Inglaterra: Condutor engana radar com laser e apanha 3 meses de prisão
Há cerca de três anos foi apanhado em Portugal um condutor na A25 com detetor de radares. A instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de aparelhos destinados à deteção ou registo das infrações, é sancionado por lei.
Desta vez o caso aconteceu em Inglaterra e o condutor apanhou três meses de prisão e ainda pagou uma multa.
Segundo o JN, um condutor britânico foi condenado esta segunda-feira a três meses de prisão e a uma multa, depois de ter instalado no carro um laser que conseguiu inibir o registo de velocidade por um radar.
O caso aconteceu em fevereiro, quando o condutor de um BMW Série 3 foi fotografado em excesso de velocidade na A658, em Inglaterra. O operador responsável pelo radar estranhou o erro apresentado pelo sistema, não tendo conseguido registar a velocidade do veículo.
Após uma investigação da polícia do Norte de Yorkshire, o condutor tinha instalado um sistema laser junto à matrícula do carro, que interferiu com o sinal que deteta a velocidade a que o carro seguia.
O tribunal de York já ouviu o condutor e condenou-o a três meses de prisão e a pagar uma multa de 1.500 libras (cerca de 1.700 euros), por "interferir com o curso da Justiça".
Em Portugal, o uso de equipamentos para localizar ou perturbar o funcionamento de radares é sancionado nos termos do código da estrada com uma coima de 500 a 2.500 euros e com a perda dos objetos.
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Há sempre a corja dos espertinhos com os “esqueminhas” do costume para fugir de tudo e mais alguma coisa.Só que se lixam sempre.E ainda bem.
Nem sempre… Queres uns nomes?
Ui, o pessoal que levou alguns bancos à falência está todo a pagar pelo que fez! Ah espera…
Flacão Azul, espero que um dia sejas tu a levar com multas sucessivas de velocidade. Basta nesse dia estares em emergencia medica e viveres fora de um grande centro e passes por 3 ou 4 radares que só servem para sacar dinheiro. Conheço 1 individuo como tu, que pensa que nunca irá exceder os limites. Mas quando o pai desse individuo teve um AVAC numa aldeia e não havia 112 e ambulancias disponiveis, ficou sem a carta e terá que fazer novamente exame daqui a 5 anos pq passou 4 radares a 180 Km/h. A unica coisa de boa é que o pai dele sobreviveu…
Não havia 112? Ou não havia cobertura de rede?
Não havia ambulâncias disponíveis? Como sabe disto? Perguntou a alguém e disseram-lhe literalmente isso?
História muito mal contada.
Comentário de quem desconhece totalmente o interior do país. Sabes quem presta serviço de ambulâncias fora dos centros urbanos?
História da tanga, conheço pessoalmente um caso semelhante, bastou fazer prova em tribunal de que se tratava de emergência médica e de que não haviam outros meios disponíveis para o socorro e foi totalmente ilibado de todas as multas.
Por isso das duas uma, ou estás com tangas, ou esse teu “amigo” é burro e não contra-argumentou…
nunca percebi essa..Ha paises na Europa onde se pode usar um detector de radares sem problemas enquanto que outros nao.
No uk podes usar alguns, nao podes usar é Radar Jammer…
Acho que seja óbvio o porque.
A multa e a prisão deve-se ao facto de ter um aparelho que impede a leitura da velocidade.
Outra coisa diferente são os detectores de radar, sem interferência. Por exemplo um GPS ou telemóvel com as apps certas, identificam onde estão os radares (não todos)….
Estás a confundir localizador de radares com detector. São aparelhos diferentes. O primeiro é totalmente legar el Portugal, o segundo não.
E qual a diferença entre localizador e detector?
Os localizadores recorrem a uma base de dados onde consta a localização dos radares e emitem um aviso com base na localizacao, como faz por exemplo o Waze. Os detectores sao aparelhos que detectam as frequências emitidas pelos radares e avisam de que existe um radar a aproximar-se. Estes últimos são os que são ilegais.
Muitas dessas sao desnecessarias, no UK muitos dos radares estao devidamente identificados. A quantidade de radares nas Auto estradas é tal que a maioria (perto de 100%) do pessoal compre os limites de velocidade.
Não roube!
O Governo detesta concorrência!
🙂
Parece-lhe normal conduzir tipo besta pondo em perigo os demais? Nestes casos, os únicos que roubam são estes mamíferos. Roubam a calma, a paz de espírito e por vezes a vida dos outros…
+1
E quem é o João para criticar quem quer que seja?
Se eu for a 120Km/h numa auto-estrada, sou um cidadão cumpridor, se for a 130 ou 140 já sou um demónio?
E o caso de um tractor que vai a 10 ou 20Km/h, sem qualquer luz (de 2 rodas, com várias pessoas penduradas entre o tractor e o atrelado), em que vou a ultrapassar um carro e dou de caras com o tractor, de noite e sem luzes? Só não houve uma catástrofe porque a estrada até permitiu passarmos os 3!
E pessoas a conduzir com álcool? E sem carta? Ou quem atropela e foge?
E quem não sabe fazer uma rotunda? Ou quem não usa o pisca?
Pode pedir um lápis azul, para o nomearem o provedor do pplware
Se é assim entao tudo bem. Se os outros fazem asneiras entao podemos fazer o que quisermos.
Bom agora vou ali roubar o carro do seu Rui, porque se há quem faca entao eu também tenho direito de o fazer.
Não misture as questões Toni. Sabe perfeitamente ao que me refiro.
Mas vou mais longe, apesar de andarem devagar na estrada, faz algum sentido andarem na estrada papa-reformas ou mata-velhos, com condutores que não fazem ideia quais são as regras de trânsito?
E como é possível circularem nas estradas, carros (diria carrinhas de mercadorias) que claramente não vão à inspecção à alguns anos?
Que exagero de reação…
Concordo consigo em todos os pontos por si apresentados assim como com o João pelo ponto que ele apresentou. Há que ser moderado a conduzir e tentar respeitar ao máximo as regras de transito. Pessoalmente prefiro uma condução de estilo mais defensivo.
Como o Rui refere, existem muitos aspectos tão ou mais perigosos que o andar acima do limite da via em questão. Aqui a questão seja talvez em como monitorizar os restantes sem interromper o transito em demasia. Ter um radar na berma da estrada a medir a velocidade e tirar fotos ao veículo é uma forma não intrusiva ao transito de monitorização. Talvez ajam formas de monitorizar as restantes, mas quanto custam?
Havendo um acidente causado pelos pontos que apresenta e sendo o indivíduo que o causou apanhado e provado o que fez, haverá certamente consequências.
Mas tem toda a razão, esses pontos são tão importantes para a segurança rodoviária como o excesso de velocidade. Como monitorizar de forma sustentável e de forma não intrusiva ao transito?
O problema e que há imensas pessoas que nem a 120km/h sabem conduzir mas isso já é outra história…isto das cartas de condução tem muito que se lhe digam porque na minha opinião nem 20% do skill básico é ganho
Essa estratégia de vitimização é fraca… falei genericamente e é óbvio que pequenos excessos de velocidade não podem ser comparados a atropelamentos ou excesso de álcool… é muita desonestidade intelectual fazer a comparação e tentar colar isso a outros. Recomendo a leitura mais atenta ao que escrevi, pois não menciono nada do que respondeu. Mas este tema é simples, o código da estrada separa perfeitamente todas as infracções que menciona e explicita as consequências. Em relação à história do lápis azul, é parvo demais para sequer responder. 🙂
O João é que chama besta a quem acelera e eu é que sou agressivo, está certo. Besta era com certeza um elogio e eu é que não decifrei!!!!!!
Em algumas vias na Alemanha devem ser só bestas, visto não existir limite máximo de velocidade.
Parabéns pela comparação! Brilhante!! Perfeitamente enquadrada na notícia e tudo! 😀
Onde é que se pode comprar um desses?!
Eu querooo…
+2 😀
Uma coisa é certa, que existem esquemas que detectam os radares é mais que evidente. Eu que vou na Autoestrada já nos meus 140 Km/h, isto é já transgressão, qual é o meu espanto que passam por mim como se eu fosse a 50.
Por isso não condeno que a Policia faça uma fiscalização a estes sistema de se furtarem a serem detectados pelos radares.
Se fores do corpo diplomático já 200km/h já é legal. Ninguém te manda parar.
Na Alemanha os troços sem limite de velocidade têm o mesmo ou menos nível de acidentes que as zonas limitadas…
A velocidade tem como efeito piorar o acidente em si, não quer dizer que seja a causa directa (só é normalmente em caso de piso molhado).
Estar com os recursos e a coação sempre sobre a velocidade é como tentar tratar de uma doença com analgésicos… nunca se resolve a verdadeira causa.
Uma coisa é certa… é a forma mais fácil de cobrar e ter receitas: multas por excesso de velocidade.
Basta um radar, uma recta (normalmente é sempre em sítios onde não há perigo) e é só ligar a máquina!
pois claro, consegue-se evitar um obstáculo ou segurar o carro com um furo a 200 da mesma maneira que se for a 100… é só g+enios da lâmpada!
génios
Na autoestrada é suposto não haver pneus e obstáculos… Se o há, de forma regular, o problema é outro, porque a autoestrada é para andar rápido!
Inevitáveis vão haver sempre, mas se queremos 0 mortes não andamos de carro!
Agora, vamos lá ver, quantos radares já viram em rectas e sítios seguros onde facilmente se ultrapassa o limite? É constante! Alguém já viu um radar em frente ou ao pé de um hospital ou escola? NUNCA VI.
Não deve andar muito de carro por Lisboa então.