A Google agora autentica automaticamente os utilizadores no Chrome?
Foram muitas as novidades que a versão 69 do Chrome trouxe. A maioria delas são bem visíveis e maioritariamente estéticas, dando ao Chrome uma imagem muito mais moderna.
Há, no entanto, uma que poucos devem ter reparado, mas que começa a causar algum mal estar junto dos utilizadores. Nesta versão a Google está a autenticar automaticamente os utilizadores no Chrome, mesmo que estes não o façam de forma direta.
Provavelmente a maioria dos utilizadores ainda não reparou, mas com a versão 69 do Chrome, e sempre que se autenticam num dos muitos serviços da Google, a autenticação no Chrome é automaticamente feita.
Até agora, nas versões anteriores do Chrome, este era um passo voluntário e que permitia que fosse feita a sincronização de dados entre o browser e os serviços da Google.
My teammates made this change to prevent surprises in a shared device scenario. In the past, people would sometimes sign out of the content area and think that meant they were no longer signed into Chrome, which could cause problems on a shared device. 3/
— Adrienne Porter Felt (@__apf__) September 24, 2018
A Google está a argumentar que esta mudança serve apenas para garantir que é evitado um problema com utilizadores que utilizavam de forma partilhada um computador e o Chrome instalado.
Em concreto, serve para evitar que seja feita a confusão de fazer logout num serviço e achar que o estaria também a fazer no próprio browser. Assim, no novo cenário, esta situação acontece realmente.
A Google revela ainda que nenhum dos dados que estão a ser gerados são enviados para si, ficando limitados ao próprio browser. Para que tal deve ser ativados os mecanismos de sincronização, algo que é feito à parte e noutra área.
Naturalmente que os utilizadores mais atentos detetaram esta situação e mostraram o seu desagrado pela mesma. A maioria não entende como esta alteração foi feita e não foi comunicada aos utilizadores.
I’m also annoyed at the people who say “it’s just all your browsing data so what’s the big deal?” It’s my *browsing data* that’s exactly why it’s a big deal!!!
— Matthew Green (@matthew_d_green) September 22, 2018
Muitos queixam-se que a Google está a agir de forma errada e que está a tentar que a sincronização seja forçada, procurando que os utilizadores a coloquem ativa.
A verdade é que a Google não publicitou esta mudança e nem a detalhou aos utilizadores, explicando as implicações que a mesma teria. Tudo acabou por ficar de forma não clara e obscura para os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Já tinha reparado nisso, e considero chato. Deveria haver opção.
Existem várias opções:
– Opera
– FireFox
São algumas delas
Opera: Tem poucos add-ons/extensões
Firefox: É lerdo, não é do Google!
Alternativa ao Chrome = Ungoogled Chromium
Alternativa ao Firefox = Waterfox
Ser do google = ser bom? Acho que cada vez mais o google está a caminhar para o passado da Microsoft (quero, posso e mando)
Entre na url: chrome://flags/#account-consistency e desative.
Mas se tratando de google, mesmo desativando tudo que é possível, ele ainda deve enviar “estatísticas”.
Não muda em nada
Muda sim, mas a foto permanece linkada ao perfil infelizmente
É só para simplificar e agilizar os processos de autenticação. Sou a favor desta política e tb do envio de dados. Não tenho nada a esconder de dados informáticos e adopto uma navegação segura com VPN. Usem e abusem!
Os chicos-espertos que argumentam que não tem nada a esconder são sempre as primeiras vítimas. Já que não tens nada a esconder, não te importas de divulgar aqui o número do teu cartão de crédito? De que te serve mesmo a vpn?
Para quem não quer esse “automatismo”, basta ir a chrome://flags/#account-consistency e desactivar.
o comum dos mortais não tem que ir fazer isso.
Deve tomar conhecimento e de alguma forma aceitar ou não essa opção.
Boa dica Paulo. Muito obrigado.
Mais uma manobra para a Google recolher dados dos utilizadores, sem o seu consentimento, ou informação.
Achas mesmo? Eles até dizem que não… claro que não 🙂
Google chrome? Não obrigado
+1
+ muitos
+1
Mais uma falha de segurança e violação de privacidade! Depois de saber que os programadores da Google podem ler os e-mails dos utilizadores, nunca mais confio neles!
Tudo é possível… olha só o caso do Benfica 🙂
Pssst… o Opera também faz 🙂
Não faz nada.
Tenho a última versão do Opera ( 57.0.3082.0), estou logado no Gmail mas o bonequinho do Opera Sync continua a dizer que estou desligado.
jota n queres n usas
Não tinha conhecimento, se isto é mesmo verdade, até que compreendo mas fico triste, deviam no mínimo ter feito um announcement a avisar todos os utilizadores do chrome e dando a possibilidade de activar essa funcionalidade ou não. Nem estou a falar da questão da privacidade, e de sermos ou não o produto. Mas sim poderem nos dar autorização para tomar decisões. Será que a única é deixar de usar o Chrome? questiono-me. Adoro o chrome, atenção, sempre usei e uso, há mais de 8 anos no mínimo…
Smartphone, PC, Consoloas, hoje em dia é sinónimo de falta de privacidade, para termos serviços, perdemos a privacidade e não é só na tecnologia, vamos na auto estrada e lá estão as cameras, vamos aos supermercados, igual, nos hospitais, etc, etc, por isso privacidade é coisa do passado aprendam a viver com isso ou então esqueçam, facebooks, gmails, netflix, amazon primes, autoestradas, supermercados, tudo, e vão viver para as abas da serra e cultivem a vossa propria comida e assim talvez tenham alguma privacidade.
Mas que perspectiva deprimente e de subjugação que para aí vai.
Não é nada deprimente, nem subjugação a nada, pura e dura realidade, desde o momento em que queremos serviços (personalizados ou não) perdemos a nossa privacidade, quando no smartphone se pede ao google ou outro qual o restaurante mais perto ha perda de privacidade pois ele terá de saber a nossa localização para fazer isso como a google é uma empresa com fins lucrativos e os serviços que oferece são grátis para nós de onde vêm o dinheiro da troca de esses dados todos com parceiros, que acedem a eles e te dão o que pertendes.
Só não existe privacidade pra quem não sabe como tê-la.
Eu por acaso reparei logo nisso quando ele acabou de fazer o update e tinha o gmail aberto… fiquei boquiaberto… mas lá no fundo temos a opção de sincronização… e vamos ser realistas… mesmo que não tenhamos feito a sincronização, mal abrimo o youtube no smartphone aparece lá as nossas musicas… porquê? E ainda muito antes da versão 69…
Mas se existe a opção de desactivar, era porreiro o pplware testar e ver a viabilidade disso 😉
Não só reparei, como fiz o favor à google de abandonar o browser deles e voltar para o bom velho firefox.
Não querendo ser desmancha-prazeres… Firefox continues to send telemetry to Mozilla even when explicitly disabled: https://www.reddit.com/r/linux/comments/9hh3gc/to_unsuspecting_admins_firefox_continues_to_send/ (para desactivar, tens de criar no about:config a opção “toolkit.telemetry.coverage.opt-out” e definir como “true”).
É por estas e outras que prefiro o edge, ao menos não me faz o login em nada sem o meu consentimento
Por isso que abandonei o Chrome e hoje utilizo sem nenhum arrependimento o Yandex Browser.
Vai ser espionado pela KGB russos comunistas
E que tal este (https://en.wikipedia.org/wiki/Dooble) alguém usa?
Parece cumprir os requisitos de toda a gente, Privacidade, addons, é open source, etc