A Assistente Google vai chegar ao seu telemóvel e traz novidades para o Android Go
Uma questão demasiado comum. É um telemóvel, ou um smartphone? Por norma, um smartphone é um telemóvel inteligente, ainda que ambos os termos possam ser utilizados de forma casual. Assim sendo, noticiámos agora uma considerável melhoria na Assistente Google, também para dispositivos Android Go.
Com o intuito de trazer os seus serviços a virtualmente todas as plataformas, a Google volta a surpreender.
O anúncio foi feito pela tecnológica de Mountain View durante MWC19, incansável no seu esforço de inclusão da Assistente Google em todas as plataformas e dispositivos móveis. Agora, até mesmo para um simples telemóvel com o sistema operativo Kai OS. Sim, a plataforma utilizada pelo Nokia 8110 (Banana phone).
Tem um telemóvel com Kai OS?
Se tiver um dispositivo com este sistema operativo, então a Assistente Google torná-lo-á ainda mais simples e intuitivo. A tecnológica norte-americana confirmou esta grande expansão através do seu blog oficial, reiterando a sua vontade em tornar um telemóvel, em algo mais inteligente. Uma pitada de utilidade extra.
Assim sendo, caso tenha um telemóvel com Kai OS, no decurso dos próximos meses receberá uma importante atualização. Esta, permitir-lhe-a compor uma mensagem ao ditar os conteúdos. Por outras palavras, a Assistente Google fará a conversão de voz para texto, mesmo nestes dispositivos simples.
Graças também à Assistente da Google poder, por exemplo, ter a assistente definida num idioma e o sistema operativo noutro. Assim sendo, poderá utilizar o equipamento, em português e, por exemplo, a assistente em inglês - idioma em que continua a ter o maior leque de opções.
Do Kai OS ao Android Go
Por mera curiosidade, o Kai OS é o sucessor (em espírito) do Firefox OS e foi otimizada para dispositivos básicos como os telemóveis ou feature phones. Os "não-smartphones". Na prática, apresenta-se como uma solução para quem procura apenas um terminal simples, ou para quem não pode sequer investir num smartphone com a plataforma Android Go.
Agora com uma maior ênfase no Android Go, esta versão do sistema operativo para smartphones económicos, receberá novas Ações. Uma nova ferramenta que chegará gradualmente aos programadores no decurso dos próximos meses. A Google espera que, por exemplo, para o Brasil, isto venha reforçar o programa "Galinha Pintadinha", uma das ações disponíveis nesse país, algo perfeitamente ilustrado pelo seguinte vídeo.
Em suma, a tecnológica de Mountain View quer que você faça cada vez mais, sem ter sequer de pegar no seu smartphone ou telemóvel. Apenas com comandos de voz que desencadeiam ações no seu dispositivo móvel, graças à assistente virtual, seja para perguntar as horas, ou para tarefas mais elaboradas.
A Assistente Google, cada vez mais versátil
Nesse sentido, a empresa norte-americana continuará a reforçar a Assistente Google, tornando-a mais capaz a cada dia que passa. Assim, todas estas melhorias chegarão de uma forma gradual aos utilizadores e, para as ações, chegarão novas ferramentas aos programadores.
Para que estes possam criar novas formas de interagir com o dispositivo móvel. Até mesmo para os mais económicos como os telemóveis com Kai OS, ou os smartphones económicos com Android Go.
Este artigo tem mais de um ano
E GA em Pt_PT é que era bem vinda. ..
enquanto não estiver em PT-PT não serve de nada…
Não percebo como ainda não temos PT-PT, uma falta de consideração pela Google.
Eu uso o Google Assistant em PT-BR e dá jeito para no carro enviar uma sms, abrir uma app ou ligar para alguém.
Mas em PT-PT é que era bem vinda.
Desde lado uso em inglês para aproveitar (todo) o seu potencial. Mas sim, faz falta em PT-PT
pois mas pt br nem é português.. é uma salganhada que não faz sentido
Calma, realmente não é PT-PT mas é PT-BR e no Brasil, as pessoas entendem e o equipamento também. Isto porque foi dedicado a esse mercado. Embora seja tudo português, mas com a devidas derivações de cultura, derivações geográficas, essa é a riqueza do nosso português.
Agora, a culpa de não haver em PT-PT é das marcas, porque não têm vontade. É pena.
pt br é uma aberração. palavras como “time” (equipa???) ou caminhão (!!!) não podem ser consideradas português…
As influências regionais que falei são para explicar isso mesmo. O concret que chamamos de betão, recebe no Brasil influência americana, assim como o time, o que usamos como equipa. Caminhão é que acho estranho, mas o nosso português de cá também recebeu influências ao longo dos séculos. Então se vires o português falado e escrito nos países da CPLP, no seu conjunto, vais ficar admiradíssimo, mas de forma positiva, isso mostra a riqueza do nosso idioma. A diferença não deve ser visto como depreciativa.
Além disso, o Brasil acrescentou muito ao português. Principalmente a musicalidade das palavras. Não sejas tacanho e aprende a perceber as diferenças. O Brasil é um país riquíssimo culturalmente e só valoriza o português que não é de Portugal, partiu de Portugal mas é português do mundo.
Gostava de saber como eu não consigo que ele envie nada disso.
Sim é tudo muito lindo, mas o que efectivamente o que conta é número de pessoas (população desse país) que vai dar uso e 10M é pouco e já que o PT-BR deriva do PT-PT, só me leva mesmo a pensar que é má vontade.
O Brasil acrescentou muito ao português!
Essa é de morrer a rir!!