Sony pode lançar telemóvel Android com câmara tripla de 52 MP
Os nossos smartphones tornam-se, gradualmente, na nossa câmara fotográfica favorita, em parte devido à sua conveniência. Agora, ficamos a saber que a Sony pretende lançar no mercado o seu primeiro telemóvel de câmara tripla. Mas existem duas teorias em cima da mesa quanto aos 52 MP esperados.
O modelo está previsto para a próxima edição do Mobile World Congress, o MWC 2019 em Barcelona. Agora, as fugas de informação apontam para um telemóvel que pode marcar o regresso da Sony à ribalta.
O seu nome? Sony Xperia XZ4, um smartphone que poderá chegar com características disruptivas, tal e qual o Xperia Z de há tantos anos, o modelo que, em 2013, nos trouxe a resistência à água e design elegante.
Chegará cerca de 6 meses após o Xperia XZ3 e desta vez contará com uma câmara traseira com 3 sensores. Isto, claro está, de acordo com as várias fugas de informação até à data.
48 MP ou 52 MP - Afinal como será a câmara do futuro Sony Xperia?
Até à data, a Sony e a Google foram das poucas marcas que se recusaram a seguir a tendência de câmaras com mais que um sensor. Contudo, muito em breve poderemos ter um Sony Xperia radicalmente diferente dos seus antecessores neste ponto.
A primeira teoria que circula pela Web diz que o novo telemóvel Sony apresentará uma contagem total de 52 megapíxeis (MP). Este Xperia deverá utilizar o novo sensor Sony IMX586 de 48MP. Além disso, utilizará mais duas câmaras, totalizando assim os 52MP na sua traseira. Esta é a 1.ª teoria.
Sendo um sensor desenvolvido pela própria marca, torna-se extremamente provável que o próximo telemóvel Xperia o utilize. Ainda assim, esta não é a única teoria em circulação em torno do Sony Xperia XZ4.
Como é o caso de muitos rumores e fugas de informação, torna-se por vezes difícil separar a realidade da ficção. Por conseguinte, apresentar-lhe-emos também a segunda teoria em torno deste telemóvel Android.
De acordo com a outras referências, o novo Xperia contará com uma configuração ainda mais ousada. A sua câmara principal terá 52MP e poderá ser acompanhada por dois outros sensores. Um com 16MP e outro com 0.3MP.
Em primeiro lugar teremos o sensor (central) de 52MP com uma abertura focal de f/1.6. Em segundo lugar temos o sensor (no topo) com 16MP e uma lente com capacidades de zoom ótico, além de uma abertura focal de f/2.6.Por fim, o terceiro sensor será ToF de 0.3MP, com uma abertura focal de f/1.4, e que poderá ser utilizado pelo telemóvel para múltiplos fins. Para já, não sabemos qual o verdadeiro propósito deste sensor no futuro Sony Xperia XZ4.
Entretanto, já temos novos detalhes sobre as restantes especificações.
Além das câmaras
De acordo com múltiplas fontes, o Sony Xperia XZ4 deverá surpreender também pela sua capacidade de bateria. Mais concretamente, uma bateria com 4400mAh de capacidade, num elegante corpo de vidro e metal com cantos arredondados.
O seu processador, sem grandes surpresas, será o Snapdragon 855 da Qualcomm, a sua mais recente plataforma móvel. Algo que poderá tornar este telemóvel num dos primeiros a usufruir do suporte para redes 5G.
Indo ao encontro das várias fugas de informação, poderemos ter também um ecrã com 6,5". O telemóvel deverá utilizar um painel AMOLED com resolução Quad-HD, portanto 3360 x 1440 pixéis e o formato 21:9.
São características ambiciosas e uma grande bateria para um telemóvel Android que deverá pesar 191 gramas. Note-se ainda a referência à sua espessura, um total de 8,2 milímetros para o seu corpo de vidro e estrutura metálica. Assumindo que estas informações são fidedignas, o Sony Xperia XZ4 terá 167 milímetros de altura, 73mm de largura e 8,2mm de espessura. Dimensões que acabam por ser plausíveis para um telemóvel de 2019.
Ainda de acordo com a mesma fonte, poderemos ter 6GB de memória RAM, bem como 128GB de armazenamento interno. O seu sistema operativo será o Android Pie 9.0 da Google, com a interface da própria marca.
Em seguida, temos ainda a referência ao vidro Gorilla Glass 5, da Corning. Algo que lhe deverá conferir uma boa resistência a riscos e até mesmo a algumas quedas. Já sem surpresas, teremos também a certificação IP65/68.
O Sony Xperia XZ4 pode ser apresentado a 25 de fevereiro em Barcelona
As informações sugerem ainda a existência de várias cores para este telemóvel Android. Desde o preto, prateado, azul e até mesmo o púrpura, a sua disponibilidade poderá variar consoante os mercados.
Todas estas características e informações devem ser interpretadas com algum ceticismo. Para já, é impossível confirmar a sua veracidade, ainda que a grande maioria se revele bastante plausível.
O seu anúncio oficial deverá ser feito em Espanha, na grande feira de tecnologia móvel, marcada para a última semana do mês, a MWC 2019 a decorrer na cidade de Barcelona.
Este artigo tem mais de um ano
Eles não estão a apostar na qualidade de imagem mas sim na gente inocente ao ponto de pensar que uma camara com tantos megapixeis é incrível e muito melhor do que uma qualquer canon com 24MP…
Pode ter 50MP mas depois têm um sensor ínfimo do tamanho de uma unha que acaba por nem dar uso a metade deles… Quem gosta de fotografia nunca apostaria nisso.
É tudo digital, na realidade tem prai 12.
A minha camera com 24MP tem um sensor enorme como é que um telefonesico poderia ter uma sensor com esses tamnho lá dentro…
Cada pixel tem um tamanho menor, logo recebe menos luz o que se traduz numa perda de qualidade em ralação às câmaras DSLR. Provavelmente é só marketing. Fisicamente falando, sem luz a entrar pela objetiva não dá para inventar os fotões que não cabem na abertura da lente.
Os excessos a provocar aberrações à conta do marketing e à custa do consumidor desinformado.
Siiiiim, é pena é a ainda possível falta de jack 3.5mm, mas ainda assim acho que este Smartphone vai abanar um pouco o mercado devido às suas características fora do comum, ou isso ou um fiasco, mas acredito mais no sucesso.
Sony Xperia XZ4—-este sim,este smartphone vai ser muito caro !! Talvez um dos mais caros da Sony.O seu preço deverá oscilar entre os 800 a 1000 euros.
o que o povo quer ‘e números e mais números! saber a verdade não interessa 😉
Só espernando para ver se esses “52” MP fazem magia.
O meu Xperia Z5 Compact ainda funciona perfeitamente por isso tem de ser uma verdadeira maquina para valer apena a compra… mas com um ecrã menor!! 6,5”??? Isso ja é tablet.