Efeito veículos híbridos e elétricos: Venda de carros a gasóleo cai em Portugal
A venda de carros a gasóleo em Portugal desceu pela primeira vez nos últimos 15 anos. Os portugueses começam a preferir veículos híbridos e elétricos e isso é comprovado pelos números das vendas entre janeiro e novembro de 2018.
Segundo dados, a venda de carros a gasóleo desceu 10,8% face ao mesmo período de 2017.
Os veículos híbridos e elétricos estão na moda. Por outro lado, com várias cidades europeias a banir a circulação de veículos a gasóleo nos principais centros, devido às partículas prejudiciais à saúde, este tipo de veículos tem cada vez menos procura.
Pela primeira vez em dez anos, em Portugal houve uma quebra significativa de veículos a gasóleo tendo os portugueses preferido a compra de veículos a gasolina, híbridos e especialmente elétricos. Já foram vendidos mais veículos elétricos em 2018 que no total dos últimos 7 anos. Os carros totalmente elétricos foram os que apresentaram a subida mais significativa, tendo sido vendidos cerca de 4 mil veículos (entre janeiro e novembro), o que representa um aumento de 170% face ao período homólogo de 2017.
Apesar das boas notícias para o segmento dos elétricos, a realidade portuguesa fica aquém do que acontece em outros países da Europa. Portugal era, no ano passado, o segundo país com maior quota com veículos a gasóleo.
De referir que o mercado automóvel apresentou um decréscimo de 9,4 por cento no mês de novembro, um resultado abaixo do valor acumulado no período de janeiro a novembro (+3,4%). Em novembro de 2018 foram matriculados pelos representantes legais das marca a operar em Portugal 19.783 veículos automóveis, ou seja, menos 9,4 por cento do que em igual mês do ano anterior.
Este artigo tem mais de um ano
Seria interessante ver a estatística com os carros importados a diesel, como por exemplo os 1600cc que toda a gente compra agora com kilometros principalmente alterados.
Ainda assim como técnico de veículos de proporção electrica, acho bem comecem a comprar os eléctricos.
Boas festas
Acho graça a ambas as afirmações. Toda a gente compra 1600cc e todos com km alterados LOL
É a realidade
Já tenho o meu híbrido e estou adorar , bons consumos , love
Diariamente não faço mais que 20km, quando o meu a gasóleo der o berro é um eléctrico também que compro, sem dúvidas já começa a compensar para pessoas como eu que fazem pouco kms diários.
Mas ainda devo ter carro para mais 150.000 na boa.
Ihhh Miguel. Se faz 20 km/dia, até chegar aos 150 mil seguramente estaremos a usar espaçonaves.
Infelizmente isto não está a acontecer só porque sim (ou pelo ambiente ou o que quer que digam). Há grandes lobbies por trás – sem dúvida. A mudança está aí.
Percentagens sem valores absolutos pode distorcer os números. É um facto que ouve um aumento de +5000 veículos eléctricos/híbridos, mas os a gasolina aumentaram de +14000. Portanto é errado dizer que os diesel foram substituídos pelos eléctricos. Obviamente tiveram um peso importante.
Os portugueses estão sim finalmente a aprender a fazer contas. Para muito gente faz sentido o diesel, mas havia muita gente que comprava diesel pq era mais barato o combustível, mas que nunca fizeram contas todas.
O diesel realmente só compensa para quem faz muitos mas muitos quilometros por dia.
Exatamente Sérgio, os consumos hoje em dia “carros ditos normais” não compensão o diesel. Um carro a gasolina por exemplo com consumos de 5.5 ou 6L /100 é suficiente para quem faz “meia duzia” de Km por dia.
Um carro à gasolina ainda é e vai continuar durante muitos longos anos como o mais económico para quem anda pouco. Os elétricos não batem um à gasolina só porque ainda são caros.
Exatamente, o problema dos eletrico é o preço. Quem quer dar 30K por uma caixa de fosferos se pode comprar um mercedes.
Ser amigo de ambiente é como ser vegan, são caro ao bolso.
Letra… Apenas houve um boom no sentido profissional dos carros elétricos, impulsionado pelo “mercado da UBER ou outros” gasóleo são aos montes, gasolina são caros e elétricos não dá nem para ir do porto a lisboa… Fazem cada estudo mais ridículo
Até concordo com o que o senhor disse.Ainda andam muitos e muitos carros a gasóleo nas estradas portuguesas.Há centenas de milhares por esse país todo.E muitos ainda pensam que pessoas que vivem no interior,cidades pequenas,vilas e aldeias,vão trocar os seus carros a gasóleo por carros eléctricos.Era bom,era !! 😀
“gasolina são caros”
Tens cérebro? Carros a gasolina são mais baratos que os a gasóleo…
Cérebro falta.te a ti oh artista, a gasolina não é mais caro? Tens locais a .20€ de diferença… Faz a conta a ym deposito e quando souberes já podes falar…
Miguel, o ser mais caro depende da utilização do carro. Se percorrer poucos Km por dia vais ver que a gasolina é mais barata. Para além do carro ter uma performence superior ao diesel, os carros a gasolina não têm um custo tão elevado na manutenção.
Já para não falar da diferença de preço em novos. Deixa totalmente de compensar face ao tempo absurdo que é necessário para que a diferença de preço no combustível comece efectivamente a compensar.
Se andas 30 km por dia um carro à diesel jamais será o mais económico.
Eu gostava e de ver era camiões ou navios s a andar a gasolina ou elétricos ou ibérico
Gasolina é facil, visto ser mais potente que o diesel. E se fizer uma pesquisa também já existem camiões eletricos em testes. O futuro será assim, eletrico, hibrido ou outro que vai surgir.
Aposto mais nos híbridos.
eu acho que é mais o efeito de motores a gasolina mais eficiente e pouco tem haver com híbridos ou eletricos
Atualmente de que me serve um carro eletrico? Pouca autonomia, tempo de carregamento elevado, como eletricista digo que isto dos carros é mau para quem não tiver potência suficiente para os carregar e bom para os chulos da EDP e companhia a ganhar á conta dos aumentos de potência e alteração de ramais eletricos 😉
Depende dos Km que faça, para si pode não ser util mas para outras pessoas é. Em relação aos chulos da EDP, como não conhece o sistema inventa, eu tambem nao tenho carro eletrico por isso tambem nao posso dar a certeza, mas existem os postos de carregamento que utilizam “contas” que pode escolher quem é o seu operador e acima de tudo pode ter a certeza que o preço por Km é muito inferior a qualquer combustivel fossil.
Amigo as contas é tudo treta, a energia é produzida pela EDP, o transporte fica a cargo da ren e da edp distribuição, as instalações são a cargo da edp ou de uma empresa sub-contratada como a visabeira etc… logo o contador pertence é à EDP, não existem contadores sem ser da edp que é quem a tutela dessas instalações, o que pode mudar é a selagem desse mesmo contador consoante o operador, exemplo quando tem uma casa nova em que vai pedir electricidade não pode simplesmente ir á endesa etc, pedir energia tem de pedir é edp que é quem instala os contadores o 1ºcontrato tem de ser sempre da edp
De qualquer forma como lhe disse tambem nao tenho eletrico mas sei que existem diversos operadores que pode escolher qual o seu, a energia como toda a gente sabe bem da EDP claro, queria que mete-se um cabo so para si de outro pais?
Os operadores tem precos diferentes conforme a conta que mais se adequa a cada utilizador.
A meu ver, ter um carro eléctrico é só mesmo para quem pode e tem como o abastecer e tem garagem ou pontos de recarga perto de casa. Onde trabalho temos 3 ZOEs e tivemos de alterar a instalação da Garagem para os alimentar em simultâneo. 3 carregadores a chupar 14 Amperes por fase obrigou a mudar uma instalação monofásica para trifásica como aliás seria de esperar.
Confesso que adoraria ter um carro eléctrico especialmente para as alturas em que financeiramente me é difícil o pouco dinheiro que me sobra para o mês mas infelizmente moro num prédio sem garagens e não vou fazer um estendal com extensões para a praceta para carregar um carro eléctrico para além do tipo de cabo que teria de usar e protecções em quadro eléctrico para ligar um ponto de carga. Só se o carregasse no emprego mas aí estaria na situação de sofrer algum tipo de processo disciplinar por “usufruir” de energia alheia…
Um veiculo que funcionasse com 2 tipos de combustível (serão os híbridos) seria se calhar a melhor opção…
Carros elétricos são bons para quem faz tipo 15 quilometros por dia e tem tempo para o carregar. E mesmo assim…
Quem faz 15 quilómetros por dia só precisa de carregar uma vez por semana.
O investimento inicial acaba por não compensar.
Sim, para si o ideal seria o hibrido. Quem não tem garagem com rede eletrico só mesmo nos postos publicos.
Troquei de carro há pouco tempo e tentei mudar de diesel para gasolina mas assustei-me com as baixas celindradas que vi, acabando por comprar outro a diesel. Confesso que não faço muitos quilómetros mas assusta-me esses carros de 1000cc com cento e muitos cavalos… Creio que vão dar o estoiro cedo
Se for para os picas vai estourar sim. Isso são carros de estrada. Comprei um de 1.0TGDI com 120CV melhor coisinha de sempre, desenvolve que é uma loucura.
Não tem a mínima coisa a ver com elétricos ou híbridos. Se forem investigar, nos próximos anos, os veículos a gasóleo sofrerão com impostos cada vez maiores. Uma pessoa com o mínimo de inteligência quererá afastar-se disso.
Nada a ver. Então se os diesel sofrem aumentos de impostos, os elétricos que são carrissimos é que ganham aumento como?
Anon, a estratégia será o aumento dos impostos dos combustiveis fosseis, com principal foco no diesel por ser um combustivel muito poluente. Outro ponto será a proibição de circulação em certas cidades do pais. Em contra partida surgirá outro José Socrates que dará enfase aos subsidios/insentivos aos carros eletricos.
Ou seja aumentar impostos em todos os lados para que os elétricos possam ter alguma hipótese?
Sim, não sei se será já em 2019 mas tudo indica que os preços dos impsotos quando se compra um diesel, o preço do imposto de circulação, o preço da revisão, tudo vai aumentar, isso é certo, o povo so vê que o diesel não compensa se este for mais caro.
Alias se importar um carro a diesel neste momento o preço de legalização está um estoiro.
Uma nova matricula em 2019 vai subir para 2973€, ou seja, +33 euros em relação a 2018, enquanto que a gasolina sobe apenas 4 mantendo perto do 820€.
Exato, vai ser ai que ficará o abandono, através de legislações.
E que tar deixar o mercado autoregular-se?
Não sei se já reparou mas não falando só em redução do CO2 mas em toda a poluição, mas do que nunca este ano vai-se tentar fazer uma redução enorme, alguma coisa se passa. A audi e a mercedes já anunciaram carros eletricos também, penso que nem chegue a 10 anos para o diesel ser proibido. o autoregular-se nunca existe porque as pessoas andam na estrada com a lareira atrás, alguns azeiteiros do diesel parecem chaminés e isso tem de acabar.
A única pergunta que faço é se os 10% de descida dos diesel equivalem a 4000 veículos, se sim nada a dizer a notícia tem lógica, se não então é mais uma notícia que tenta introduzir uma ideia sem fundamento, que as pessoas estão realmente a trocar os carros a diesel pelos elétricos. Na minha opinião está notícia não tem qualquer fundamento…
Penso na mesma forma, acho que não é troca pelos eletricos mas sim por outro tipo de veiculo (gasolina, eletrico ou hibrido)
Eletricos e hibridos sao mt engraçados enquanto as baterias não dão o berro…. quando dão … ui preparem a carteira. Tenho um hibrido ja com uma certa idade, as baterias ja começam a dar sinal… fui saber o preço delas e … custam mais que o valor comercial do carro. Dai ja estar a ponderar se vale mesmo a pena bateria ou carro novo e tipo..
Essa certa idade é quanto?
Os carros a gasolina sempre foram mais baratos de que a gásóleo e a mecânica destes e mais cara pois não compensa para quem faz poucos quilomentros
E poluem menos que gasóleo. Penso que o futuro passa pelos carros híbridos, porque ter um carro totalmente elétrico é deixar de depender de uns para depender de outros. Por não falar de que para onde vai todo esse petróleo. Só os iluminados vão pensar que vai deixar de ser usado e queimado.
Pois ainda se vê que não há informações suficientes sobre os carros elétricos. Pois podem ser usados em qualquer tomada. Demora é muito mais a carregar.o que parece é não querer dar muita informação.isso sim.
Até parece que já ninguém se lembra de pôr os carros a trabalhar a manivela.
nao sou desse tempo kkkkk
A noticia deveria especificar se estamos a falar de carros novos ou usados. E se são carros comprados pelo comum dos cidadãos (todos pagos a peso de ouro) ou se são comprados via leasing por empresas. Porque parece-me que todos estes dados são importantes quando tentamos definir tendencias. O que me parece obvio, mas não é dito em lado nenhum, é que o mercado está a contrair. O que é excelente para o consumidor: tem que aprender que se for racional a comprar, as marcas vão ter que ser racionais a vender.
Em relação ao combustivel, acho que deveriamos dissertar sobre o tema. Porque é realmente estupido andarmos a poupar em emissoes quando a mãe natureza nos lembra sucessivamente que é ela que manda (podem pegar no exemplo do Etna)
Tem razão ao nivel da diferenciação, no entanto todos têm valor comercial e impsotos. So nivel ddo Etna e tantos outros devem á reativação de vulcões derivados do aquecimnto global.
Faço cerca de 40000km por ano. Tenho diesel e faço as viagens quase sempre sem ter de ir às bombas. Quero ser amigo do ambiente, daí que preciso de comprar um eléctrico que me dê para trabalhar e substitua o que tenho. Naturalmente que carregar várias vezes por dia está fora de causa, de contrário passo os dias a carregar e não a trabalhar. Que viatura aconselham? Obrigado.
O Franco-alemão Rudolf Diesel em 1897 inventou o melhor motor de sempre, e que funcionava a óleo vegetal (não poluente) Os interesses psicóticos da malta do petróleo forçaram as marcas a alterar o funcionamento original do motor para venderem o novo combustível poluente que conhecemos como Gasóleo. Agora vêm outros psicóticos a querer acabar com uma das maiores invenções da historia da humanidade, porque é poluente, em vez de voltar à forma original (óleos não poluentes e mais baratos). Estamos definitivamente a ser governados por doentes mentais.