferia. Faz parte do plano de libertar a cidade para os que têm dinheiro.
Então não era a Hyundai que ia apostar no desenvolvimento de veículos Fuel Cell (hidrogénio), tendo até criado um SUV de nome “Nexos”, porque os eléctricos não eram solução?! Afinal de contas……..
Tem, como muitas marcas, um pé em cada lado. Para onde pender a moda, eles têm um oferta.
Um dos melhores fabricantes mundiais do ramo automóvel (Hyundai e KIA).
O que é uma grande bateria enorme?
É uma enorme bateria grande, pois claro.
Talvez seja uma enorme bateria grande. Vamos perguntar ao autor do artigo. Pode ser novidade tecnológica.
@ Vitor M.: o que é mesmo essa coisa?
300 KM de autonomia num autocarro, lol
E só 321 cv lol. No meu hatchback de 160 cv já noto a diferença nas subidas com 5 pessoas, nem quero imaginar este autocarro com todos o bancos ocupados mais as bagagens.
Como se os numero de CV tivesse alguma coisa haver com a performance de um carro numa subida.
Carro A pode ter metade dos CV de carro B e mesmo assim subir com maior facilidade.
Estavas a espera do que? Os VE estão neste momento onde os carros atuais estavam no início dos anos 1900.
Só 1 hora e 12 minutos para carregar a bateria… se for para “tachos e panelas” até dá! 300 km de autonomia é pouco. Menos de 400cv é pouco para exigências actuais, ainda mais nesse veículo de grande dimensão.
Entao alguém que vá avisar os fabricantes de Autocarros porque a maioria deles andam a fazer motores em que a potencia varia entre os 250-350CV.
Achas? Quem compra é que sabe o seu orçamento… olha deixo aqui um link para a Volvo Buses… procura outras marcas. Se queres dar uma volta numa B9 com caixa I-Shift com 380cv podemos combinar… uma MAN com 460cv foi o mais potente que me passou pelas mãos.
https://en.wikipedia.org/wiki/Volvo_B9R
A MAN tem até 500cv:
https://www.chassis.man.eu/en/index.html#engines__equipment
Eu afirmei a maioria dos fabricantes/modelos e não todos porque sei que existem alguns mais potentes.
E para a tua afirmação ser coerente devias ter afirmado que o mais fraco que te passou pelas mãos tinha 460CV, porque abaixo dos 400cv disso nem interessa.
Todos os fabricantes tem carros potentes e menos potentes… quem compra é que sabe ao que vai/pode.
Não existe nenhuma incoerência no que afirmei… afirmei de que a forma como colocaste a questão não corresponde à realidade. Abaixo dos 400 cv não interessa? Claro que “interessa”: um carro de 18 lugares não precisa de tanto… este que aqui está referenciado é um “peso pesado”, com estes cv vai “morrer” muito a subir, nas que são extensas e acentuadas, queres tu queiras ou não…