Huawei tem os melhores smartphones para tirar fotografias
Os nossos smartphones, sejam eles da Huawei, Samsung, Apple ou qualquer outra marca, são cada vez mais capazes, mais velozes e impressionantes em vários aspetos. Ao mesmo tempo, são também a nossa câmara fotográfica favorita, quanto muito não seja pela sua conveniência.
Apesar de haver uma grande diferença entre uma DSLR e um smartphone, a verdade é que a praticidade supera a qualidade e como tal é importante conhececer os melhores.
É inútil comparar o desempenho fotográfico de uma câmara profissional (DSLR) com a de um smartphone. Por DSLR entenda-se uma câmara Digital Single Lens Reflex.
São formatos distintos e, apesar de a indústria mobile estar a evoluir a olhos vistos, há certas barreiras que não podem transpor, pelo menos para já.
Um smartphone é um smartphone, uma DSLR é uma DSLR
Por muito virtuosos que sejam os nossos smartphones, o tamanho dos sensores nunca será o mesmo de uma câmara DSLR. Os elementos de vidro nunca terão o mesmo tamanho, versatilidade e especificidade ou tratamento.
Contudo, há smartphones ótimos para tirar fotografias. Pois bem, como podemos descobrir quais são os melhores dispositivos móveis para este efeito?
Uma boa opção será utilizar como margem de comparação um serviço ou empresa que protocole os seus testes aos vários smartphones. Entre várias, destaca-se a DxO, empresa responsável pelo ranking DxOMark.
Não estamos aqui a colocar a DxOMark num pedestal, mas sabemos reconhecer as vantagens de um protocolo rigoroso. Algo que se deverá traduzir num modus operandi idêntico e isento para todos os smartphones avaliados.
A Huawei tem atualmente os melhores smartphones para fotografia
Só assim, partindo de uma base idêntica para todos os testes é que poderemos levar a sério um ranking das respetivas pontuações. Assim sendo, no topo da DxOMark temos dois smartphones da Huawei.
Mais concretamente os smartphones Huawei Mate 20 Pro, bem como o Huawei P20 Pro da tecnológica chinesa. Os dispositivos foram lançados com cerca de 6 meses de intervalo e solidificam a posição dominante da marca nesta área.
Ao mesmo tempo, cumpre ser dito que a pontuação utilizada neste ranking engloba duas vertentes ou duas pontuações independentes. A primeira avalia a qualidade da fotografia ao passo que a segunda se debruça sobre a qualidade de vídeo.
Como interpretar os resultados da DxOMark?
O resultado final é então calculado com base na média entre ambas as pontuações - fotografia e vídeo. Em cada análise são listados os pontos fortes e pontos fracos detetados durante os seus testes.
Assim sendo, o Huawei Mate 20 Pro registou 114 pontos na qualidade fotográfica e 97 na qualidade de vídeo. A média final atribuída pela DxOMark foi de 109 pontos, atribuindo-lhe assim o 1º lugar do ranking.
Já por sua vez o smartphone Huawei P20 Pro registou 114 pontos na vertente fotográfica e 98 pontos no vídeo. A média final atribuída pela DxOMark foi de 109 pontos, dividindo assim o pódio deste ranking.
Em terceiro lugar temos o Apple iPhone XS Max, o atual topo de gama da empresa de Cupertino com 105 pontos. Em seguida podemos encontrar o HTC U12+, o Samsung Galaxy Note 9 bem como o Xiaomi Mi MIX 3.
O iPhone XS Max ocupa a 3ª posição, já a Samsung vem em 5º lugar
Os três últimos smartphones estão empatados com 103 pontos na DxOMark, evidenciando uma das características do seu sistema de testes, as pontuações parciais.
Em síntese, temos que prestar assim atenção à pontuação global bem como à pontuação parcial. Nesse sentido, um smartphone pode ser melhor do que outro no ranking final e, ainda assim, ficar atrás de outro terminal numa das vertentes isoladas - fotografia ou vídeo.
E se o seu smartphone não estiver nesta lista?
Ao mesmo tempo, sentimos uma crescente importância dada aos valores e ranking da DxOMark, mas não nos podemos cingir única e exclusivamente aos seus indicadores.
À medida que são lançados novos modelos no mercado, certo é que por norma estes acabam por ser melhores. Todavia, isto não significa que o seu dispositivo é fraco ou está completamente ultrapassado.
Não se prenda a resultados, explore a fotografia!
Significa que já existem outros smartphones que, para esta ou aquela entidade, são melhores em determinado aspeto. Algo que se aplica não só à DxOMark bem como a vários outros resultados de benchmarks e outros testes análogos.
A fotografia pode (e deve) ser um exercício de criatividade e liberdade artística. Sobretudo num dispositivo tão comum como um smartphone. Se tem um no seu bolso então tire proveito da sua câmara fotográfica sempre que quiser.
Este artigo tem mais de um ano
O meu mi mix 3 está mt bem colocado
É verdade o 4°lugar não é para todos! e com a mesma câmara do Mi8 e Mix2s
Como é que o iPhone XS tem aquele score de selfies com aquela softness toda?…
Não tem assim tanta softness, a Samsung por exemplo tem vem mais, é perfeitamente visível nos exemplos que eles dão. Já o G Pixel está numa liga à parte, sinceramente penso que merecia uma nota melhor do que a do Samsung.
Claro que em vídeo é uma anedota.
Vamos ser realistas.. Tiras mais fotos ou gravas mais vídeos?
Fotos. Mas os vídeos ficam uma autêntica bosta, são os problemas de foco, estabilização. Num huawei é mesmo melhor nem fazer vídeos.
A espionagem precisa de boas fotos…
Cada um tem a sua opinião neh? Sabes que as notícias nem sempre dizem a verdade quando são vistas na net amigo já devias saber disso. É uma coisa que se aprende na escola
O que se aprende na escola é que os EUA, a Austrália e a Nova Zelândia já afastaram a Huawei das redes 5G. A Alemanha prepara se para fazer o mesmo. A filha do dono está presa no Canadá. Isto não são bocas da net, é realidade.