Portugal: Nissan vai recolher modelos Qashqai de 2017
Se é proprietário de um Qashqai de 2017 então fique a saber que o seu veículo vai ser recolhido. As informações são de um representante da marca que informou à Direção Geral do Consumidor. existir um problema ao nível da etiqueta VIN (Número de Identificação do Veículo).
O número VIN ou número de chassis é um número identificativo único e exclusivo que identifica cada veículo do mercado.
Segundo informações da Direção Geral do Consumidor, o representante da marca Nissan, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros, modelo Qashqai, produzidos entre 05/06/2017 e 05/10/2017, porque...
a etiqueta VIN contém informações incorretas do Peso Máximo Combinado (GCW) para veículos com transmissão Manual e CVT. Nesta condição, o veículo pode registar uma perda de capacidade do reboque (veículos com transmissão Manual) ou exceder a capacidade do reboque (veículos com transmissão CVT)
O referido representante indicou, ainda, que os proprietários dos cerca de 115 veículos existentes no mercado nacional serão contactados através de carta, registada com aviso de receção, para que nestes veículos se possa “(…) substituir a etiqueta VIN.”
Qual é o significado dos diferentes caracteres do VIN?
Os caracteres que compõem o VIN devolvem uma informação específica mediante a posição que ocupem.
- Posição 1: País de fabrico ou montagem.
- Posição 2: Marca do veículo.
- Por exemplo, (A) Audi, (B) BMW, (D) Mercedes Benz, (F) Ford, (V) Volkswagen, (T) Toyota, etc.
- Posição 3: Fabricante.
- Posição 4-7: Características do veículo, o tipo de chassis, de motor, etc.
- Posição 8: Faz referência aos sistemas de retenção, como airbags ou cintos de segurança.
- Posição 9: Código de verificação.
- Posição 10: Ano de fabrico.
- Posição 11: Fábrica onde foi feita a montagem.
- Posição 12-17: Número de produção do fabricante.
Cada caratere tem um significado diferente dependendo da posição em que se encontre:
- O WMI (World Manufacturer Identifier) possibilita a identificação do fabricante do veículo.
- O VDS (Vehicle Descriptor Section) revela a informação técnica do carro. Cada fabricante possui o seu próprio código, pelo que para conhecer-se o seu significado é necessário dirigir-se à própria marca.
- VIS (Vehicle Identifier Section) permite, entre outras propriedades, conhecer o ano de fabrico do carro. O 10º dígito contém essa informação.
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde maio de 2018.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Europeu de Alerta Rápido para produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: gtmotive
Está o proprietário obrigado a proceder com esta alterações, como no caso do dieselgate?
neste caso sim e não tem nada haver com a situação do dieselgate, nem sequer parecido, aqui trata-se da identidade da viatura, e passas a estar ilegal se a alteração não for efectuada…
Os proprietarios dos VW afectados estavam obrigados a…
Falas de cor ou com conhecimento de causa? Porque fica ilegal de o nr. de chasis continua a bater certo com o dos documentos?
Só venderam 115 unidades nesse período?
Vai falir hein.
Realmente,tem razão.Falir não direi mas a Nissan só vender 115 unidades do Qashqai em Portugal dá que pensar um pouco.Mas temos que ter em conta que é um Crossover que custa,no mínimo,cerca de 26.000 euros,não é brincadeira,muita atenção !!
é dos mais baratos e pobrezinhos do seu segmento…
Bem… fui consultar o site existem muitos “recalls” de viaturas nomeadamente:
* 2019-03-13 – Opel Insignia B
* 2019-03-06 – Honda Civiv
* 2019-02-19 – Renault Captur, Clio e Zoe
* 2019-02-07 – Dácia Duster
Isto apenas para 2019… porque é que apenas se fala do Qashqai (pelo menos que eu tenha dado conta)
Ver aqui:
https://www.consumidor.gov.pt/comunicacao/alertas.aspx
Olha boa informação. Útil quer o comentário quer o link disponibilizado. Obrigado Carlos.
Não era mais fácil mandar uma etiqueta nova para colar em cima do que recolher os carros todos?
o nr. de chassi tem que ser algo dificilmente violavel. Não pode ser um simples autocolante.
Acho que até é um simples autocolante, mas é de difícil acesso. A maioria é preciso desmontar o tablier ou o vidro.
é uma chapa gravada em vários locais no chassi, não é nenhum autocolante, isso que estás a pensar é aquele que está no pilar B na porta com as características…
Estranho proceder-se “à recolha” de viaturas por causa de uma etiqueta.
existe uma base de dados que tem de ser seguida à risca, esta simples etiqueta como tu dizes é como se fosse o teu cartão de cidadão, logo se não tem algo bem tem de ser trocado e mudado no sistema onde está inserida.
Este número não é o número do chassis que vem no livrete? Se for e se mudar, devem ter de mudar também o livrete.
correcto…
Mais uma manobra de diversão efetuadas pela Renault que fez asneira em algum componente do modelo e que agora se esconde por detrás de um número de vin que a ser verdade que seria alterado implicava a emissão de um novo DUA.