A Kalashnikov criou um veículo elétrico para competir com a Tesla
Na Rússia, muitas empresas diversificam os seus produtos para estarem presentes em muitas áreas e conseguirem dar aos consumidores mais fiéis os produtos que estes precisam, sem se focarem numa área de negócio única.
A Kalashnikov é uma dessas empresas, que quer agora alargar ainda mais o seu portfólio dedicado e para isso construiu o CV-1, um veículo elétrico com look retro, que quer competir com o que a Tesla tem no mercado.
Conhecida por outros produtos, entre eles a mais vendida e usada metralhadora de todos os tempos, a AK-47, a Kalashnikov tem procurado alargar a sua gama de produtos e adaptá-los aos tempos mais modernos.
Para isso apresentou agora uma fornada de novidades, que encontram entes elas um veículo elétrico que a empresa quer a competir com a Tesla. O CV-1 tem uma imagem que facilmente se associa aos bem conhecidos Trabant.
Não se conhecem muitos dados sobre o CV-1, mas sabe-se que terá uma autonomia de 350km e que atinge os 100km/h em apenas 6 segundos. A sua bateria tem uma capacidade de 90 kilowatts por hora.
Para além do CV-1, a Kalashnikov apresentou ainda mais algumas propostas, sempre com base elétrica, sendo a mais destacada uma moto e um buggy híbrido.
Sabe-se que a moto apresentada será em breve usada nas forças policiais russas e que o buggy será uma proposta que está já a ser avaliada pelo exército.
Não tendo perdido a sua preponderância militar e bélica, a Kalashnikov procura agora novas áreas de negócio e, principalmente, abraçar novas tecnologias para modernizar toda a sua oferta.
Este artigo tem mais de um ano
“O CV-1 tem uma imagem que facilmente se associa aos bem conhecidos Trabant” – Errado!
Trabant era uma marca germânica e não tem nenhum modelo parecido ao CV-1.
O CV-1 é muito similar aos LADA, que existe aos montes na Russia, por ser uma marca Russa, tal como a Kalashnikov.
Sabes, de certeza, que a Trabant não tinha apenas um modelo.
Aqui (https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:Trabant601K.jpg) podes ver bem as semelhanças. Mas se procurares bem (https://en.m.wikipedia.org/wiki/Trabant) encontras mais imagens e modelos semelhantes.
Quanto ao ser uma marca alemã, não discordo, até pq não referimos que é uma marca russa. De qualquer maneira, era uma marca da Alemanha de leste, logo associada à parte comunista da Europa e ao Bloco Soviético, o que facilita a associação ao que a Rússia apresentava.
Pelos vistos nem é uma coisa nem outra:
https://drivemag.com/news/is-kalashnikov-dead-serious-with-its-cv-1-electric-car-concept
Tendo os dois razão, o modelo da foto está muito mais perto do Fiat 128, tendo sido “copiado” pela Lada. Aliás, era precisamente o 128 que tinha a versão “copiada” agora, pois além do modelo de 3 volumes, tinha também esta versão hatchback. Foram vários os modelos “copiados” ao longo da história, como os Fiat, os Simca ou Opel.
Moskvich 412… só sabichões das nets…
Tens razão. Sorry.
E faltou dizer algo mais, um pequeno pormenor.
Não está errado. Tu é que assumiste o que não foi na realidade escrito.
Até podiamos ter dito que é semelhante ao Bugatti Veyron, caso fosse mesmo. Não estávamos com isso a dizer que a marca era alemã 😉
Afinal está mesmo errado…
Ele é bastante similar, pelo menos na parte frontal ao Lada Riva (nome usado na Europa Ocidental), um modelo baseado no FIAT 124. A parte traseira no entanto eu não consegui associar a nenhum modelo mais conhecido. Certamente é bem diferente à traseira do Riva sedã e mesmo a do Riva Station Wagon. De qualquer forma é bem diferente do Traband, pelo menos o modelo mais conhecido (lembrando que quando se fala de um modelo diferente do modelo icônico de uma marca, é normal citar-se o modelo).
Gostei o visual retro frontal e da ideia como um todo, mas não gostei muito do formato da parte traseira, além de achar que a escolha da cor não foi das mais felizes.
E ninguem comenta o facto de se fosse de 3 portas era mais bonito?
Sim muito provavelmente seria, para nós..
Mas ainda é um conceito, o desenho final ainda não se sabe..
Eu não me importava nada de ter um destes:
https://www.lada.ru/en/cars/vesta/sw-cross/about.html
Quer combater a Tesla com a essa aerodinâmica ranhosa? Está bem está… Os carros russos sempre foram uma porcaria, nunca ninguém os queria, e este deve ser mais daqueles que só vai ser usado por lá.
Nem toda a gente quer um “jacto de combate” alguns contentam-se simplesmente com um bi-motor.
Eu pessoalmente fico bastante contente com o aspecto do carro em si.
Faz-me lembrar velhos tempos.
Concordo 🙂
Exactamente!! Feio o quanto baste…
O visual retro é uma tendência de desenho industrial (design) e não tem relação direta com a qualidade do produto. Muitos produtos são feitos atualmente com visual retro, mas com toda a tecnologia atual. Acho que a marca quis apostar nesse apelo para diferenciar-se das outras montadoras. É uma estratégia comercial válida, se vai ser bem sucedida é algo a se ver.
Altamente este estilo retro! Espero que o preço não seja escaldante como os Tesla’s!!!
Os russos não costumam apertar no preço da mesma maneira que os americanos ou europeus.
Mas uma coisa espero que este carro tenha: A robustez, durabilidade e funcionalidade de uma AK47.
ninguem fala na diferenca de precos que deve ser bem grande para um carro que faz o mesmo que a tesla entre um e outro quero o mais barato neste caso deve ser o russo
Carros elétricos e russos? Não combina! Se o carro funcionasse a vodka ainda acreditaria!
A qualidade de construção parece mesmo baixa, ou é impressão minha?
Vêem-se muitas imperfeições…
A mim parecem-me mas é imagens saídas de um jogo. Mas não percebi bem. O veículo já é produzido e já anda nas estradas ou está ainda em fase de protótipo?
“Não se conhecem muitos dados sobre o CV-1, mas sabe-se que terá uma autonomia de 350km e que atinge os 100km/h em apenas 6 segundos”
Caso para dizer esse carro é … uma bala 🙂
😀
Bom, se não der certo ainda continuarão a fazer sucesso com a AK-47
Tanta polémica por causa de uma cópia eletrifica do antigo Fiat 128, Hehehe!!
É um Fiat 147.. kkk