Altice Labs: Mini Bus 5G autónomo já circula pelas ruas de Aveiro
Antecipando o Techdays Aveiro 2018, a Altice Portugal e Ericsson voltam a surpreender na área da tecnologia. De acordo com a informação da Altice Portugal, está hoje em exclusivo e pela primeira vez em circulação na cidade de Aveiro um Mini Bus 5G.
Além da tecnologia 5G, destaque para o facto deste Mini Bus ser totalmente autónomo.
O Caso de Uso 5G Mini Bus, que resulta ainda do contributo dos parceiros da Ericsson, CarMedia e EasyMile, que fornecem a interface multimédia e o veículo autónomo, consiste num transporte com autonomia e capacidade para 6 pessoas que terão acesso à plataforma inovadora de gestão de conteúdos Ultra TV, desenvolvida pela Altice Labs, em parceria com a Universidade de Aveiro, e poderão interagir com aplicações e aceder a serviços municipais e a imagens apelativas da cidade de Aveiro, evidenciando a mobilidade e a autonomia aportadas pela tecnologia.
De acordo com o Diretor-Geral da Altice Labs, Alcino Lavrador..
a Altice Labs, para além de outros projetos do H2020, com parceiros europeus, lidera o consórcio do Projeto Mobilizador Nacional do Programa P2020 que envolve várias dezenas de instituições académicas e empresariais e conta com 6 milhões de euros de investimento com o objetivo de investigar, desenvolver e criar produtos e serviços de referência para as futuras redes 5G e verticais de negócio associadas.
O projeto pretende, igualmente, operacionalizar e disponibilizar nacionalmente uma plataforma de integração, teste e demonstração de ecossistema 5G que facilitará a criação de novos serviços e aplicações que terão o 5G como suporte. Os veículos autónomos que beneficiarão da tecnologia 5G para a sua mais rápida introdução no mercado, vêm criar diversas disrupções para as quais surgem espaços de oportunidade para novos negócios e novas atividades. O Caso de Uso 5G Mini Bus que trazemos para Aveiro em exclusivo com o nosso parceiro Ericsson é um dos exemplos que simboliza a capacidade da Altice, através da Altice Labs, antecipar o futuro.
De notar que a mobilidade futura, assente em veículos autónomos como o do Caso de Uso 5G Mini Bus, introduz diversos fatores de mudança que darão início a uma nova era totalmente disruptiva.
Para além da Inteligência Artificial, que será o cérebro dos veículos em substituição do condutor de hoje, fatores como a fiabilidade, securização, capacidade e latência da rede de comunicações serão determinantes para o sucesso do 5G. A combinação de ambos os fatores permitirá aos ocupantes dos veículos, também como no Caso de Uso 5G Mini Bus, ocuparem-se com atividades lúdicas ou profissionais no decurso das suas deslocações. Poder-se-ão realizar videoconferências e outras tarefas executivas, assim como aceder a conteúdos de lazer ou educacionais.
A apresentação do Caso de Uso 5G Mini Bus à cidade de Aveiro decorre a três dias do arranque do Techdays Aveiro 2018, que a Altice Labs, ativo estratégico de inovação do grupo Altice, patrocina pelo 3.o ano consecutivo enquanto Main Sponsor.
Este artigo tem mais de um ano
Sou a favor dos avanços tecnológicos, mas bom bom era se isto fosse aplicado para alargar as quase inexistentes linhas de transporte.
Preferem continuar a ver os idosos sem transporte para ir ao médico ou centro de saúde, em detrimento de um veiculo autónomo de grande exibição com um 5G que ninguém ainda precisa, entre outras coisas inovadoras que pouco melhoram a vida do aveirense.
Mas pronto, a camara é que saberá quais são os parceiros de seu interesse e onde investe o dinheiro resultante do taxamento municipal mais alto do país. Viva ao turismo! e os aveirenses que se amanhem..
É que até o local que escolheram para este veiculo estar grande parte do seu tempo parado, foi na maior superfície comercial da cidade, numa altura que a principal avenida está a precisar de movimento e atenção para dinamizar tudo à sua volta. E espaço meus amigos é que não falta.
Uma questão se o veiculo é autónomo para que é que serve o limpa para-brisas? Pela superfície que limpa não é para os passageiros certamente, talvez para alguns sensores.
Isto é tudo show off em Abril: http://www.telesintese.com.br/telefonica-demonstra-na-espanha-uso-de-rede-5g-por-veiculo-autonomo/
Portanto isto nem sequer é novidade nem inovação da Altice.
lol, só muda o simbolo.
a pplware devia investigar antes de publicar, just an opinion…
Vocês são fantásticos. Não lêem o artigo e disparam logo disparate 😀
Primeiro, o conceito deste veículo vem bem lá detrás: https://pplware.sapo.pt/informacao/olli-o-minibus-autonomo-electrico-e-fabricado-na-impressora-3d/
Depois, como está no texto, a Altice não disse que inventou seja o que for, a empresa disse que “…está hoje em exclusivo e pela primeira vez em circulação na cidade de Aveiro um Mini Bus 5G.” E até referiu com que parceiros avançou para este projeto em Portugal.
É que o Diogo vem lá com duas pedras a dizer “a pplware devia investigar antes de publicar, just an opinion…”
Vá, tenham primeiro atenção ao que pensam, depois leiam, depois comentem e em caso de dúvida 😉 perguntei, não acusem. Cump 😉
Pela primeira ve em aveiro….
Quando o veiculo circular pela primeira vez em braga, porto, coimbra etc etc tb vai ser noticia?!
Olha, vai até porque vamos lá dar uma volta nele e vais tu connosco também. Ok?
“Altice Portugal e Ericsson voltam a surpreender na área da tecnologia.”
Somos nós que lemos mal, ou são vocês que escrevem para dar a entender aquilo que não é.
Neste caso em concreto vocês querem passar a imagem que isto é um coisa do outro mundo, quando em Abril (6 meses atrás) o mesmo foi apresentado em Espanha, portanto não há aqui inovação nenhuma, e se há alguma certamente não é da Altice, porque o mesmo projecto foi apresentado noutro país.
Os 5G não é da invenção da Altice, o mini bus também não, pronto sobra os monitores e umas box´s cheias de mariquices que na realidade não servem para nada e que nem sequer estão prontas para serem comercializadas para as massas.
“O Caso de Uso 5G Mini Bus que trazemos para Aveiro em exclusivo com o nosso parceiro Ericsson é um dos exemplos que simboliza a capacidade da Altice, através da Altice Labs, antecipar o futuro.”
Uso em exclusivo e antecipam o futuro! Bom os espanhóis conseguiram antecipar o futuro 6 meses antes que a Altice e se calhar também foi um exclusivo (lol).
Tanta implicância por nada!
É triste ver o mundo cruel que se está a criar. As bestas poderosas e ricas e o triste pobre. Algum dia das nossas vidas iremos dizer que a tecnologia nos levou os ofícios e sem ofícios só existiram duas classes, completamente pobre e os ricos, o tempo vira dizer se a robotização é assim tão linda.
Onde se lê : existiram, passa a ler-se : existirão
A única coisa que leio aqui são mais 6 milhões de euros dos contribuintes portugueses para a Altice e parceiros.
Mais 6 milhoes para meter em sacos azuis.
O veículo mencionado não é autónomo. Segue uma linha reta de 100 m para trás e para a frente no meio do passeio mais nada.
E ainda por cima um veiculo reutilizado, visto que já tinha sido construido e andado em espanha. E os 6 milhoes ?
O país está como está e as pessoas passam necessidades.
Acho que já era mais que hora de parar de dar o pouco dinheiro de contribuintes que temos a empresas gigantes multinacionais e privadas.
vamos ver quando é que a altice meo inventa o VoLTE…