Aumente a RAM do seu iMac sem gastar muito dinheiro
Adquiri um novo computador da Apple, um iMac de 27 polegadas - edição 2017. Uma nova estação de trabalho para, finalmente, dar a reforma devida ao MacBook Air comprado em 2013.
A nova máquina, virtuosa por mérito próprio não é, contudo, isenta de algumas imperfeições notórias desde o primeiro dia. Apesar de ser este modelo que, na minha opinião, apresenta a melhor relação preço qualidade, apresenta ainda assim alguns entraves. A capacidade de memória RAM é um deles, mas há solução bastante acessível.
Equipado com um ecrã de 27 polegadas, resolução 5K, acabei por adicionar também o melhor processador disponível para o mesmo. Por conseguinte, tenho aqui o Processador Intel Core i7 quad‑core a 4,2 GHz de 7.ª geração.
Ainda assim, desde o primeiro dia que senti que algo não estava bem. Ou melhor...algo podia estar bem melhor! Sobretudo quando utilizava algum software de edição de fotografia ou vídeo, aí então tornava-se mais evidente que algo estava em falta.
Refiro-me, claro, à memória RAM. Neste iMac de 27" da Apple a configuração base inclui 8GB de memória RAM. Era pouco, eu já sabia, mas a minha carteira não me perdoaria mais um devaneio!
As configurações adicionais de memória RAM da Apple são absurdamente caras, não há outra descrição. Faça o que fizer, não invista nas soluções de RAM da própria marca, não neste modelo de 27"!
A solução
Felizmente há uma solução menos onerosa do que a proporcionada pela Apple mas só no modelo de 27 polegadas. Só aqui é que o utilizador pode aceder à memória RAM. Só aqui é que podemos fugir aos preços praticados pela marca.
Assim sendo, durante vários meses (sobre)vivi com 8GB de RAM no meu iMac de 27 polegadas. O problema não estava no processador nem mesmo no armazenamento (Fusion Drive). A resposta assentava, claro, na memória RAM. A partir de então decidi começar a equacionar o investimento em mais memória RAM, começando por me inteirar das especificações técnicas exigidas pela Apple. Este ponto é de extrema importância.
Certifique-se que a memória que vai comprar segue as instruções de atualização da memória RAM fornecidas pela Apple. Para o efeito, poderá inteirar-se aqui de todas os requisitos técnicos para a RAM.
Utilize SO-DIMM (Small Outline Dual Inline Memory Modules) que cumpram todos estes critérios:
- PC4-2400 (19200)
- Sem buffer
- Sem paridade
- 260 pinos
- SDRAM DDR4 a 2400 MHz
A partir daqui a escolha da marca/fornecedor e quantidade de memória fica totalmente ao seu critério. Existem diversas soluções, tendo eu optado pela menos onerosa na altura. Acabou por ser a CORSAIR CMSX32GX4M2A2400C16 Vengeance 32GB (2x16GB), adquirida através da Amazon.
Todo o processo pode ser acompanhado através do seguinte vídeo:
Relembro ainda que este tutorial e este procedimento só é válido para o modelo de 27 polegadas. Infelizmente, no modelo de 21 polegadas estamos limitados às soluções da Apple.
Ainda assim, espero que o tenha ajudado a poupar várias centenas de euros com esta solução.
Este artigo tem mais de um ano
Curioso os nomes que se ve na Apple. Metem fusion drive para uma unidade híbrida de flash+hdd. O mesmo para os ecrãs de líquid retina lcd. Marketing no seu melhor.
Sim é marketing mas fusion drive é muito mais que a unidade híbrida. Tem a ver com a tecnologia que gere a gravação e a diferenciação de unidades usadas. Sistema operativo num local, software noutro local e storage noutro sítio.
Diga antes software, porque é praticamente igual a criar varias partições num disco e atribuir cada partição a cada parte do sistema. Ou seja, faz o que conseguimos fazer no sistema de partições ao instalar o Sistema operativo.
Mais ou menos. Acho que não entendeste bem como estes dois componentes podem gerir os dados Vê aqui: https://pplware.sapo.pt/apple/fusion-drive-armazenamento-hibrido-da-apple/
Na prática, quando os sistemas mecânicos eram os predominantes, este sistema possibilitava velocidade e espaço generoso de armazenamento numa só drive. Hoje, os SSD fazem isso tudo, espaço e performance. Mas em 2012 😉 não era bem assim.
Sim, mas acho estranho o disco saber quais sao os ficheiros a atribuir na área flash, o que na minha opinião, nao deixa de ser um híbrido normal com software dedicado no OS a fazer a gestão dele, nao diferenciando de outro híbrido qualquer. Dai eu dizer o que disse sobre o marketing. Mas sim, na altura nao se via nada mais que os tradicionais HDD.
Achas estranho? Porquê? Claro que o sistema sabia e geria isso, por isso é que não é “só marketing” 😉 tu até estás a chegar lá. Não é que fosse (nos dias de hoje) algo de grande diferença, porque um SSD faz isso e melhor, mas em 2012 era muito melhor que qualquer sistema à altura. A WD tinha algo parecido, mas funcionava mal (vê aqui), o segredo estava no software, percebes?
Tenho um de 21.5″, mas em vez de Fusion, optei pelo SSD (Flash).
É verdade que a quantidade armazenamento é muito inferior, mas não sinto necessidade de aumentar a RAM dos 8GB. O SSD como tem tempos de acesso extremamente rápidos, acaba por compensar muito bem.
Na minha opinião, é sempre a melhor configuração, a inclusão do SSD.
No meu iMac 5K também troquei o Fusion por um SSD de 1TB, mas não tenhas dúvidas que aumentar a RAM é igualmente um passo muito importante, principalmente para trabalhos pesados, renderização, várias aplicações a trabalhar em simultâneo e um browser carregado com separadores abertos a gastar gigas de RAM.
Há grande diferença entre Fusion Drive e SSD a nível de velocidade?
Sim há. Atualmente o SSD tem um desempenho acima do Fusion.
Modelos de 21 da para colocar as mesmas.. Mas no interior é só 2 pentes
Qd comprei o meu iMac tb comprei com a RAm base 8Gb e depois comprei 2 pentes, numa loja ES que tem preços competitivos e rapido serviço de entrega, passando a pub a loja é a macnificos, normalment vendem crucial e owc.
A Loja é a Terrasystems não é macnificos 😉
Pplware atenção iMac 2017 tem memórias a 2400MHZ obrigado
Os primeiros iMac de 27 5k é que traziam essas memórias DDR 3 1867 MHz (late 2015) agora os de 2017 já são DDR 4 2400 MHz
Certo certo, foi inclusive isso que foi comprado e inserido. No caso do iMac do Rui, efetivamente os critérios são:
Utilize SO-DIMM (Small Outline Dual Inline Memory Modules) que cumpram todos estes critérios:
PC4-2400 (19200)
Sem buffer
Sem paridade
260 pinos
SDRAM DDR4 a 2400 MHz
Já no meu iMac tem de ser SO-DIMM (Small Outline Dual Inline Memory Modules) que cumpram todos estes critérios:
PC3-14900
Sem buffer
Sem paridade
204 pinos
SDRAM DDR3 a 1867 MHz
Fica também esta informação que pode ser aumentada aqui.
Obrigado Diogo.
as luvas eram anti estatica?
Sim, já as tinha para mudar as válvulas no amplificador e, pelos sim pelo não, mais vale prevenir.
Boa tarde Rui,
Será que percebi bem? também actualizou a CPU?
Quando comprei o meu coloquei logo mais memória, mas ando também tentado com a CPU e eventualmente SSD.
Viva, a CPU não é atualizável pelo utilizador. Só mesmo a RAM.
Para alguns sim; https://youtu.be/knMM9dRwIH4
REsumindo: compra-se uma coisa nova e temos de fazer upgrade no dia seguinte porque o que comprámos é fraco de origem!!
Brilhante tática.
Depende do tipo de utilização que vá dar à máquina. No meu caso, sim, com 8 GB deixava muito a desejar.
Gostaria por favor que me ajudasse,
Tenho um iMac (Retina 5K, 27 polegadas, finais de 2015) com a memória de 8 GB 1867 MHz DDR3 que é “curta” para quem usa o Lightroom e Photoshop e editores de video.
Qual a marca e modelo de ram para o transformar numa máquina visivelmente mais eficiente?
Obrigado
Boas … tenho um 4k, 21.5 de 2019, com 8gb.. Há alguma solução para acrescentar ram nisto a preço decente?
Algue me pode dar uma(s) dica pf.
Obrigado