Huawei nega roubo de patente e pondera processar Rui Pedro Oliveira
Anteriormente demos conta do caso que opunha Rui Pedro Oliveira à 2.ª maior fabricante mundial de smartphones, a Huawei. Versando a controvérsia sobre o roubo alegado de uma patente de uma câmara para smartphones, pertencente ao empresário e inventor português de 45 anos, natural do Porto.
Agora, a Huawei ripostou, negando a acusação de roubo de patente e arrogando-se do direito de defesa legal.
A tecnológica chinesa vê-se acusada de roubo de uma patente pertencente ao empresário portuense. Contudo, a marca já se pronunciou, primeiramente pelo canal global. Entretanto, também já prestou declarações ao Pplware, contrapondo a temática de que se vê acusada, além de invocar o direito de defesa.
A Huawei nega as acusações de roubo da patente
Cumpre ainda relembrar que todo o caso foi primeiramente exposto por um exclusivo da publicação Fstoppers, tendo posteriormente tido repercussão internacional. Assim sendo, o Pplware também já pediu à filial portuguesa um esclarecimento compreensivo sobre o caso. É uma das mais recentes controvérsias.
Entretanto, a filial portuguesa da tecnológica chinesa já respondeu ao Pplware. Aí, rejeitou as alegações de violação da propriedade intelectual alheia. Por outras palavras, contraria as acusações de roubo da patente que protege legalmente a câmara para smartphones desenvolvida por Rui Pedro Oliveira.
Relativamente à propriedade intelectual em questão (documento), esta foi aprovada pelo USPTO, passando já a usufruir de proteção legal, plena nos Estados Unidos da América. Além disso, o seu design já se encontra protegido por mecanismo idêntico na entidade competente norte-americana.
Rui Pedro Oliveira e a sua câmara para smartphones
No comunicado enviado ao Pplware, a Huawei afirma o seu registo sólido de respeito pelos direitos de propriedade intelectual. Em seguida, respondendo às acusações de roubo, garante que a Huawei EnVizion 360 foi inteiramente desenvolvida pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento (R&D).
Além disso, especifica que o produto foi criado pela sua equipa na China. Assim, a fabricante de smartphones nega a acusação de cópia de design feita por Rui Pedro Oliveira. Ou mesmo "infrações com qualquer tipo de patentes relacionadas com os EUA". Tal como se pode ler no comunicado da tecnológica enviado ao Pplware.
(...) Por isso, negamos as alegações de plágio de design feitas por Rui Pedro Oliveira, ou infrações com qualquer tipo de patentes relacionadas com os EUA. A Huawei reserva-se o direito de acionar ações legais em resposta às falsas acusações.
Por fim, a Huawei invoca o direito a defender-se legalmente perante as acusações feitas, pelo que este caso pode estar longe de terminado. Assim, continuaremos atentos a qualquer desenvolvimento.
Este artigo tem mais de um ano
Agora começa o bullying judicial
Se tiver a Huawei apenas usado a ideia genérica do inventor português, vai o último certamente perder o caso dele em Tribunal…
E, eu não estou a ver a Huawei a arriscar uma enorme perda económica, e também a sua grande imagem pública, só por causa de um (único) acessório para smartphones – isto é, muito provavelmente, uma tão grande empresa como a Huawei tomou as necessárias precauções para não vir a ser (bem-sucedidamente) processada.
Esta é, aliás, uma prática comum que é feita desde, pelo menos, o início do século passado – e cujo um membro da família Ford até ensinou uma vez a um dos dois grupos de inventores que concorriam para fabricar os primeiros aviões.
Estuda-se o que a concorrência já fez, de modo a perceber a lógica de como funcionam os seus mecanismos, e depois aplica-se o mesmo princípio, mas com um mecanismo alterado apenas o suficiente de modo a poder ser considerado diferente do mecanismo original. E, deste modo, por ser um mecanismo diferente que apenas desempenha a mesma função genérica, não se pode ser processado por roubo de patentes.
É a mesma história de que com a Pepsi-Cola e a Coca-Cola, por exemplo…
Um dos mais velhos truques capitalistas, que este ingénuo inventor português, aparentemente, desconhece.
«não estou a ver a Huawei a arriscar uma enorme perda económica, e também a sua grande imagem pública…»
Está a falar de uma empresa que, entre outras, tem sido sistematicamente apanhada a publicitar fotografias tiradas com máquinas profissionais como se tivessem sido tiradas com os seus telemóveis.
Errado, a huawey nunca informou que as fotografias eram tiradas com a sua máquina. E esta prática é comum entre todos os fabricantes, só que está-se a fazer caso de uma marca e a ignorar as restantes.
Mas quem é Rui Pedro Oliveira?
É um inventor português, que tinha “inventado” uma câmara para se conectar a um smartphone e tirar fotos 360º.
É por isso que eu não compro nada dessa marca e evito comprar todo o que é Chinês, não são raros os produtos que eles copiam, alteram um pouco a estética e vendem a metade do preço, acabando com toda a concorrência e empregos em Portugal e muitos outros países. Basta fazer uma pequena pesquisa e verificar isso. Se todos fizessem isso podia ser que se tornassem mais justos e honestos.
Ou seja, tens uma escolha muito reduzida porque uma boa percentagem de tudo o que é vendido cá, principalmente no que toca à tecnologia, é feito lá. Ou a tua retórica só se aplica a empresas que são chinesas, mas depois abres uma excepção às restantes marcas?
Tens duas palas nesses olhos que mais parecem duas velas de barco fds.. aqui em Portugal tudo o que se produz é só ideias originais nunca antes vistas no universo é o que vale.. nada se copia do que é feito lá fora.. naaaadinha.. e quem diz Portugal, diz qualquer país que exista LOL.. alías.. SE um dia viermos a ter uma marca produtora de telemoveis “Made in tugalândia”, em nada vão copiar outras marcas, pois claro que não.. deve ser por isso que não temos nenhuma.
Agora fiquei, curioso , senão compras o que é chinês, compras o que?
Paulo Santos, se reparares eu não disse que não comprava nada Chinês, pois isso neste momento é impossível, apena evito comprar coisas desses países e ir a lojas deles, prefiro ir a um supermercado ou loja gerida por Portugueses. Mas quando vou às compras se vir o que pretendo fabricado em outro país ao lado de um chines, prefiro comprar esse produto. Ricardo Silva, é completamente diferente comprar produtos fabricados na China ou na Coreia do Sul, um é uma ditadura o outro uma democracia, ou também achas que a Coreia do Norte e do Sul são iguais? RPG, para ti só tenho estas palavras, se a ignorância pagasse impostos já não tinhas sitio para carimbar. É claro que praticamente tudo o que é produzido já não são ideias originais, mas é diferente produzir com a patente já caducada do que copiar a ideia de um produto novo. É de novas ideias que evoluímos. Já agora se quiseres comprar um telemóvel MADE IN PORTUGAL montado com mão-de-obra portuguesa podes adquirir um Iki Mobile. A Auto Europa também não é portuguesa mas é a empresa que mais contribui para o desenvolvimento de Portugal, mais exporta e emprega milhares de Portugueses.
Já agora porque acham que existe um protecionismo tão grande do governo Chinês às suas empresas e em todas elas estão representantes do partido?
Oh Abel, para além de uma mentalidade xenófoba e completamente degradada que sua excelência apresenta, ainda tem a lata de denominar outro de ignorante ao mesmo tempo que define a China como uma ditadura hahah.. mais vale ficarmos por aqui que falar consigo é como recuar no tempo 50 anos. incrível como generaliza dessa forma um país com o dobro da dimensão de por exemplo uma Europa, quer em tamanho, quer em população, quer em poder economico..
Mentalidade xenófoba, mas onde é que você vê xenofobia? Agora dizer que tendo alternativas, prefiro não comprar produtos chineses é xenofobia? Realmente você deve ser daqueles que vê xenofobia e racismo em todo o lugar, sem questionar o porquê das coisas. Já agora, se esse pais é tão democrático diga-me lá quando é que foram realizadas as últimas eleições livres, em que o povo de elegeu democraticamente os seus representantes? Quando se realizou a última manifestação livre, fora das regiões administrativas autónomas (de nome) pois os seus representantes são escolhidos pelos órgãos do partido? Porque é que o Tibete ainda continua ocupado e sujeito a genocídio populacional? Vá estudar para a china e fique por lá com a liberdade e democracia desse país que vai longe.
RPG, concordo com a questão das ditaduras, mas em relação às contas na comparação com a Europa talvez possa fazer novas contas mais verídicas.
Não é só a huawei que é chinesa, por exemplo, a Samsung não é chinesa mas é sul-coreana o que vai dar quase na mesma coisa pois o mercado é o mesmo.
Nunca vi os chineses a copiar fosse la o que fosse eles reinventam tudo.
Chineses a copiar? e novidades? há?
Vou estragar o telemóvel
O telele
Eu vou partir o telemóvel
O teu e o meu
E eu vou estragar o telemóvel
Eu quero viver e escangalhar o telemóvel
E se eu partir o telemóvel
Eu só parto aquilo que é meu